O guarda-roupa solteiro é um móvel muito versátil, além de ser a maior peça do ambiente, ele é o móvel responsável pela maior parte da organização do cômodo, assim como, serve de base para a decoração do quarto.
Dicas para escolher o guarda-roupa solteiro ideal
Escolher o guarda-roupa solteiro ideal parece uma tarefa simples, porém é necessário prestar atenção em alguns quesitos para não errar na hora da compra.
Primeiramente você deve ter em mente todas as medidas do ambiente, bem como do espaço que a peça ocupará no cômodo, para então definir qual a metragem máxima que seu guarda-roupa solteiro poderá ter.
Depois, você deve definir como seu roupeiro será utilizado, a quantidade assim como o tipo de itens que você deseja armazenar no mesmo, para então escolher uma peça com o melhor espaço interno para o seu dia-a-dia.
Em seguida, escolha o melhor material para compor o seu guarda-roupa solteiro, sempre levando em conta as suas necessidades.
Por último, procure uma peça que alie estética e funcionalidade, busque por um modelo que se adapte tanto à sua decoração quanto à sua rotina.
Número de portas para um guarda-roupa solteiro
O número certo de portas para um guarda-roupa solteiro é relativo, tudo vai depender da necessidade do usuário.
Outro fator que irá alterar a quantidade de portas, é o modelo do roupeiro, por exemplo, um modelo com 2 portas de correr pode equivaler a um guarda-roupa com 4 portas de bater.
Mas em média, um roupeiro de solteiro fica com uma largura em torno de 1.80 m, dentro dos quais pode haver mais ou menos portas.
Entretanto, se houver espaço no ambiente e necessidade por conta do morador, é possível utilizar um guarda-roupa casal para acomodar os itens de apenas uma pessoa.
Qual o espaço interno ideal para você?
Para definir o espaço interno ideal para o seu guarda-roupa, você deve ter em mente todos os itens que deseja armazenar no roupeiro, para então escolher um modelo que atenda às suas necessidades.
Se você costuma guardar a maioria de suas roupas dobradas, busque por um roupeiro com um número maior de prateleiras.
Agora se a maioria de suas peças precisam ficar penduradas, opte por um modelo com um vão maior para acomodar os cabides.
Se possuir uma variedade de itens pequenos como lingeries e acessórios, procure um guarda-roupa com uma quantia maior de gavetas.
Caso você deseje armazenar também seus sapatos em seu guarda-roupa, escolha um modelo com uma sapateira, lembrando que o ideal é não armazenar roupas e sapatos em um mesmo vão.
No caso de ser necessário armazenar malas e roupas de cama também, procure por uma peça com vão mais altos.
Medidas internas ideais para um guarda-roupa solteiro
As medidas internas de um guarda-roupa de solteiro irão variar de acordo com o modelo, bem como de acordo com a fábrica, mas há algumas medidas que seguem um padrão.
Cabideiro
A medida do cabideiro irá variar de acordo com sua funcionalidade, por exemplo, se ele for para armazenar camisas e blusas, ele deve ter em torno de 90 centímetros de altura, já se for utilizado para guardar vestidos longos e curtos, deve ter no mínimo 115 centímetros de altura, agora se for apenas para pendurar calças, o vão deve ter em torno de 70 centímetros de altura.
Prateleiras
As prateleiras de um guarda-roupa são os elementos mais variáveis, mas o ideal é que uma prateleira tenha em média 50 centímetros de largura, para que caiba duas pilhas de roupa lado a lado.
Já em relação à altura entre as prateleiras, a média é de 30 cm, porém, se a ideia for armazenar malas ou roupas de cama, a altura indicada é de pelo menos 45 cm.
Gavetas
As medidas ideais das gavetas de um guarda-roupa solteiro irão depender dos itens que você deseja armazenar, por exemplo, para guardar acessórios, a altura ideal para a gaveta é de 10 cm.
Já para armazenar roupas íntimas e lingeries, a gaveta deve ter uma altura entre 10 cm e 15 cm.
Agora, se você deseja armazenar roupas, as gavetas devem ter entre 17 e 20 cm de altura.
Aqui no site da Panorama Móveis você irá encontrar todas as medidas internas e externas dos modelos disponíveis, não deixe de conferir!
Qual o melhor material para o seu guarda-roupa?
Um guarda-roupa solteiro pode ser fabricado a partir de diversos materiais, mas as matérias-primas mais comuns são o MDP, o MDF e a madeira maciça, cada um com suas particularidades, e a sua escolha deve ser feita de acordo com suas necessidades.
Vale lembrar que, é possível encontrar móveis fabricados com uma mescla entre os materiais.
