Se você acabou de descobrir que está grávida e já surgiram inúmeras ideias, mas não sabe por onde começar, seja muito bem-vinda!
E para você mamães com a barriga avançada que deixaram tudo para a última hora, não se preocupe ainda dá tempo!
Decorar o quarto do bebê pode ser uma das delícias da gravidez. Apesar da emoção do momento, é preciso ter cuidado com o planejamento e organização da sala. Pense principalmente na praticidade para a família e no conforto do bebê.
Pesquise bastante e busque referências visuais como fotos de revistas, blogs, redes sociais ou sites de decoração para definir o quarto dos seus sonhos. Você não precisa definir exatamente o estilo da decoração, mas escolher coisas que você goste vai te ajudar na sua decisão, pode tentar misturar um pouco de tudo!
Muitas mães começam a decorar a partir do enxoval. Também é uma ótima forma de começar o planejamento, já que as peças do conjunto de berço podem servir de inspiração para o restante do cenário. Dessa forma, fica mais fácil escolher as cores das paredes, o tom dos móveis e até do revestimento.
Liste tudo que você quer colocar no quarto do seu bebê. Primeiro comece pelos cômodos básicos, depois a banheira, trocador, enxoval, itens decorativos e iluminação. Procure por medidas de itens maiores, como berços, cômodos, poltronas e guarda-roupas.
Faça as medições do cômodo onde será o quarto do bebê, para estudar as opções de colocação ou não de todas as coisas que você listou. Desenhe brevemente o espaço no esboço, levando em consideração a abertura de portas e janelas. Não se esqueça de medir a altura dos cômodos, que os profissionais chamam de pé direito.
Feito o esboço, você pode brincar com a colocação dos móveis até encontrar uma posição que melhor lhe agrade e tenha boa funcionalidade. Lembre-se de evitar colocar o berço muito perto de uma janela e próximo uma corrente de ar. Por fim, certifique-se de que com o tempo o berço pode ser trocado por uma cama de solteiro, mesmo que a cômoda e a cadeira precisem ser removidas.
Não compre na primeira loja, por mais difícil que seja, procure por valores e durabilidades de cada produto, assim ajuda a valorizar seu dinheiro e tempo.
Um dos móveis que merece mais atenção é o berço. Verifique se o berço possui o certificado do Inmetro e atende as normas de segurança exigidas por lei, como distância de até 6,5 cm entre as laterais, 2,5 cm entre o colchão e as laterais e 6 cm entre as ripas da plataforma. A altura do aparador deve ser de 60 cm a partir da base do colchão, que deve ter densidade D18 conforme recomendações do pediatra. Opte por modelos com bordas arredondadas, livres de rebarbas e arestas para evitar futuros acidentes.
Agende a entrega dos móveis considerando que muitas lojas têm o prazo de entrega de até 60 dias. Para evitar transtornos devido a possíveis atrasos, o ideal é que os pedidos já tenham sido feitos na 20ª semanas de gestação.
Assim que as encomendas chegarem, abra tudo com cuidado. Nada de abrir o kit berço antes de montar os móveis, o que deixará o espaço empoeirado. Lembre-se, primeiro a obra, depois os móveis, papel de parede ou adesivos, cortinas, quadros e nichos, só no final, o enxoval.
É hora de instalar redes de proteção nas janelas e sacadas para evitar acidentes. Certifique-se de substituir essas telas ou realizar a manutenção adequada de acordo com o tempo especificado pelo fabricante. Afinal, seu bebê vai crescer muito rápido! Portanto, é melhor estar pronto desde agora.
Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.