A iluminação é o elemento fundamental para realçar a beleza dos móveis, desde as cores, formas e até mesmo as texturas. Apesar da sua importância, muitas vezes é um dos pontos que não consideramos ao planejar nossa casa. Sabendo que este é um dos erros mais comuns, criamos este guia que vai ajudar você a tomar as decisões certas para a iluminação perfeita do seu lar!
A iluminação, com toda certeza, é um dos pilares na arquitetura de interiores, podendo transformar completamente a percepção do espaço e influenciar no bem-estar e na funcionalidade do ambiente. Ter um projeto de iluminação planejado não só destaca detalhes arquitetônicos, mas também aumenta a sensação de aconchego, além de valorizar significativamente os seus móveis.
A iluminação pode parecer um detalhe insignificante em relação aos móveis, mas, na verdade, a escolha inadequada dela pode prejudicar totalmente seu ambiente e até mesmo ofuscar a beleza do seu mobiliário. Quando fazemos a escolha correta, conseguimos realçar as características e ainda criar uma atmosfera acolhedora, contribuindo para tornar o ambiente mais funcional.
Existe uma variedade de opções de iluminação que podem ser aplicadas nos ambientes para realçar a beleza dos móveis, desde iluminação direta, indireta, entre outras. Alguns móveis, inclusive, já vêm com luzes integradas. Cada tipo de iluminação possui sua funcionalidade e propósito, permitindo que você escolha a melhor temperatura da lâmpada para cada ambiente, utilizando fitas de LED para adicionar mais destaque aos seus móveis.
É evidente que, para a iluminação transformar seus móveis, alguns pontos precisam ser considerados, desde o estilo e cores até a funcionalidade de cada peça. É importante que você sempre busque harmonizar a luminária com os móveis e a decoração, assim não há como errar.
Para isso, você pode seguir o seguinte passo: Escolha um estilo de luminária que complemente o estilo de decoração, seja moderno ou clássico – você certamente encontrará a luminária ideal. Em seguida, considere uma paleta de cores que combine os móveis com a iluminação, usando cores claras para refletir e ampliar seu espaço. Pense que cada móvel possui uma função que pode exigir luzes mais diretas e claras ou mais suaves e discretas.
Para realçar a beleza dos seus móveis, você deve posicionar as fontes de luz de forma estratégica, sempre considerando o tipo de móvel e o efeito desejado que você procura. Use uma iluminação direcionada para enfatizar os detalhes. Confira agora as dicas de iluminação para destacar da melhor forma os seus móveis:
As luminárias, com toda certeza, são seus aliados essenciais na hora de realçar os móveis. Um dos motivos para isso é a vasta variedade de luminárias disponíveis, onde cada uma possui uma funcionalidade distinta.
Luminária de Teto: Essas são perfeitas para proporcionar uma iluminação uniforme para todo o ambiente, mas podem ser usadas de forma estratégica para direcionar a luz para um móvel específico. Os modelos de luminárias mais usados são os plafons, lustres e luminárias pendentes;
Luminária de Parede: Essa é perfeita para ser instalada acima dos móveis ou para realçar a decoração. Você pode usá-las de forma estratégica para criar uma iluminação indireta, conferindo profundidade ao ambiente e destaque ao mobiliário;
Luminária de Chão: As luminárias de chão são muito utilizadas para criar um ponto focal no ambiente. São frequentemente empregadas na sala de estar para destacar a mesa de canto e o sofá, valorizando a forma da estrutura e conferindo um grande realce a esses móveis;
Luminária Embutida: Essas são as mais comuns, principalmente em armários. Ajudam a realçar os móveis, proporcionando uma iluminação direcionada e versátil. Muitos móveis já vêm com a luz embutida, muitas vezes para destacar as prateleiras ou até mesmo sua forma.
Utilizando as luminárias, você consegue deixar o ambiente com uma iluminação decorativa cheia de personalidade e elegância, dando um maior destaque aos móveis principais. Além das luminárias mencionadas acima, você pode usar arandelas, pendentes e fitas de LED coloridas para explorar qual é a melhor opção de iluminação para o seu lar.
Obviamente, para que o destaque e a iluminação fiquem perfeitos, combinando com seu ambiente, é importante escolher o tom ideal da lâmpada, harmonizando-o com o espaço. Para realçar seus móveis, escolha uma iluminação amarela entre 2700K a 3000K. Geralmente, esses são os tons mais recomendados por trazerem aconchego e uma atmosfera acolhedora. Já a luz branca, acima de 4000K, pode ser usada para áreas de trabalho, como a cozinha, para proporcionar uma melhor visibilidade.
Seguindo essa dica, você consegue criar camadas de luzes e, assim, ter uma harmonia em todo o seu ambiente;
Sabemos que a iluminação natural traz inúmeros benefícios para nossa saúde. Além disso, ela confere muita beleza e sofisticação ao lar, e não seria diferente com os móveis: a iluminação natural realça a beleza do mobiliário, destacando as cores, texturas e suas formas. Com a luz natural criando sombras, ela enfatiza o volume, dando profundidade e dimensão aos seus móveis, e assim realçando ao máximo sua beleza.
Os principais erros de iluminação que desvalorizam seus móveis são a falta de planejamento, onde normalmente as pessoas não consideram a iluminação como um ponto importante, e isso acaba desvalorizando seu mobiliário e deixando o ambiente nada agradável. A má iluminação faz o ambiente parecer menor e menos convidativo, principalmente quando há muitas sombras nos móveis.
A escolha inadequada da temperatura também é um dos erros. Muitas pessoas preferem usar somente luzes brancas, o que deixa o ambiente frio e nada aconchegante, podendo até mesmo alterar a percepção das cores.
Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.