Olá visitante!
Entre ou Cadastre-se
00 itens
0 comentários

Diferença Entre Balcão Buffet e Aparador | Panorama Móveis

Apesar de terem muito em comum, o aparador e o buffet são móveis bem diferentes. Leia nosso post para conhecer a diferença entre balcão buffet e aparador.

O balcão buffet e o aparador são móveis que costumam desempenhar a mesma função: complementar e arrematar a decoração de salas de jantar.

Devido a essa habilidade de adicionar o toque que faltava ao ambiente, os balcões buffet e os aparadores são muito populares nas decorações planejadas por designers de interiores.

Certamente, você já viu alguma foto inspiradora de cômodos impecáveis com um desses móveis ao canto, dando um visual especial à composição.

Apesar de serem conhecidos no mundo da decoração, é comum que os termos “aparador” e “balcão buffet” (ou somente “bufffet”) sejam utilizados como sinônimos. Ou seja, como se eles fossem o mesmo objeto.

Mas, isso não é verdade. Se você quer saber, de uma vez por todas, qual é a diferença entre essas peças de mobília, acompanhe esse post.

Diferença Entre Balcão Buffet e Aparador

Fonte: Piqsels

Descubra qual é a diferença entre balcão buffet e aparador

Esses dois móveis são confundidos entre si por muitas pessoas e há vários motivos para isso. Ambos, na maioria dos casos, são utilizados no mesmo cômodo. Os dois possuem um formato retangular, longo e mais estreito do que a largura de uma mesa tradicional.

Além desses fatores, os dois estão disponíveis em diferentes materiais como madeira maciça, MDF, MDP, aço e combinações que unem dois ou mais desses produtos.

A variedade de estilos e modelos também não diferencia esses dois. Ambos podem assumir estéticas minimalistas, modernas, industriais, provençais, ecléticas, vintage, retrô e assim por diante.

Diante dessa lista de pontos em comum, você pode se perguntar “Mas se as semelhanças são tantas, porque diferenciá-los?”

Se você está procurando um aparador ou balcão buffet, conhecer as diferenças entre eles é bem útil.

O motivo é o simples: se você está pesquisando um produto é melhor saber pelo o que você está procurando, especialmente, porque aparadores e balcões buffets tendem a servir propósitos diferentes.

Para ampliar seus conhecimentos sobre decoração, vamos abordar a aparência e formato, assim como a função desempenhada por esses móveis para esclarecer as diferenças entre eles.

Diferença entre balcão buffet e aparador: aparência

A fim de evidenciar as diferenças entre esses móveis, começaremos pelas características de cada um em relação ao formato, estrutura e visual comumente apresentados por balcões buffet e aparadores.

Balcão Buffet

O balcão buffet é uma peça de mobília retangular que apresenta compartimentos fechados, como portas e gavetas.

A combinação entre esses elementos pode variar, de forma que alguns aparadores possuem somente portas, outros portas e gavetas ou até divisórias abertas acompanhadas de portas e/ou gavetas.

Os modelos mais tradicionais apresentam pés de apoio altos, porém isso não é uma regra. Os balcões buffet podem não apresentar pés e possuir gabinetes que se estendem até o piso.

De modo geral, por possuírem compartimentos, os balcões buffet têm visual robusto e com profundidade.

Aparador

O aparador é um móvel tipicamente longo e estreito, traços que lhe conferem um formato retangular. Sua altura se assemelha a de uma mesa ou de uma escrivaninha.

Os modelos de aparador podem, ou não, apresentar compartimentos para armazenamento, como prateleiras, portas e gavetas.

As versões mais simples possuem apenas o tampo e a estrutura que o sustenta. Já as mais elaboradas, com portas e gavetas, aproximam-se da aparência dos balcões buffet.

Diferenças

Por meio da aparência, podemos dizer que:

Enquanto o aparador pode ou não possuir compartimentos, o balcão buffet sempre apresenta portas, gavetas e espaços para guardar objetos;
O balcão buffet tem visual robusto, já o aparador pode ser simples e delicado, principalmente quando apresenta apenas o tampo e a estrutura;
Balcões buffet são mais indicados para áreas amplas, por serem robustos. Os aparadores, por serem compactos, podem ser colocados em espaços menores;
Diferença entre balcão buffet e aparador: função

Essa parte do artigo é especialmente útil para quem está em dúvida entre a aquisição de um balcão buffet e um aparador. Conheça as principais funções desses móveis e veja qual é mais compatível com os seus propósitos de uso.

Balcão Buffet

Conforme destacamos ao tratar da sua aparência, o balcão buffet possui compartimentos. Esse traço distintivo permite que ele armazene muitos objetos, ultrapassando a função meramente decorativa.

Quando ele está posicionado na sala de jantar, próximo à mesa, as portas e/ou gavetas costumam armazenar itens de vidros (como taças, copos e jarras), talheres, peças de porcelana refinadas, velas, guardanapos e até panos para mesa.

O balcão buffet é ideal para guardar esses itens que não são utilizados na rotina cotidiana, mas que trazem um toque de requinte a ocasiões especiais. Por isso, o balcão buffet se torna relevante tanto para o armazenamento, quanto para o entretenimento.

