Saiba como identificar os melhores modelos de aparador para o seu lar e dar o toque especial que faltava na decoração.
Os aparadores são peças de mobília que, na maioria dos casos, são posicionadas na sala de jantar ou de estar para fins decorativos.
Esses móveis são excelentes para complementar o visual de um cômodo, porque eles dão suporte para vasos de flores, porta-retratos, estátuas, itens com valor sentimental e outros objetos que ajudam o lar a produzir uma sensação de aconchego e receptividade.
Os aparadores, dado sua forma estreita e retangular, também são ideais para corredores e halls de entrada. Nesses locais, eles podem abrigar itens do dia a dia, como chaves, contas, etc.
Esse peça versátil pode servir para fins funcionais, além de seus propósitos decorativos. Os modelos com compartimentos, gavetas, portas e prateleiras são a prova disso. Eles servem para armazenar objetos e expor acessórios de decoração ao mesmo tempo.
Com usos e características diferentes, a escolha do aparador perfeito para complementar a decoração da casa pode ser um pouco complicada. Mas não se preocupe, preparamos esse texto para te auxiliar nessa procura.
Vamos te ensinar a escolher os melhores modelos de aparador com base no estilo, no local do seu lar onde o móvel ficará e na funcionalidade que você deseja que ele desempenhe.
Fonte: Pikrepo
Os aparadores servem para arrematar o visual do cômodo como um todo, por isso é essencial que o estilo do móvel seja compatível com a estética presente no ambiente.
Vamos abordar os estilos decorativos mais comuns, suas características principais e quais ambientes são compatíveis com eles. Dessa forma, sua escolha se tornará mais fácil.
Eclético
Os aparadores que seguem o estilo eclético apresentam uma variedade de design e formatos diferentes. Como o estilo eclético aceita misturas entre tendências decorativas, você pode utilizar um aparador eclético com bastante liberdade.
Se sua sala de jantar ou estar abraça elementos de múltiplas tendências decorativas ou se você não tiver receio de ousar na decoração, um aparador com estética eclética será uma ótima escolha.
Industrial
Modelos industriais tendem a ser fabricados com armação de aço e tampo de madeira, MDF ou MDP.
Sua estrutura e design são mais simples e raramente apresentam compartimentos como portas e gavetas. Devido a essa particularidade, eles são mais indicados para fins decorativos do que funcionais.
O visual simples e sem adornos combina com locais minimalistas e que prezam pela simplicidade.
Moderno
Para completar o visual de um ambiente moderno, o aparador deve possuir o formato geométrico e/ou assimétrico típico do estilo moderno.
Aparadores com essa estética tendem a não possuir ornamentos ou detalhes decorativos e, quando possuem, trata-se de um elemento integrado ao próprio design da peça.
Os aparadores modernos estão disponíveis em diferentes modelos e estruturas, o que oferece muita variedade no momento da escolha.
Provençal
Os modelos influenciados pela estética provençal costumam ser boas adições para cômodos com atmosfera tradicional, romântica e, claro, provençal.
Se você busca algo nessa linha, os melhores modelos de aparador para você serão aqueles com contornos e formas curvilíneas.
As pernas que dão suporte ao aparador provençal não cumprem apenas seu papel funcional. Geralmente, elas são ornamentadas ou possuem formatos diferenciados.
Retro
Aparadores retrô harmonizam com ambientes com visual casual e que buscam reproduzir as tendências dos anos 60 e 70, por exemplo. Um dos traços mais distintivos desse tipo de mobília são as pernas palitos posicionadas na diagonal que dão suporte e altura para o aparador retrô.
Os melhores modelos de aparador para o seu lar devem cumprir as suas demandas de uso. Portanto, a função que você deseja que eles desempenhem deve ser um dos aspectos a guiar sua escolha.
Aparador sem compartimentos
Se o intuito é colocar poucos objetos sobre o aparador e utilizá-lo unicamente para fins decorativos, você pode escolher um modelo sem gavetas, portas ou qualquer tipo de compartimento.
Modelos de aparadores que apresentam uma estrutura simples e sem divisões cumprem a tarefa de dar suporte a itens de decoração. Vasos de plantas, velas aromáticas, esculturas e outros objetos podem ser adicionados.
Aparador com gavetas
Um aparador com propósito somente decorativo não é o que você procura? Nesse caso, um modelo funcional com gavetas pode se mostrar mais adequado.
Aparadores com gavetas são úteis para guardar pequenos pertences e itens relacionados à área onde o móvel está. A capacidade de armazenamento irá variar conforme o tamanho das gavetas.