Guarda-roupa solteiro em 100% MDP
O MDP é um material que possui como principal característica sua resistência ao processo de montagem e desmontagem, bem como sua alta resistência a danos mecânicos, e isso faz com que esta matéria-prima seja uma boa base para móveis para quem costuma mudar-se com frequência.
Outra característica positiva deste material é que, quando comparado ao MDF, o MDP possui uma maior resistência à umidade, se tornando uma ótima opção para ambientes mais frios e úmidos.
Porém este material não aceita bem o processo de usinagem, por isto é mais utilizado em peças com design retilíneo.
Guarda-roupa solteiro em 100% MDF
Já em relação ao MDF, sua maior característica é sua superfície plana, o que garante um melhor acabamento às peças, seja através de pintura, ou até mesmo de colagem de lâminas.
Outra vantagem desta matéria-prima é que ela aceita bem o processo de usinagem, ou seja, o MDF é utilizado na confecção de móveis com um design diferenciado, com curvas e linhas únicas.
Guarda-roupa solteiro em madeira maciça
A madeira maciça é um outro material que pode ser utilizado na fabricação de um roupeiro de solteiro, e tem como principais características sua alta durabilidade, resistência e originalidade.
Infelizmente um guarda-roupa solteiro feito em 100% de madeira maciça possui um peso excessivo, o que dificulta a movimentação do móvel, o tornando pouco prático, e nem sempre uma boa opção.
Entretanto, por conta de sua alta durabilidade, é possível encontrar detalhes e acessórios feitos em madeira maciça em roupeiros confeccionados com outros materiais distintos.
Modelos de guarda-roupa solteiro
Na Panorama Móveis você irá encontrar diversos modelos de guarda-roupa solteiro, cada um com suas particularidades, e a sua escolha deve ser feita de acordo com as suas necessidades, mas sem esquecer de que a mesma também deve combinar com o design de seu ambiente.
Guarda-roupa solteiro com portas de bater
Um modelo com portas de bater é uma peça tradicional, e leva este nome devido ao modelo de abertura de suas portas, o qual é feito através de dobradiças.
Este guarda-roupa é um clássico, e por conta disto, você vai encontrar uma ampla variedade de modelos e estilos, o que com certeza fará com que você encontre uma peça que se encaixe em seu perfil com facilidade.
Outra vantagem de um modelo com portas de bater, é que quando comparado a um modelo com portas de correr no mesmo tamanho, normalmente possui um custo menor.
Infelizmente este modelo de roupeiro requer um espaço maior para a abertura frontal de suas portas, por isso nem sempre é o mais indicado para ambientes menores, pois dificulta a circulação no cômodo.
Guarda-roupa solteiro com portas de correr
Um guarda-roupa solteiro com portas de correr tem como maior vantagem a otimização de espaço dentro do ambiente, pois como suas portas abrem lateralmente, você economiza espaço dentro do cômodo e facilita a circulação em ambientes menores.
Um roupeiro com portas de correr normalmente segue um estilo mais clean, com linhas retas e minimalistas, o que confere um ar contemporâneo ao móvel.
Guarda-roupa solteiro de canto
Você também irá encontrar modelos de guarda-roupa solteiro pensados para serem acomodados no canto do quarto, ótimo para utilizar de maneira funcional aquele cantinho sem serventia.
Por ser específico para encaixar entre duas paredes, este modelo possui um arranjo e um formato diferenciado, e normalmente conta com cabideiros e prateleiras em seu interior.
Guarda-roupa solteiro com nicho
Há também modelos de roupeiro que contam com nichos, o que é ótimo para quem deseja acomodar alguns itens decorativos, para deixar o ambiente ainda mais com o seu estilo.
Guarda-roupa solteiro com espelho
Um guarda-roupa com espelho é uma peça versátil dentro da mobília do quarto, pois além de trazer um toque estético para dentro do cômodo, garante funcionalidade no ambiente.
Nem sempre será possível acomodar um espelho em seu quarto, mas se você optar por um roupeiro com espelho, poderá aproveitá-lo para conferir o look antes de sair.
Além disto, um espelho ajuda na sensação de amplitude, por isso faz com que o cômodo pareça maior do que realmente é.
Você irá encontrar modelos onde o espelho substitui uma ou até mesmo duas portas inteiras, assim como roupeiros que contam apenas com alguns detalhes espelhados.
Cores para o guarda-roupa de solteiro
Os guarda-roupas de solteiro estão disponíveis nas mais diversas colorações, e a sua escolha deve ser feita com cautela, pois as cores da mobília são responsáveis por mudar completamente um ambiente, ainda mais quando o assunto é uma peça maior como um roupeiro. Por isto, escolha a cor de seu guarda-roupa pensando na harmonia visual do cômodo.
