O guarda-roupa é uma peça fundamental para manter a organização do quarto, mas além disto, por ser o maior móvel do cômodo, agrega valor estético ao ambiente, portanto sua escolha deve ser bem pensada.
Dicas para escolher o seu guarda-roupa
Decidir qual o melhor guarda-roupa para o seu ambiente não é tarefa fácil, são diversos pontos que devem ser levados em conta, para que a sua escolha seja correta.
Em primeiro lugar, você deve ter em mente as medidas do cômodo, bem como o espaço que o móvel irá ocupar no ambiente, para então escolher um modelo que realmente caiba em seu quarto.
Depois, com as medidas máximas definidas, você deve escolher um modelo que atenda às suas necessidades, entenda a quantidade e o tipo de itens que você deseja armazenar no seu guarda-roupa, e faça a sua seleção levando em conta estes quesitos.
Por fim, procure um guarda-roupa que consiga o equilíbrio certo entre funcionalidade e estética, busque por um móvel que harmonize com o restante da decoração de seu quarto.
Qual o melhor material para um guarda-roupa?
Os principais materiais para a fabricação de guarda-roupas são o MDP, o MDF e a madeira maciça, cada um com suas características particulares, e a sua escolha deve ser feita de acordo com suas necessidades.
Guarda-roupa em 100% MDP
O MDP é conhecido por ser um material que possui uma maior resistência em relação à montagem e desmontagem, e à danos mecânicos, por esta característica, móveis fabricados com ele são ótimos para quem costuma mudar-se constantemente.
Outro aspecto deste material, é que quando comparado ao MDF, possui uma maior resistência à umidade, e pode ser uma boa opção para quem mora em regiões mais frias e úmidas.
Porém está matéria-prima não aceita muito bem processos de usinagem, e é mais utilizada na fabricação de móveis retilíneos.
Guarda-roupa em 100% MDF
Quando pensamos em roupeiro MDF, podemos citar como principal vantagem sua superfície plana, a qual garante um melhor acabamento para as peças, seja através de pintura ou de colagem de lâminas.
Depois, por ser uma chapa homogênea, o roupeiro MDF se adapta bem à processos de usinagem, e é a matéria-prima mais utilizada na confecção de móveis ornados, com mais detalhes, como cantos arredondados ou designs originais, por exemplo.
Vale ressaltar, que você também irá encontrar guarda-roupas confeccionadas com a combinação entre MDP e MDF.
Guarda-roupa de madeira maciça
A madeira maciça é um material nobre para a confecção de móveis, e suas maiores qualidades são a sua alta resistência, sua durabilidade e sua coloração natural.
Porém, um guarda-roupa madeira maciça não é uma opção tão prática, pois o seu peso é grande, e não pode ser movido com facilidade.
Outra questão que talvez deixe os móveis de madeira maciça fora da maioria dos quartos, é que por manter a coloração original da árvore, nem sempre é fácil combinar uma peça assim com os restantes da decoração.
Agora, se você seguir um estilo rústico no seu design, esta peça é pra lá de indicada.
Modelos de guarda-roupa
Há diferentes modelos de guarda-roupa disponíveis, cada um com suas particularidades, vantagens e desvantagens, e sua escolha deve ser feita de acordo com as necessidades.
Guarda-roupa com portas de bater
Um guarda-roupa com portas de bater é um modelo tradicional, ele leva este nome devido a abertura de suas portas, que são feitas através de dobradiças.
Uma de suas vantagens, por ser uma opção clássica, é a diversidade de modelos, cores e tamanhos.
Podemos enfatizar também o seu preço, que quando comparado ao modelo com portas de correr, se torna menor e mais atraente a alguns consumidores.
Mas este modelo possui uma pequena desvantagem, por conta de suas portas abrirem para fora, elas acabam ocupando um espaço maior no ambiente, e se seu cômodo for reduzido, este pode não ser o modelo mais indicado.
Guarda-roupa com portas de correr
Já o modelo de guarda-roupa porta de correr, segue um estilo contemporâneo, e está cada vez mais presente nos projetos de design, devido à sua estética atual.
Sua maior vantagem é a otimização de espaço, pois como suas portas deslizam lateralmente sobre trilhos, elas não ocupam espaço para uma abertura frontal, o que consequentemente facilita a circulação no cômodo.