Em adição ao caráter utilitário, avalie o aspecto visual ao escolher um aparador com gavetas. Modelos com gavetas pequenas apresentam uma aparência mais delicada do que os aparadores com gavetas grandes e robustas. Leve essa particularidade estética em consideração e reflita sobre qual opção harmoniza mais com o estilo do seu cômodo.
Aparador com compartimentos abertos
Um aparador simples não é o suficiente para todos os acessórios de decoração que você deseja expor? Se o objetivo é expor numerosos itens decorativos, os modelos com divisões, prateleiras ou compartimentos abertos são a opção correta. Eles oferecem mais do que a superfície do aparador como área para exibição de objetos.
Como todos os itens estarão visíveis ao mesmo tempo, é necessário uma atenção especial à organização para não exagerar e prejudicar o visual do restante do cômodo.
Balcão buffet
Nenhuma dessas opções cumpre com as suas expectativas em relação aos melhores modelos de aparador para o seu lar? Quer um móvel com mais funcionalidades e espaço para guardar objetos? Se você se identifica com essas perguntas, é melhor reconsiderar a compra de um aparador e optar por outra peça de mobília.
Se você deseja maior capacidade de armazenamento, talvez o aparador não seja a melhor opção para cumprir essa tarefa. Um balcão buffet é um móvel mais adequado para essa função.
Diferente dos aparadores, os balcões buffet (também chamados somente de "buffet") possuem compartimentos maiores como portas e gavetas. Há modelos, inclusive, que apresentam os dois.
O aparador costuma ser colocado na sala de estar ou de jantar para complementar a decoração. Mas esse móvel versátil pode ser posicionado em outros cômodos e desempenhar diferentes funções.
Ao procurar os melhores modelos de aparador, você deve basear sua escolha no local onde o móvel ficará. Vamos compartilhar algumas dicas para escolher o aparador certo para cada cômodo.
Sala de estar
Na sala de estar, o local mais clássico para o aparador é atrás do sofá, servindo como móvel decorativo e suporte para objetos como controles remotos, por exemplo.
Para acertar na decoração, escolha um modelo cuja altura seja menor ou igual a altura das costas do sofá. Isso ajuda a manter uma proporção esteticamente agradável.
Sala de jantar
Os aparadores posicionados na sala de jantar costumam ter um aspecto funcional mais pronunciado, pois são frequentemente utilizados para guardar louças, pratos e itens relativos ao consumo de alimentos.
Se você procura um aparador adequado para essa tarefa, opte por modelos com portas e gavetas.
Quarto
Quando colocado no quarto, o aparador tende a atuar como penteadeira ou mesa para leitura. Os melhores modelos de aparador para isso são aqueles que apresentam pernas altas e não possuem portas ou gavetas grandes. Essas características garantem bastante espaço livre entre o tampo e o piso, o que permite o uso de uma cadeira.
Corredor
Os modelos de aparador destinados ao corredor, seja ele um corredor de acesso para a sala de jantar ou corredor do hall de entrada, precisam respeitar as dimensões do local. Ou seja, o aparador deve ser estreito o suficiente para não atrapalhar a circulação.
Para que esse móvel não se torne um incômodo e obstáculo na passagem dos moradores, escolha a largura correta. Em aparadores de corredor, uma largura de 35 cm a 45 cm costuma ser aceitável.
Também avalie se há área o suficiente para que as gavetas e portas possam ser abertas sem interromper a passagem.
Você encontra todos os modelos e estilos que comentamos durante nosso post na Panorama Móveis. Encontrar os melhores modelos de aparador será uma tarefa simples e rápida. Veja alguns modelos:
Na sala de estar, o aparador pode ser posicionado atrás do sofá, criando um visual interessante, ou colocado no corredor de acesso à sala. Para incrementar a decoração do cômodo, adicione itens decorativos ao aparador. Vasos de plantas, velas aromáticas, quadros apoiados, fotos de família, bandejas e esculturas complementam o ambiente.
Vantagens: Móvel multiuso que traz elegância ao cômodo. É versátil e pode ser colocado em diferentes locais da casa. Disponível em estilos diversos. Desvantagens: O aparador não é vital para a decoração e por isso, pode acabar se tornando apenas mais um item para limpar e acumular poeira. Ele também não é muito recomendável para casas pequenas.
Apesar da sala de estar ou de jantar ser o lar mais comum para o aparador, ele pode ser utilizado em outros locais. O hall de entrada é um ambiente onde o aparador serve como suporte para chaves, bandejas com itens decorativos, etc. O quarto é outro ambiente em que o aparador pode ser utilizado, lá ele serve como penteadeira ou até escrivaninha.
Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.