Mas vale lembrar, que harmonia visual não significa que todos os móveis devem seguir obrigatoriamente um mesmo padrão e uma mesma paleta de cores, eles apenas precisam combinar entre si, mesmo seguindo estilos diferentes.
Guarda-roupa solteiro branco
Um guarda-roupa branco é um modelo flexível, pois devido a sua neutralidade, você poderá incorpora-lo em diferentes estilos de decoração.
Outra vantagem deste tom para um roupeiro, é que ele tende a trazer a sensação de amplitude para dentro dos ambientes, assim como os espelhos, o que fará com que a decoração fique mais leve e o cômodo aparente ser maior.
Apesar de combinar com qualquer estilo, um roupeiro branco é ótimo para quem busca um quarto clean, com um estilo minimalista.
Guarda-roupa solteiro preto
Assim como um roupeiro branco, um guarda-roupa preto pode ser considerado uma peça neutra, e que poderá servir como base para diferentes estilos de decoração.
Além disto, apostar em uma mobília preta trará toques de sofisticação para dentro do ambiente, e um guarda-roupa com este tom, é a escolha perfeita para quem busca um design elegante para seu quarto.
Porém móveis escuros tendem a diminuir o cômodo visualmente, por isto, se o seu quarto possuir uma metragem menor, tome cuidado.
Guarda-roupa solteiro cinza
O cinza em todas as suas tonalidades já é figurinha carimbada no design dos móveis de uma casa, e não poderia ser diferente quando o assunto são os móveis do quarto.
Um guarda-roupa cinza é uma ótima opção para quem quer fugir do tradicional branco e preto, mas sem perder a neutralidade destes tons.
O roupeiro cinza pode ser adicionado à qualquer estilo de decoração, mas de um modo geral, ele traz um toque contemporâneo para dentro do ambiente.
Guarda-roupa solteiro em tons amadeirados
Uma paleta com tons amadeirados é clássica para servir como base para guarda-roupas dos mais variados estilos, afinal, estes tons trazem a sensação de aconchego para dentro do cômodo, e se você busca por uma opção tradicional, apostar nesta cartela de cores é uma ótima alternativa.
Você irá encontrar inúmeras variações de tonalidade, desde um amadeirado mais claro, até o mais escuro, e sua escolha deve ser feita de acordo com seu gosto e o design de seu ambiente.
Tons mais escuros como o jacarandá ou o cacau, por exemplo, são boas opções para ambientes mais amplos.
Já os tons amadeirados mais claros como o freijó ou marfim, são indicados para ambientes mais compactos.
Agora, se você busca por um estilo rústico para o seu quarto, opte por um revestimento que lembre a madeira natural ou madeira de demolição.
Guarda-roupa solteiro colorido
Um guarda-roupa colorido é uma ótima opção para quem deseja transformar este móvel na peça de destaque dentro de seu ambiente, e criar um décor inovador.
Se você busca um estilo mais jovial e irreverente para o seu quarto, aposte em uma cor vibrante para o seu guarda-roupa, como o amarelo, laranja ou até mesmo o vermelho.
Agora se você quiser apenas trazer um toque de cor sem chamar muita atenção, aposte em tons mais suaves, ou busque por uma peça com apenas alguns detalhes coloridos.
Mas se você está em busca de um design mais masculino e sóbrio, o verde militar e o azul marinho são boas opções.
Mas vale lembrar que ao final você deve harmonizar o seu roupeiro colorido com o restante da decoração, para não criar um ambiente exagerado.
Sugestões para posicionar o guarda-roupa solteiro no quarto
A posição do guarda-roupa dentro do quarto irá depender do espaço disponível, bem como do seu projeto de design.
Uma posição comum para o guarda-roupa é que ele fique disposto na parede da porta, isto cria uma espécie de corredor, você pode até apostar em nichos na lateral do mesmo para acomodar alguns itens decorativos, porém se o seu ambiente for compacto, isto poderá fazer com que ele pareça ainda menor.
Outro local muito utilizado para dispor o seu móvel, é na parede ao lado da cama, mas neste caso você precisa deixar espaço para circulação, para não abarrotar demais o ambiente. Se a sua escolha for um guarda-roupa com portas de correr, a distância entre a cama e o móvel deve ser de pelo menor 60 cm, agora se você optar por um modelo com portas de bater, esta distância sobe para 80 cm.
As distâncias acima também servem como base no caso de um guarda-roupa posicionado à frente da cama.