Guarda-roupa closet
Anteriormente, um closet era exclusividade de grandes quartos planejados e luxuosos, porém, esta realidade mudou, e hoje você pode encontrar peças já prontas, para compor o seu closet.
Um guarda-roupa closet nada mais é que um módulo, normalmente sem portas, o qual pode ser adicionado sozinho ou em conjunto com mais peças em seu quarto.
Estes módulos podem conter cabideiros, prateleiras, gavetas, nichos, e assim por diante, e você pode montar o seu closet de acordo com o seu gosto ou necessidades.
Guarda-roupa de canto
Um guarda-roupa de canto é uma ótima opção para quem possui um espaço praticamente sem utilidade em seu quarto.
Com ele é possível fazer uso daquela área pouco utilizada, para acomodar uma peça para armazenamento, o que também auxilia na organização e otimização do ambiente.
Guarda-roupa modulado
Um guarda roupa modulado tem como vantagens, a versatilidade e a possibilidade de personalização, pois ele é vendido a partir de módulos, e você pode adquiri-los e montar um guarda-roupa de acordo com as suas necessidades e espaço disponível.
Guarda-roupa multifuncional
Você também irá encontrar um modelo multifuncional, o qual conta com uma cômoda, ligada ao guarda-roupa através de uma prateleira suspensa.
Guarda-roupa com portas de vidro
Pensando em design, não podemos deixar de citar o modelo de guarda-roupa com portas de vidro, o qual é moderno e arrojado.
Este móvel tem como principal vantagem a facilidade de encontrar a peça desejada, sem ter de abrir as portas.
Porém, essa vantagem vem com uma pequena desvantagem vinculada, a transparência exige que seu espaço interno esteja organizado constantemente, afinal, ele ficará exposto através das portas.
Mas caso você goste da ideia de possuir portas de vidro, mas não dá transparência, pode buscar um modelo com as portas jateadas.
Guarda-roupa retrô
Se você optou por um estilo retrô ou deseja uma peça de destaque dentro de seu ambiente, pode apostar em um guarda-roupa retrô.
Este modelo tem como características pés finos na base do roupeiro, puxadores vintage, e cores características dos anos 60 e 70.
Guarda-roupa solteiro x guarda-roupa casal
Antigamente o guarda-roupa era classificado entre solteiro ou casal devido ao número de portas, mas hoje este conceito mudou, afinal, é possível encontrar um guarda-roupa de solteiro com 4 portas e um de casal com apenas 2 portas.
Portanto, a divisão entre solteiro e casal se dá hoje através das medidas da peça, onde um guarda-roupa de solteiro mede até 1,80 m de largura, e um guarda-roupa de casal entre 1,80 m e 3,00 m.
Número de portas x espaço interno
Você não deve escolher o seu guarda-roupa apenas pelo número de portas, o arranjo do espaço interno também deve ser levado em consideração.
Há disponível guarda-roupas com 1, 2, 3, 4, 6 e até mesmo 8 portas, mas nem sempre o número de portas é sinônimo de um espaço interno certo para você.
O número de portas também vai variar de acordo com o tipo das mesmas, um guarda-roupa 2 portas de correr, pode equivaler a um guarda-roupa 6 portas de bater, por exemplo.
Na hora de escolher o seu guarda-roupa, como já foi comentado anteriormente, você deve ter em mente a quantidade e o tipo de itens que deseja armazenar, para então definir se irá precisar de mais gavetas, prateleiras ou cabideiros.
Se você possui muitos vestidos ou camisas, busque por um armário com mais espaço para acomodar os cabides.
Se a maioria de suas roupas podem ser guardadas dobradas, procure uma opção que conte com um número maior de prateleiras.
Caso você deseja um espaço para armazenar seus sapatos, busque um modelo com uma sapateira acoplada.
Agora, se deseja armazenar roupa de cama dentro do roupeiro, opte por um modelo com prateleiras mais altas e profundas, e assim por diante.
Medidas internas de um guarda-roupa
As medidas internas de um guarda-roupa podem variar de acordo com o modelo e a fábrica, porém, a maioria segue um mesmo padrão.
Cabideiros
Para acomodar blazers e camisas, o cabideiro deve possuir cerca de 110 cm de altura, agora, para guardar vestidos longos e casacos compridos, o vão deve possuir aproximadamente 165 cm de altura.
