Você quer unir a nostalgia com a praticidade? Os estilos retrô e moderno são ideais para isso! Os móveis retrôs se inspiram nas décadas de 50 e 60 trazendo personalidade e cor, já a estética moderna busca a leveza e funcionalidade na sua casa! Aqui você vai descobrir como equilibrar os dois estilos em um só, criando ambientes que possuem histórias do passado sem perder o foco do presente. Prepare-se para transformar sua casa em um espaço único, onde cada detalhe reflete harmonia entre eras.

Antes de tudo, é importante saber um pouco sobre cada estilo, para assim entender os seus requisitos e como são aplicados. Confira agora:
Os móveis de retrô são como uma releitura dos móveis antigos, especificamente dos anos 1950 e 1960. Trazendo a essência e memória desses móveis, mas com um toque moderno e contemporâneo. O retrô muitas vezes é confundido com o estilo vintage, já que ambos usam a mesma inspiração, mas a diferença é que o retrô procura inspirações entre essas décadas e incorporam nos designs atuais, já os vintage focam em peças autênticas da época.
O estilo de móveis modernos estão ligados à funcionalidade e simplicidade, assim como o estilo retrô, usa bastante formas geométricas, linhas retas, sem usar elementos desnecessários e usa materiais como aço, vidro e concreto. Valoriza a fluidez, com foco em ambientes integrados e abertos, usando tons claros para reforçar essa sensação
Juntando a funcionalidade e a releitura dos móveis antigos, criam um ambiente único, trazendo harmonia a juntar o “velho” e o “novo”. Para ter esse estilo no seu lar, procure usar releituras de peças icônicas do passado como os sofás de couro marrom, juntando com linhas modernas.

Para equilibrar o ambiente sem causar uma poluição visual, é ideal seguir uma regra:
80% Moderno;
20% Retrô.
Escolha um móvel retrô que seja o centro da sua decoração. Para o resto do ambiente, você pode misturar elementos da funcionalidade do estilo moderno. Aposte em móveis que se complementam, que sejam simples, mas tragam a personalidade de cada um. Fazer garimpo de móveis e dar uma nova vida a eles também é uma ótima opção para unir esses dois estilos.

Escolha uma paleta de cores que uma os tons vibrantes ou pastéis do retrô e os tons neutros do moderno, trazendo um pouco de ambos. Mas lembre-se sempre: "menos é mais". Trazer muitos elementos ou não criar harmonia entre eles pode dar um ar de desorganização e fazer com que o espaço pareça menor do que realmente é.
O uso de azulejos é muito comum quando juntam os dois estilos, ainda mais com cores vibrantes e chamativas, vemos muito o uso de granilite em todos os cômodos. Nos móveis podemos ver muito o uso de sofás ou poltronas volumosas e menos delicadas, que trazem a essência das décadas 70, apesar de vermos muito os sofás de couro marrom com pés de palito.

Eles trazem características de ousadia e extravagância, com tons vibrantes e detalhes de metal, trazendo um toque de modernidade, com uma releitura desses móveis antigos.
Para usar na decoração, usar elementos como relógios, telefones antigos, abajur, discos de vinil e outros objetos que trazem as décadas passadas por meio deles e misturar com os detalhes do estilo moderno são essenciais. Usar móveis de decoração que tenham pés de palito ou estampas vibrantes trazem o estilo retrô de forma sutil. Para juntar a decoração junto com o estilo moderno, reforme os móveis antigos, trazendo cores e um pouco da essência moderna.
Para harmonizar as cores e texturas dos dois estilos pode parecer ser mais difícil do que parece. Para isso, é ideal usar cores letras como base, cores vibrantes, pastéis e detalhes metal ou vidro. A cor de base neutra em paredes, pisos e móveis trazer, um ar calmo e o estilo modernos, para o toque retrô traga cores vibrantes e, elementos como almofadas, tapetes e no móvel que é o foco principal, para as detalhes use o metal e o vidro que faz uma combinação entre os dois estilos.

Para as texturas combina diferentes materiais além do metal e do vidro, como a madeira, tecidos ou pedras, criando um interesse visual e texturas. Usar texturas como tricô, algodão e lã, em tapetes, mantas ou almofadas trazem um toque de conforto e aconchego. Um exemplo de combinação desses dois estilos é o sofá moderno de couro, com poltronas estilo floral com detalhes em dourado.
Para adicionar um toque de nostalgia e personalidade no ambiente para criar um contraste com o estilo moderno, usar os móveis retrôs são perfeitos para isso. Agora vamos ver como usar os móveis retrôs em cômodos modernos:
O uso de pé palito de madeiras nos móveis é uma das características mais vistas nos móveis de sala com estilo retrô, decoração como vitrolas, abajur e tapetes da época completam a decoração de forma sutil. Um dos detalhes que mais lembramos dos móveis retrôs são as estampas: listradas geométricas ou florais, são as mais comuns quanto mais estampas melhor, combinando entre os móveis, decoração e outros itens como as cortinas e tapetes. O uso de sofás de couro são bem comuns, combinando com o tom da parede.

O mais comum para esse ambiente são os móveis de madeiras, aqui os eletrodomésticos também podem trazer as essências do retrô, mas lembre que você vai juntar com o estilo moderno também, então não esqueça de integrar esse estilo também. As padronagens geométricas são muito vistas nas cozinhas com esse estilo.

Para o quarto não ficar sobrecarregado com uma poluição visual, pinte só meia parede colorida, as cores como amarelo, laranja e branco são muito vistas nos quartos com esse estilo. Móveis com design clássico, que eram comuns nas décadas passadas como penteadeiras, mesas de cabeceiras e estantes com pés de palito são muito vistos, usar estampas nas roupas de cama e cortina sem sobrecarregar o quarto também são uma boa opção.

Usar luminárias, pufes, tapetes, vasos e varal de luzes também trazem a essência do estilo retrô com um toque de modernidade.
Para os banheiros, os móveis com formato arredondado e azulejos coloridos trazem a essência das décadas passadas. Detalhes como ladrilhos, molduras de espelho e gabinetes criam um ar retrô misturado ao estilo moderno. Além disso, o uso de metal em pequenos elementos, como torneiras, canos, ralos, chuveiros etc., une os dois estilos.

A combinação desses dois estilos também é mais sustentável – principalmente o estilo retrô – já que esses podem reutilizar decorações e itens antigos e criar um novo. Você pode garimpar móveis, decorações com quadros, abajures e acessórios decorativos em geral em brechós. Ou podemos garimpar na casa de nossos avós, que é um ótimo lugar para achar móveis e decoração das décadas passadas.

Na hora de reformar os móveis de madeira você pode começar pela parte quebra – se tiver –, tire a madeira danificada e substitua por uma mesma madeira mais nova, lixe ela e depois faça a pintura total do móvel, acima a cor vai ficar uniforme por todo o móvel. Se você quiser manter a cor natural do móvel, uma dica é lixar todo o móvel e depois passar um verniz.
Além dos móveis de madeira você pode reciclar o plástico e metal. As peças de metal são mais difíceis de arrumar, mas podem ser recuperadas com técnicas industriais ou com o uso de algum produto de limpeza próprio para recuperar o móvel. As peças de plásticos podem ser pintadas com uma nova cor, assim dando vida de novo a elas.
Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.