Você já pensou em apostar em uma sapateira para dar suporte à mobilia e organização da sua casa?
Este móvel é ótimo também para evitar ocupar espaço no guarda-roupa com sapatos, além de que, por estarem em contato como chão, os sapatos trazem consigo muitas bactérias, e deixá-las expostas com sua roupa não é nada higiênico.
Dicas para escolher a sua sapateira
Hoje há diferentes modelos de sapateiras disponíveis, que fazer a escolha certa não é tão fácil assim, é preciso prestar atenção em alguns pontos antes de comprar o seu móvel.
Em primeiro lugar você deve definir qual local irá acomodar o seu móvel, e então, tirar todas as medidas do ambiente, bem como do espaço em que a peça ficará, para então poder escolher um modelo que se encaixe em seu cômodo sem problemas.
Atente-se também à quantidade de sapatos que você deseja armazenar, para encontrar uma peça que comporte tudo dentro das medidas máximas.
Depois, deve analisar qual o melhor material para a confecção do seu móvel, conforme as suas necessidades.
Por fim, você deverá escolher o seu modelo preferido, bem como o design de seu ambiente, lembre-se sempre de criar uma harmonia visual para valorizar o seu cômodo.
Material ideal para sapateira
O material ideal para a sua sapateira vai depender das suas necessidades, no mercado você irá encontrar peças feitas em MDP e em MDF, cada um com suas caraterísticas particulares.
Sapateira em 100% MDP
O MDP tem como principal caraterística uma maior resistência ao processo de montagem e desmontagem, bem como a danos mecânicos, por isto, se torna uma boa opção para quem costuma mudar-se com frequência.
Outra vantagem deste material, é que quando comparado ao MDF, ele possui uma maior resistência à umidade, se tornando uma ótima opção para o armazenamento de sapatos.
Infelizmente o MDP não aceita bem o processo de usinagem, por isto é mais utilizado na fabricação de móveis retilíneos.
Sapateira em 100% MDF
Já o MDF é conhecido por possuir uma superfície mais lisa, o que resulta em um melhor acabamento para as peças, seja por meio de pintura, ou de colagem de lâminas.
Outra vantagem, é que este material aceita bem o processo de usinagem, então é possível encontrar modelos em mdf com designs diferenciados.
Vale lembrar que também é possível encontrar peças feitas com a combinação de ambos os materiais.
Modelos de sapateira
Hoje há inúmeros modelos de sapateiras disponíveis, cada um com suas caraterísticas e funcionalidades próprias, sendo fácil encontrar uma peça que combine com seu estilo e que atenda às suas necessidades.
Sapateira com espelho
Um espelho além de trazer um toque estético a mais ao seu cômodo, ele traz a sensação de amplitude, ótimo opção para espaços menores.
Uma peça com espelho também se torna prática, pois como o sapato é a última peça a colocarmos, podemos utilizar o espelho para finalizarmos o look.
Sapateira giratória
Também conhecida como sapateira de canto, este móvel é uma ótima alternativa para utilizar aquele espaço ocioso no cômodo.
A peça consiste em um móvel com portas, e a parte interna giratória, o que facilita na hora da escolha sem ocupar muito espaço.
Sapateira em forma de prateleiras
Também conhecida como sapateira aberta, é uma boa opção para quem deseja armazenar alguns pares na entrada da casa ou até mesmo na lavanderia.
Sapateira flexível
Este modelo conta com prateleiras flexíveis ou basculantes, as quais se abrem perpendicularmente no móvel.
Sapateira vertical
Este modelo leva este nome, pois possui um tamanho maior na vertical do que na largura, e normalmente não possui portas.
Sapateira de parede
Este modelo nada mais é que uma sapateira tradicional, porém é suspensa, ou seja, o móvel é fixo diretamente na parede, deixando a parte abaixo da peça livre.
Cômoda com sapateira
Você irá encontrar ainda opções como cômoda com sapateira ou até mesmo guarda roupas que possuam um compartimento para armazenar sapatos, mas lembre-se de que guardar seus pares isoladamente dos demais itens e roupas é o ideal.
Sapateira branca
Devido a sua neutralidade, uma sapateira branca combina muito bem com qualquer estilo de decoração, além de ser uma aliada em ambiente pequenos, pois traz a ilusão de um cômodo maior, assim como uma peça com espelhos.
Sapateira retrô
Você também irá encontrar peças que seguem um estilo retrô, com os clássicos pés, palitos e puxadores caraterísticos dos anos 60 ou 70.
Dicas de organização e cuidados com sua sapateira
Para manter a sua sapateira organizada e trazer mais praticidade para o seu dia a dia, separe seus sapatos por tipo, por exemplo, tênis em uma prateleira, sapatilhas em outra, sapato social de um lado, e assim por diante, isto com certeza poupará tempo na hora de encontrar seu par.
Se esta peça for dividida entre um casal, é legal fazer uma separação entre os pares masculinos e femininos, muitos modelos até já vêm com essa opção.
Como já foi dito, os sapatos estão constantemente em contato com a sujeira, portanto antes de guardá-los na sapateira, limpe-os para evitar a proliferação de fungos no interior do móvel. E para evitar o mau cheiro, deixe o par de sapatos um tempo fora da peça para arejar.
Cuide também na hora de escolher os produtos para fazer a limpeza de sua sapateira, para não danificar nem diminuir a vida útil do móvel.
Sapateira é na Panorama Móveis
Aproveite as nossas dicas e confira as melhores opções em Sapateira para combinar com seu ambiente. Aqui na Panorama Móveis, você encontra os diversos modelos com os melhores preços e condições do mercado. Confira!