Já para os calceiros, o vão deve ter em torno de 85 cm de altura.
Prateleiras
De um modo geral, as prateleiras possuem cerca de 30 cm de altura, para poder acomodar um bom número de peças dobradas, agora, se a sua ideia for armazenar roupas de cama, o vão deve ter aproximadamente 45 cm de altura.
Já em relação à profundidade de uma prateleira, a medida padrão é por volta de 60 cm, já de largura, algo em torno de 50 cm.
Gavetas
Se as gavetas forem utilizadas apenas para guardar acessórios, elas podem ter cerca de 10 cm de altura, mas se for para armazenar lingeries, a altura ideal é cerca de 10 a 15 cm de altura.
Já para o armazenamento de roupas ou demais itens, as gavetas devem possuir uma altura média entre 17 e 20 cm.
As cores do guarda-roupa
Hoje é possível encontrar guarda-roupas com distintas cores ou mescla entre elas, e a sua escolha deve se basear na harmonia visual do cômodo.
Vale lembrar, que as cores dos móveis são capazes de transformar um ambiente por completo, por isto, elas devem ser escolhidas com cautela.
Guarda-roupa branco
Um guarda-roupa branco é uma opção contemporânea, e ótimo para ambientes menores, pois a cor clara tende a trazer uma sensação de amplitude para o cômodo.
Ele também é uma boa alternativa para quem ainda não definiu um estilo para a sua decoração, pois por ser neutro, combina facilmente com qualquer decor.
Guarda-roupa com tons amadeirados
Os tons amadeirados são os mais comuns para os guarda-roupas, suas tonalidades são as mais variadas, vão desde um tom mais claro como o cru, até algo mais escuro como cacau.
Esta textura de madeira traz aconchego para o ambiente, se tornando uma coloração perfeita para os quartos.
As tonalidades mais claras são ótimas para ambientes menores, já os amadeirados mais escuros caem muito bem em ambientes maiores, que seguem uma decoração mais elegante.
Agora, se você quiser apostar em um estilo rústico, uma dica é buscar por um guarda-roupa com acabamento que lembre a madeira de demolição.
Guarda-roupa colorido
Você irá encontrar também opções de guarda-roupas coloridos, que vão desde um tom mais neutro, até cores mais intensas.
Se você não tem medo de ousar, aposte em um guarda-roupa vibrante, para que esta peça seja o destaque de seu ambiente, mas toma cuidado para que o visual não fique exageradamente carregado.
Para que haja uma harmonia no quarto, uma dica é mesclar tonalidades, opte por uma base neutra, e apenas por duas portas coloridas, assim, a apresentação fica equilibrada.
Uma peça vibrante, deixa o ambiente moderno e jovial, já tons pastéis são indicados para crianças menores.
Guarda-roupa preto
O preto não poderia ficar de fora, está cor quando aplicada ao guarda-roupa traz uma sofisticação marcante para o cômodo.
Como escolher um guarda-roupa para quarto pequeno?
Otimizar o espaço é indispensável em um quarto pequeno, e a escolha do guarda-roupa irá interferir no resultado final.
A primeira dica, é prestar atenção ao tamanho do móvel, cuide para não comprar uma peça grande demais, pois isto irá sobrecarregar o ambiente, e fazer com que ele pareça menor.
Depois, opte por um guarda-roupa com portas de correr, pois este modelo ocupa menos espaço quando comparado com um guarda-roupa com portas de abrir.
Depois, atente-se a cor, peças escuras tendem a diminuir o ambiente, para um quarto pequeno, uma ótima opção é procurar por móveis claros, entre os tons de cru e branco.
Um guarda-roupa espelhado também é uma ótima opção, pois o espelho reflete a luz, e assim traz a sensação de que o ambiente é maior do que realmente é.
Você irá encontrar diferentes opções, desde modelos com todas as portas revestidas em espelhos, ou apenas com detalhes espelhados.
Há também a opção de um guarda-roupa de canto, pois este irá utilizar uma área sem função definida no quarto, liberando espaço para os demais móveis necessários.
Guarda-roupa para grandes ambientes
Em um cômodo amplo, tamanho não é problema! Em ambientes maiores você pode optar por um modelo mais largo e alto, para poder preencher o espaço vazio.
Uma ideia é apostar em um guarda-roupa modular, e criar um modelo em “L”, para aproveitar melhor o espaço disponível.
