O guarda-roupa desempenha importante papel no quarto e, por isso, torna-se um móvel indispensável. Se você está à procura do seu, acompanhe nosso post sobre os melhores modelos de guarda-roupa.
Junto à estrela do cômodo, a cama, o guarda-roupa é um elemento funcional que não pode faltar no quarto de qualquer lar.
Seja de solteiro, infantil ou de casal, essa peça de mobília faz toda a diferença no ambiente. Devido a isso, escolhê-la exige atenção e pesquisa. Para auxiliar você nessa tarefa, vamos falar sobre os melhores modelos de guarda-roupa.
Imagem: Pixabay
Nesse post que preparamos para você, iremos abordar as características e recomendações ligadas aos modelos de guarda-roupa populares e comuns no mercado.
Falaremos de mecanismos de abertura, materiais e outras facetas que você deve conhecer antes de adquirir o seu novo móvel.
Após a leitura da nossa lista, a sua pesquisa e busca pelo melhor modelo ficará bem mais fácil.
Todos os modelos que citaremos abaixo estão disponíveis no Panorama Móveis, por isso, assim que descobrir o modelo de guarda-roupa correto para você, visite a loja! Veja alguns que pode encontrar:
Se o espaço do seu quarto é limitado ou se o guarda-roupa precisa ficar próximo à cama, esses são os melhores modelos de guarda-roupa para você.
Os modelos com portas de correr são os recomendados para cômodos pequenos, porque o seu mecanismo de abertura não demanda nenhuma área adicional para ser acionado. As portas deslizam horizontalmente, o que poupa espaço para a circulação de pessoas pelo ambiente e para colocação de outros móveis necessários.
O ponto negativo que pode ser indicado é a impossibilidade de todas as portas, sejam duas ou quatro, serem abertas simultaneamente. Isso pode dificultar a visualização da porção interior da mobília em sua totalidade, visto que uma das portas sempre estará fechada enquanto a outra está aberta.
Os modelos de guarda-roupa com portas de abrir, também chamadas de portas de bater, são os mais tradicionais e populares. Seu mecanismo de abertura é simples e caracteriza-se pela projeção da porta para fora, ocupando uma área adicional.
Eles são versáteis, tendem a ser mais baratos do que os modelos de correr e são facilmente encontrados em diferentes estilos.
Em contrapartida, eles não são os melhores modelos de guarda-roupa para cômodos muito compactos. Os guarda-roupas com portas de bater são indicados quando há área o suficiente para que as portas possam se abrir de forma adequada e permitir que as roupas sejam acessadas.
O guarda-roupa de solteiro é uma escolha quase automática quando a intenção é abrigar roupas de apenas um morador. Eles são projetados para manter camisetas, calças, sapatos e outros pertences de um indivíduo em ordem.
Dado a sua finalidade, o guarda-roupa no modelo de solteiro é mais compacto e tende a possuir uma menor quantidade de portas em comparação ao modelo de casal.
Embora eles sejam comumente usados por adultos, os guarda-roupas de solteiro podem ser um dos melhores modelos de guarda-roupa se você procura por um móvel para guardar as vestimentas de uma criança ou adolescente.
O tamanho compacto apresenta capacidade suficiente para guardar roupas de crianças e, no futuro, você não precisará comprar outro modelo com visual "menos infantil".
O guarda-roupa de casal é um dos melhores modelos para dois companheiros que dividem o mesmo quarto.
Geralmente, eles figuram o quarto de casal e são os modelos de guarda-roupas com o maior espaço interno. Isso garante a capacidade necessária para armazenar, de forma organizada, as vestimentas de um par.
Esse modelo de guarda-roupa pode ser uma opção vantajosa mesmo para aqueles que não precisam dividir seu móvel com alguém.
Por causa do seu tamanho avantajado, maior número de prateleiras, gavetas e compartimentos em geral, ele pode ser um dos melhores modelos de guarda-roupa para quem possui uma vasta quantidade de vestimentas para armazenar.
Assim, se o guarda-roupa de solteiro que você possui não comporta todas as suas peças de vestuário, sapatos e outros objetos, considere essa opção.
O MDF, da mesma forma que o MDP e a madeira, é um dos materiais mais empregados na manufatura de guarda-roupas. Dado à sua forte presença no mercado de móveis, conhecer as propriedades deste material é relevante para eleger os melhores modelos de guarda-roupa para sua moradia.