Além do aspecto funcional, a superfície reta e lisa do móvel pode desempenhar fins decorativos. Ambos propósitos podem ser cumpridos ao mesmo tempo, entretanto, a função principal é guardar objetos.

Aparador

O principal papel do aparador é fornecer suporte para itens decorativos. Ele costuma servir como uma superfície para expor acessórios como estátuas, bandejas, vasos de flores, porta-retratos entre outros.

O aparador também pode guardar objetos, uma vez que os modelos com gavetas, portas e nichos são destinados a essa finalidade.

Devido à natureza estreita e, consequentemente, pouco profunda desse móvel, os espaços internos são menores e não comportam muitos objetos.

Diferenças

Em relação a funcionalidade, podemos observar as seguintes diferenças:

O aparador pode servir apenas para fins decorativos. Em contrapartida, o balcão buffet sempre terá foco em aspectos funcionais (embora também possa ser utilizado para decoração);
Balcões buffet têm maior capacidade de armazenamento do que os aparadores;
Saiba mais sobre balcão buffet e aparador na decoração

Um fator que não é uma diferença entre balcão buffet e aparador, mas sim uma semelhança, é a versatilidade de usos.

Apesar de ambos serem mais comuns na sala de jantar ou de estar, eles podem ser utilizados em outros cômodos e desempenhar outras funções. Listamos algumas delas:

Balcão buffet

O balcão buffet, quando utilizado na sala de estar, pode substituir a estante ou rack para TV. Isso é possível por causa do aspecto robusto, estrutura com profundidade e compartimentos que o balcão buffet apresenta.

Nesses casos, é importante conferir se a altura fornecida pelo balcão buffet é suficiente para estabelecer uma visão adequada do aparelho televisor.

Outra forma de utilizar esse móvel envolve a delimitação de espaços. Para dividir áreas contínuas com sutileza, sem precisar de meias paredes ou mudanças permanentes, basta colocar o balcão buffet entre os cômodos integrados.

Dessa forma, você terá um móvel que marca a transição entre os locais e também serve como suporte para acessórios decorativos e armazenamento de objetos.

Aparador

Dependendo das dimensões do aparador, ele pode ser adicionado ao escritório, quarto ou espaço dedicado ao home office para propósitos funcionais. Nesses locais, o aparador pode ser transformado em uma escrivaninha para trabalho ou estudos.

Os modelos sem portas ou gavetas avantajadas são ideais para esse propósito, visto que a ausência de compartimentos permite o uso de uma cadeira.

O quarto ou closet também pode se beneficiar com a presença de um aparador. Para adequar o móvel a esses ambientes, basta a adição de um espelho de mesa ou fixado na parede.

Com essa mudança simples, um aparador pode cumprir o papel de uma penteadeira. Assim como no exemplo anterior, é necessário um modelo que oferte área livre para o uso de um assento. Se quiser poupar espaço, opte por uma banqueta que se encaixe debaixo do aparador.

Aparadores com modelos estreitos podem ser posicionados próximos ao hall de entrada ou ao corredor que conduz à sala de estar. Nesses locais, eles servem de suporte para itens frequentemente utilizados pelos moradores.

Chaves da casa ou do carro, envelopes retirados da caixa de correios, entre outros elementos podem ser postos sobre o aparador.

Agora que você conhece a diferença entre balcão buffet e aparador, basta decidir qual modelo combina mais com as suas necessidades. Independente do escolhido, aparador ou balcão buffet, na Panorama Móveis você encontra os dois. Veja alguns modelos:

O(a) Balcão Buffet 3 Portas Cedro/Off White - Viero Móveis é produzido em MDF e MDP na escala de brilho Semi-Brilho, e possui um grau de dificuldade de montagem: Médio.

O(a) Balcão Buffet 3 Portas Mel Nogueira - Viero Móveis é produzido em MDF e MDP na escala de brilho Semi-Brilho, e possui um grau de dificuldade de montagem: Médio.

O(a) Balcão Buffet 3 Portas Mel Nogueira - Viero Móveis é produzido em MDF e MDP na escala de brilho Semi-Brilho, e possui um grau de dificuldade de montagem: Médio.

Perguntas Frequentes

Para que serve o aparador?

O aparador é um móvel que pode servir para propósitos decorativos ou desempenhar um papel funcional e armazenar alguns objetos. O papel a ser desempenhado depende do modelo do aparador. Os mais simples sem compartimentos e divisórias servem para expor acessórios decorativos. Os aparadores com gavetas e portas servem para armazenamento.

Qual deve ser a altura de um aparador?

A altura ideal para um aparador varia entre 75cm e 85cm. Essas medidas são compatíveis com a altura padrão apresentada nos aparadores disponíveis no mercado. Dependendo da situação, você pode optar por um modelo mais baixo do que o padrão. Por exemplo, se o buffet for posicionado atrás do sofá, um modelo com altura reduzida será mais adequado.

Qual a altura ideal de um buffet?

Para escolher a altura ideal para seu balcão buffet, atente-se às proporções do cômodo onde ele ficará. Na sala de jantar, por exemplo, o buffet deve ter, pelo menos, a mesma altura que a mesa de jantar. De preferência, a altura do buffet deve ultrapassar a altura da mesa em alguns centímetros. Os tamanhos mais comuns ficam entre 76cm a 90cm.

Acompanhe nas redes sociais

Comentários

Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.