Olá, visitante!
Entre ou Cadastre-se
00 itens
0 comentários

Como Decorar Ambiente Pequeno: 9 Dicas Imperdíveis

Atualmente os imóveis estão com suas metragens cada vez mais reduzidas, seja por conta do alto preço dos imóveis, escassez de terrenos ou aumento da população, as moradias estão cada vez menores, por isso, é importante usar cada centímetro disponível dentro do seu cômodo, e para auxilia-los, separamos 9 dicas para deixar seu espaço mais funcional.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 1

1 - Escolha a mobília certa para cada ambiente

Em um cômodo pequeno o ideal é optar por móveis que sigam a mesma escala, por exemplo, um quarto menor não comporta uma cama king size, assim como uma sala pequena não viabiliza o uso de uma mesa de jantar com seis ou mais lugares.

Ou seja, se o seu cômodo tiver metragens reduzidas, opte por uma mobília que se encaixe no ambiente sem dificultar a circulação.

Outra opção para seu espaço pequeno é optar por móveis transparentes, vidro e acrílico são ótimos materiais, estes trazem uma menor interferência visual e deixam o ambiente mais leve, e consequentemente irão trazer a sensação de amplitude.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 2

Seguindo a mesma linha das transparências estão os móveis e acessórios metálicos, estes refletem a luz, o que clareia o ambiente, o aço inox e o cobre são boas opções.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 3

2 - Abuse dos móveis multifuncionais

Em ambientes pequenos, espaço para armazenamento e circulação são praticamente nulos, por isso, os móveis multifuncionais são os ideais, afinal, utilizar cada cantinho disponível não é uma opção e sim uma necessidade.

No quarto uma boa opção são as camas boxes com baú ou com gavetas, pois assim você consegue armazenar alguns itens em um espaço que normalmente seria inaproveitável.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 4

Ganchos na parede também são ótimas soluções para armazenamento, pois você pode utilizá-los para pendurar uma bolsa ao chegar a casa, assim como pendurar uma roupa que irá usar mais tarde, ou ainda deixar seus acessórios.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 5

Já na sala de estar você pode optar por substituir a mesa de centro por um pufe, pois este além de servir como apoio para objetos, pode ser utilizado como uma chaise quando o mesmo é encostado no sofá, ou ainda como um assento extra quando há mais convidados.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 6

Outra boa ideia é apostar em móveis com rodinhas, pois assim você consegue reposicioná-los e criar um arranjo mais espaçoso para receber, por exemplo.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 7

3 – Entulhar está fora de cogitação!

Se há coisas amontoadas em um ambiente pequeno, ele aparenta ser menor ainda, por isto, o ideal é apostar em uma organização simplificada.

Nada de móveis muito grandes ou em excesso, elimine objetos que não tenham utilidade, sem acumulo de itens decorativos, e é lógico, sem bagunça!

Quanto menor o nível de desorganização, maior o seu ambiente representará ser.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 8

4 - Espelhos são indispensáveis

Não há como falar em decoração de ambientes pequenos sem tocar nos espelhos, afinal, este item é o curinga na hora de disfarçar a falta de espaço, além da ilusão de amplitude, os espelhos dão a sensação de continuidade.

Você pode optar por móveis espelhados ou por peças penduradas e até repousadas no chão.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 9

No quarto você pode apostar em um guarda-roupa com portas espelhadas ou uma cabeceira no mesmo estilo.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 10

Já na cozinha a ideia é a parecida, coloque os espelhos nas portas dos armários ou até mesmo na roda banca.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 11

Na sala de estar/jantar colocar um espelho na parede ao lado da mesa de jantar trará a impressão de que o cômodo duplicou de tamanho.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 12

5 - Use cores com cautela

Para um ambiente pequeno o ideal é apostar em cores claras, pois elas trazem a sensação de amplitude, porém isto não significa apenas paredes e mobílias brancas, você pode seguir uma cartela mais neutra, como bege, gelo, cinza, ou demais cores em tons pastéis, e móveis com um padrão de madeira clara, por exemplo.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 13

Mas se você acha que todas as paredes iguais deixam seu espaço um pouco chapado, selecione uma ou no máximo duas paredes para dar um destaque, e faça isso através de uma pintura, adesivo, ladrilhos ou papel de parede. Essa diferença de cor trará além de uma profundidade visual um toque bem pessoal ao seu ambiente.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 14

Outra ideia para trazer mais cor a um ambiente pequeno é manter as paredes em um tom neutro e deixar o toque de cor para a mobília e objetos de decoração.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 15

6 - Aposte nas listras para ampliar seu cômodo

As listras são outro curinga na decoração de ambientes pequenos, elas são capazes de trazer a ilusão de que seu cômodo é maior do que realmente é.

O ideal é investir em uma parede de destaque com elas, seja com papel de parede ou pintura, mas lembre-se de deixar as demais em um tom neutro.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 16

Se você quiser trazer a sensação de um pé direito mais alto, escolha as listras transversais, já se a sua ideia é trazer a ilusão de um cômodo mais largo, invista nas listras horizontais.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 17

7- Invista na iluminação

Um bom projeto de iluminação também é capaz de transformar seu ambiente, e no caso de um espaço menor, o ideal é apostar em luzes que ampliem o ambiente.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 22

Vale lembrar que luzes brancas passam a impressão de amplitude, já as amarelas uma sensação de aconchego, por isso é essencial escolher bem qual tipo de lâmpada colocar em cada ambiente.

Para áreas como cozinha e escritório, as luzes brancas são as mais indicadas, agora, mesmo em um cômodo menor, as luzes amarelas são indicadas para a sala de estar e quartos, pois trazem um toque mais íntimo ao ambiente.

8 – Opte por trazer o verde para dentro de casa

As plantas são ótimas aliadas quando o assunto é trazer a impressão de amplitude para um ambiente pequeno, pois elas além de trazer a sensação de leveza e frescor, estão diretamente ligadas com a nossa percepção de tamanho.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 18

Por isso, apostar em plantas suspensas ou ainda em um jardim vertical, é uma ótima ideia para espaços pequenos, mas caso haja espaço, optar por vasos apoiados no chão também se torna uma ótima opção.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 19

9 – Deixe o piso visível

Em um ambiente pequeno, deixar o piso visível faz com que nossa concepção de espaço aumente, mas caso você não queira abrir mão de um tapete, opte por restringir o seu espaço, sempre deixando alguma parte do piso à vista.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 20

Outra boa dica para trazer uma sensação de amplitude entre os ambientes é optar um único piso em todos os cômodos, pois assim, a continuidade entre os mesmos traz a ideia de um espaço maior.

Como Decorar um Ambiente Pequeno 21

E então, gostaram das nossas dicas para aproveitar seu espaço pequeno e deixa-lo mais funcional? Com certeza se você optar por seguir algumas delas não haverá erro na hora de decorar seu cantinho menor.

Publicidade

Acompanhe nas redes sociais

Os mais vendidos

Comentários