Se houver espaço de sobra em seu cômodo, você pode afastar o guarda-roupa solteiro da parede, e posicioná-lo com as portas viradas para a mesma, para criar uma espécie de closet em seu quarto.
Dicas para organizar o guarda-roupa solteiro
Organizar o guarda-roupa não é uma tarefa fácil nem empolgante, por isto separamos algumas dicas de organização para você seguir, assim com certeza sua rotina ficará mais prática e sua bagunça menor. Confira:
- - Em primeiro lugar, você deve iniciar sua organização fazendo uma limpa em suas peças, separe as roupas que você não usa mais e estão em bom estado para doar, e as que não possuem mais serventia para descarte;
- - Fazer uma faxina nas roupas também ajudará a liberar espaço dentro do guarda-roupa, e estes espaços desocupados são ótimos para acomodar novas possíveis peças;
- - Para facilitar a sua rotina, deixe as peças mais utilizadas, como uniforme ou aquele look preferido, em um local de fácil acesso;
- - Outra ideia que irá lhe poupar tempo é, colocar camisas e blusas em uma prateleira e na prateleira abaixo calças e bermudas, isso facilitará na hora de visualizar o look completo;
- - Peças que amassam facilmente devem ser penduradas em cabides, já as demais podem ser dobradas e acomodadas em prateleiras ou em gavetas;
- - Falando em cabides, lembre-se de colocar os cabides iguais lado a lado, para criar certa harmonia visual;
- - Colocar os ganchos do cabide para dentro, também traz uma simetria para o seu cabideiro;
- - Depois, não coloque mais de uma peça no cabide, pois isto fará com que as mesmas amassem, e com que você se confunda na hora de procurar suas roupas;
- - Ainda falando em cabideiro, você pode organizar as peças por tamanho, estilo e cor;
- - Roupas sazonais como casacos de inverno ou roupas de praia, podem ser armazenados separadamente em sacos a vácuo ou em pacotes de tnt, em uma prateleira superior quando não estiverem em sua estação usual;
- - Prateleiras superiores também são ótimas para acomodar suas malas e bolsas de viagem, pois não são utilizadas com frequência;
- - Agora, quando o assunto são as gavetas, aposte em organizadores para deixa-las práticas, coloque separador de roupas íntimas para os lingeries, e organizador de acessórios para aquela gaveta que acomoda de tudo um pouco;
- - Caixas organizadoras também são ótimas para armazenar roupas de cama ou de banho, bem como sapatos, e para esta última opção, o ideal é apostar em um modelo com tampa;
- - Para manter tudo ainda mais organizado, aposte em etiquetas de identificação, coloque-as nas caixas e gavetas, para evitar ficar procurando por muito tempo as peças que está à procura;
- - E para deixar seu guarda-roupa sem perfumado, sem aquele cheiro de “coisa guardada”, aposte em sachês perfumados.
Cuidados para tomar com o seu guarda-roupa
Para aumentar a vida útil do seu guarda-roupa solteiro, você deve tomar alguns cuidados diários, confira as nossas dicas:
- - O ideal é você distribuir o peso das roupas tanto nas prateleiras quanto nos cabideiros, pois o peso excessivo pode danificar a parte interna do seu guarda-roupa, as prateleiras podem envergar e o cabideiro romper. Uma dica é ficar atento ao manual de seu móvel, lá normalmente estará descrito o peso máximo que cada item suporta;
- - Disponha o seu guarda-roupa solteiro pelo menos 5 cm afastado da parede, isto fará com que a umidade diminua, e não ocorra danos causados por ela;
- - Para evitar o mofo e a umidade interna no guarda-roupa, acomode produtos desumidificantes dentro de seu móvel;
- - Evite a exposição direta do móvel ao sol, isto fará com que superfície sofra alguns danos, principalmente na parte da pintura. Para evitar isto, aposte em cortinas e persianas para barrar um pouco a incidência dos raios solares;
- - Tome cuidado também ao armazenar seus sapatos no guarda-roupa, pois devido ao seu contato constante com a sujeira, os sapatos podem trazer para dentro do móvel muitas bactérias, por isso o ideal é armazenar apenas os pares limpos, ou em um espaço separado de suas roupas, para não as contaminar. Outra ideia, é armazenar em caixas com tampa, como já foi citado anteriormente;
- - Você também deve tomar cuidado na hora da limpeza, evite deixar o móvel úmido, e dê preferência para produtos específicos, para não estragar sua peça.
Guarda-roupa solteiro é na Panorama Móveis
Aproveite as dicas da Panorama Móveis e selecione as melhores opções em guarda-roupa solteiro para o seu ambiente. Aqui, você encontra os mais variados modelos com os melhores preços e condições do mercado. Não deixe de conferir!