Olá visitante!
Entre ou Cadastre-se
00 itens
0 comentários

Diferenças Entre MDF x MDP e Madeira Maciça

Você conhece a diferença entre madeira maciça mdf e mdp? Em um primeiro olhar tudo pode parecer madeira, mas quando olhamos mais de perto, podemos ver que há uma grande diferença entre cada material

Diferenças entre Madeira Maciça, MDF e MDP

E hoje trouxemos explicações sobre cada variedade para facilitar a sua escolha sobre, por qual material optar na hora de escolher os seus móveis.

Madeira maciça

A madeira maciça é uma peça natural, sem o acréscimo de aglomerados ou fibras sintéticas, é a dita madeira pura.

Este material é procurado quando há a necessidade estrutural, pois é um material que possui um volume maior e alta resistência.

Ótimo para compor peças que necessitam de uma maior estabilidade, como, por exemplo, móveis que receberão peso, como mesas, cadeiras e armários.

Outra vantagem deste material é que ele é altamente resistente à (danos), como batidas e arranhões, e caso algum problema acontece, a recuperação é fácil.

A madeira maciça possui características próprias de acordo com a espécie escolhida, as cores, texturas e aromas variam e criam peças únicas.

Diferenças entre Madeira Maciça, MDF e MDP Foto 1

Hoje toda madeira maciça legal é proveniente de reflorestamentos, e a partir destes você pode escolher entre uma madeira mais comum como o eucalipto, ou procurar uma madeira de lei mais sofisticada como o mogno.

Talvez a maior desvantagem da madeira maciça é quando ela não é trabalhada no timing certo, caso isto aconteça, suas características naturais podem vir à tona.

Você poderá ter problemas com a oscilação da mesma, chegando ao ponto de criar frestas ou até mesmo empenar suas peças.

Outro pequeno detalhe que pode se tornar um problema é o peso das peças feitas com este material, isto impede que seu móvel seja manipulado de maneira fácil dentro do ambiente.

Fora estas pequenas desvantagens, uma peça feita em madeira maciça pode ultrapassar gerações.

Diferenças entre MDF x MDP

Confira abaixo as principais diferenças entre MDP e MDP, assim você terá toda a confiança na hora de escolher o tão sonhado móvel :)

MDF

O MDF – Medium Density Fiberboard, nada mais é que uma chapa feita através da junção de fibras/partículas de madeira triturada, acompanhado de resinas sintéticas e aditivos.

Este material possui uma superfície uniforme, sua porosidade é baixa, o que lhe garante um melhor acabamento, podendo receber pintura, adesivos ou colagem de lâminas sem problema algum.

Diferenças entre Madeira Maciça, MDF e MDP Foto 2

Sua uniformidade permite que ele seja trabalhado de diferentes formas, e pode ser cortado nos mais diferentes padrões sem estragar sua estrutura, o que se torna uma ótima característica quando se busca peça com designs diferenciados. 

Infelizmente o MDF não suporta muito peso, não é tão resistente à umidade, nem à montagem e desmontagem.

Porém, é muito utilizado em peças únicas ou na parte externa dos móveis devido seu acabamento refinado.

Este material é o mais utilizado na fabricação de móveis, portanto você encontrará uma infinidade de peças compostas por ele, desde mesas e cadeiras, até guarda-roupas e estantes.

MDP

Já o MDP – Middle Density Particleboard, também conhecido como o novo aglomerado, é muito parecido com o MDF.

Porém, no lugar de madeira triturada usam-se partículas de madeira maciça, juntamente com resina e alguns aditivos.

A sua composição com madeira maciça confere uma maior durabilidade quando comparado ao MDF, porém por serem partículas maiores, há uma maior porosidade.

A questão da porosidade traz sua maior desvantagem, ele não deve ser a primeira escolha quando se busca acabamentos apurados.

Sua superfície irregular não recebe bem camadas de tinta, adesivos ou mesmo colagem de lâminas.

Diferenças entre Madeira Maciça, MDF e MDP Foto 3

Já suas vantagens ficam por conta do seu peso, que é mais leve que o MDF, e seu preço, que é mais em conta quando comparado aos demais materiais.

Outra característica positiva é que este material é mais resistente à umidade, isto quando comparado ao MDF, seu maior concorrente.

O MDP é uma ótima opção também para quem costuma mudar-se muito, pois possui uma maior resistência à montagem e desmontagem.

Normalmente o MDP é utilizado para compor a parte interna dos móveis, pois apesar de não aceitar um acabamento fino, ele é muito resistente.

Hoje é possível encontrar móveis feitos com a associação do MDP com MDF, onde o primeiro fica responsável pelas peças internas, e o segundo com as partes externas, como guarda-roupas, por exemplo.

Compensado Multilaminado

Já o compensado Multilaminado nada mais é que, uma placa composta por camadas torneadas, em número ímpar, arranjadas de maneira perpendicular uma outra, e coladas entre si, tornando assim este material muito resistente.

Além disto, quando comparado à madeira maciça, este material possui uma contração e/ou expansão menor quando exposto a condições climáticas severas.

Ou seja, o compensado multilaminado não “trabalha” muito, se tornando assim um produto durável.

Pensando em suas características este material é muito utilizado em peças que podem receber umidade, bem como aquelas que necessitam de muitos parafusos ou ferragens.

Você também encontrará uma variação do compensado multilaminado chamado de compensado naval, onde sua estrutura é praticamente a mesma.

Porém, utiliza cola fenólica, o que garante ao material uma maior resistência à umidade, sendo muito procurado para compor os móveis de cozinha, banheiros e lavanderias.

Diferenças entre Madeira Maciça, MDF e MDP Foto 4

E apesar de possuir diversas camadas, o Multilaminado normalmente é mais leve que o MDP e o MDF.

Bancos, prateleiras, peças para a cozinha ou área externa, e móveis com gavetas são boas peças para fazer uso deste material.

No fim, a conclusão que tomamos é que não há um material melhor que o outro, e sim um material melhor para cada situação, sua escolha deve ser feita de acordo com a sua necessidade e em relação ao modelo e uso de seu móvel

Acompanhe nas redes sociais

Comentários

Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.