Já se a sua ideia é fazer com que o quarto pareça um pouco menor, mais intimista, aposte em um móvel com tons mais escuros.
Mas tome cuidado para harmonizar o seu guarda-roupa com os demais móveis e decoração, para que haja uma harmonia na decoração, pois em um ambiente maior, é fácil se perder e escolher peças bonitas individualmente, mas que em um conjunto não combinam entre si.
Cuidados para tomar com o seu guarda-roupa
Assim como qualquer outro móvel, o seu guarda-roupa requer cuidados, para que sua vida útil seja maior.
Independente do material utilizado na composição, seja MDF, MDP ou madeira maciça, um dos maiores vilões de um móvel de madeira é a umidade, e para evitar danos devido à isto em seu guarda-roupa, você deve mantê-lo afastado cerca de 5 cm da parede.
É interessante também apostar em produtos desumidificantes no interior do móvel para evitar que o mofo surja em suas roupas.
Outro cuidado que você deve tomar com o seu guarda-roupa, é evitar a exposição direta do móvel ao sol, pois isto pode danificar a pintura da peça, então opte por utilizar cortinas ou persianas para impedir a incidência solar.
A limpeza deve ser feita constantemente, mas cuide para não utilizar água em excesso, pois isto pode danificar a peça, procure utilizar apenas materiais de limpeza específicos para o seu móvel.
Você também deve ficar atento ao peso disposto nas prateleiras e gavetas, pois se este for em excesso, as peças podem ficar deformadas.
Procure equilibrar o peso das roupas, leve em consideração o uso e a leveza para fazer a divisão.
Evite também armazenar sapatos em seu guarda-roupa, a não ser que haja uma aérea específica para eles, pois como estão em contato constante com a sujeira, podem trazer bactérias para dentro do roupeiro e contaminar suas roupas.
Dicas para organizar o seu guarda-roupa
O guarda-roupa é uma peça pensada para manter a organização do quarto, porém, manter a organização dentro do móvel, também é indispensável para facilitar a sua rotina diária.
Em primeiro lugar, se o guarda-roupa for dividido por um casal, os lados e as gavetas devem estar bem definidos, para que não haja mistura nem confusão com as roupas.
Dentro de um guarda-roupa, tudo deve ter o seu lugar definido, então você deve organizar os itens de uma maneira que faça sentido para a sua rotina, separe as roupas por tipo, cor e tamanho.
Uma dica para facilitar, é colocar as peças com pouco uso na parte mais alta do roupeiro, e deixar as peças mais utilizadas à mão, normalmente o local mais indicado é a prateleira do meio.
Para vestidos, camisas e roupas que amassam mais facilmente, os cabides são ideais, mas lembre-se de deixar os ganchos dos cabides voltados para o mesmo lado, isto traz uma harmonia visual, e facilita na hora da escolha.
Outra dica interessante é acomodar as peças de cima, como blusas e camisetas na parte de cima, e calças e bermudas na parte de baixo, isso cria uma ilusão facilitando na hora de definir o seu look.
Em relação às peças sazonais, a dica é sempre as movimentar dentro do guarda-roupa de acordo com a estação do ano.
Vale a pena também deixar um espaço reservado para os acessórios, seja uma gaveta ou uma caixa organizadora, pois isto irá lhe ajudar na hora de escolher a sua gravata ou seu colar.
Falando em caixa organizadora, ela e os demais modelos de organizadores são ótimas alternativas para manter a ordem dentro de seu armário, principalmente se este não possuir muitas divisões.
Agora, quando o assunto são roupas delicadas, você deve ter um maior cuidado na hora de armazenar, não esqueça de proteja-las, um pacote de TNT é uma ótima escolha, pois evita o contato com a sujeira, ao mesmo tempo que deixa a peça respirar.
Lembre-se que é sempre válido manter um espaço vazio dentro de seu guarda-roupa, para poder armazenar facilmente aquela roupa nova, para isto, de tempos em tempos separe algumas roupas que você não usa mais e que estão em bom estado para fazer uma doação.
Guarda-roupa é na Panorama Móveis
Aproveite as dicas da Panorama Móveis e selecione as melhores opções em guarda-roupa para o seu ambiente. Aqui, você encontra os mais variados modelos com os melhores preços e condições do mercado. Não deixe de conferir!