A sigla MDF corresponde à abreviação do seguinte nome em língua inglesa: Medium Density Fiberboard. Em nosso idioma, o termo pode ser traduzido como painel de fibra de densidade média.
Essa nomeação diz respeito à forma como o MDF é criado. O produto é alcançado por meio da aglutinação de fibras de madeira, resina e outras substâncias adicionadas nesse processo. Esses elementos, quando prensados, formam um painel.
Conheça algumas das particularidades do MDF para ter uma noção de como os guarda-roupas feitos com esse material devem ser.
O MDF:
Ao escolher um modelo feito com MDF, tome os seguintes cuidados com objetivo de não encurtar a vida útil da sua peça:
Visto que o MDF é suscetível a expandir devido à umidade, proteja seu móvel do contato com água, paredes com infiltração, goteiras e condições propícias à umidade em geral.
Outra medida a ser tomada é evitar a incidência direta à luz solar sobre a peça, pois ela tem potencial de afetar a durabilidade da mobília de MDF.
O MDP, embora guarde algumas similaridades em relação ao MDF, possui um procedimento de manufatura diferenciado. A sigla significa Medium Density Particleboard que, em português, pode ser traduzida como painel de partículas de densidade média.
Ao contrário do MDF e suas fibras de madeira, o MDP é constituído por partículas de madeira que sofrem aglutinação. Outra diferença é a quantidade de camadas. O MDP apresenta 3 camadas, sendo duas delas mais finas e uma mais grossa.
As particularidades do MDF o tornam mais apropriado para utilização em peças de mobília retas e que devem suportar mais peso, como as partes presentes no interior da mobília. Veja outras características desse material:
Lembra que assinalamos que o MDF é especialmente interessante para as partes externas dos móveis e o MDP para as partes internas? Os móveis com MDP e MDF em sua construção costumam apresentar essa dinâmica entre os materiais.
Os guarda-roupas compostos por MDP e MDF tendem a possuir a estrutura externa e seu acabamento em MDF. Dessa forma, o aspecto maleável do MDF é aproveitado para conferir um belo visual.
Já as estruturas internas, que possuem formas retas e que precisam suportar mais peso, como as prateleiras, são constituídas por MDP. Com essa junção de materiais, os melhores aspectos de cada um são acionados para um guarda-roupa de qualidade.
Os guarda-roupas com portas espelhadas são os móveis ideais para dar ao quarto uma aparência mais ampla.
Assim como os modelos de correr, os móveis com portas espelhadas são boas adições para locais com pouco espaço, visto que eles refletem a luz natural, criando uma ilusão de amplitude e fazendo o ambiente parecer mais espaçoso.
Outra faceta interessante é o uso maximizado do espaço. Uma vez que a própria porta do guarda-roupa é um espelho de corpo inteiro, não é preciso utilizar uma área a mais para pendurar um.
Para um efeito extra de amplitude e para poupar espaço, é possível combinar algumas características bem-vindas em quartos pequenos. Por exemplo, um guarda-roupa com portas de correr, estrutura na cor branca e porta(s) espelhada(s) apresenta tudo os truques que um cômodo compacto precisa para parecer maior.
Você já conhecia todos os melhores modelos de guarda-roupa presentes na nossa lista? Compartilhe o post com seus colegas que também estão à procura de um novo guarda-roupa!
Guarda-roupas com portas de correr são as melhores opções para cômodos com área reduzida, pois seu mecanismo de abertura economiza espaço ao ser acionado. As portas de abrir são mais indicadas para espaços amplos e para a melhor visualização de todo o interior do guarda-roupa simultaneamente.
Tanto o MDF, quanto o MDP, são materiais comuns na manufatura de guarda-roupas e cada um possui seus aspectos positivos. O MDF é maleável e apropriado para acabamentos e a área externa do guarda-roupa. O MDP não é tão maleável, mas apresenta resistência e leveza superior a do MDF. Cabe ao consumidor decidir quais características são mais desejáveis.
Para decidir qual é o melhor modelo de guarda-roupa para você, avalie as suas demandas de uso e as características e medidas do cômodo no qual o móvel ficará. Reflita sobre questões como: a quantia de roupas a ser armazenada, quantas pessoas utilizarão o móvel, a área disponível para acomodar o móvel, entre outras.
Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.