Olá visitante!
Entre ou Cadastre-se
00 itens
EsquentaBlack Friday
As melhores ofertas com até 50% OFF
Tempo restante:
00dias
:
12horas
:
19minutos
:
20segundos
0 comentários

Estilo Industrial: Guia para a Decoração da Sua Casa | Panorama Móveis

O estilo industrial está ganhando cada vez mais destaque no mundo da arquitetura e decoração. Com uma estética urbana, autêntica e funcional, é um estilo que busca resgatar a essência das fábricas abandonadas e valorizar a beleza do bruto, criando assim ambientes modernos com personalidade. Aqui você vai descobrir a origem, os principais elementos e dicas, tudo para acertar na hora de aplicar essa estética na decoração e nos móveis da sua casa.

O(a) Mesa de Centro Industrial Kit 2 Peças 100% Mdf Freijó/Preto Fosco F40 - Pradel é produzido em 100% MDF na escala de brilho Brilho e Fosco, e possui um grau de dificuldade de montagem: Médio. Seu revestimento/acabamento é: Pintura UV.

Origem do Estilo Industrial
 

O estilo industrial surgiu logo após a Crise de 1929 nos Estados Unidos, já que a crise causou o fechamento de várias indústrias, fazendo com que vários prédios, fábricas e galpões ficassem vazios e sem utilização por muito tempo. Durante as décadas de 50 e 70, o custo de vida alto e o crescimento populacional em New York fez com que as pessoas buscassem novas formas de moradia, assim começaram a adaptar esses locais antes fabris para morar. Com isso, foi dado origem aos lofts e trazendo funcionalidade para esses espaços.

O(a) Mesa de Canto Industrial 1 Prateleira 100% Mdf Freijó/Preto Fosco F14 - Pradel é produzido em 100% MDF na escala de brilho Brilho e Fosco, e possui um grau de dificuldade de montagem: Médio. Seu revestimento/acabamento é: Pintura UV.

Qual o Conceito do Estilo Industrial?
 

O estilo industrial é uma tendência de design que se inspira em elementos de fábricas, galpões e estruturas urbanas. Ele integra essa estética na decoração e arquitetura, criando ambientes residenciais ou comerciais com uma atmosfera única. A essência desse estilo é no uso de materiais crus e visíveis, como aço, metal, concreto aparente, tubulações expostas e texturas brutas, combinados com um design minimalista e funcional.

O(a) Mesa de Centro Industrial 100% Mdf Freijó/Preto Fosco F12 - Pradel é produzido em 100% MDF na escala de brilho Brilho e Fosco, e possui um grau de dificuldade de montagem: Médio. Seu revestimento/acabamento é: Pintura UV.

Este estilo oferece uma elegância singular e um toque de contemporaneidade, elevando a estética industrial e a beleza dos materiais em seu estado natural a um patamar de design sofisticado e exclusivo.

8 Características Principais do Estilo Industrial

  1. Espaços Integrados e Abertos;
  2. Materiais Brutos;
  3. Texturas Naturais;
  4. Estruturas e Tubulações Expostas;
  5. Iluminação Natural e Luminárias com Design Industrial;
  6. Mobiliário Minimalista e Funcional;
  7. Estilo Rústico com Toque Vintage;
  8. Sustentabilidade e Reaproveitamento de Materiais.

Por Que Escolher Concreto e Metal no Estilo Industrial?
 

Como um estilo que carrega a estética de construções, ele usa muitas paredes expostas e sem acabamentos. O uso principalmente do concreto junto do metal ou madeira são os mais populares neste estilo, trazendo um toque acolhedor. O metal é muito usado principalmente por conta da sua resistência, que proporciona um toque moderno se combinado com o concreto, permitindo a criação de estruturas com mais destaque.

O(a) Cozinha Completa Castanha 11 Portas 2 Gavetas com Vidro 915445 Cinza/Freijó - Telasul é produzido em MDP na escala de brilho Semi-Brilho, e possui um grau de dificuldade de montagem: Médio. Seu revestimento/acabamento é: Finish Foil.

Juntos, eles trazem durabilidade e versatilidade, dando um contraste entre o rústico e o moderno, usando e reaproveitando materiais. Usar o concreto e o metal juntos pode ser um grande problema se for mal planejado e não houver equilíbrio, pois pode deixar o ambiente com um visual frio e impessoal. Portanto, crie uma boa composição entre esses dois materiais, usando madeira e tecidos.

Como Incorporar Concreto no Estilo Industrial
 

O concreto, além de poder combinar com outros elementos, é muito usado para paredes, pisos e móveis, que ajudam a trazer um ar rústico. Além disso, é uma ótima opção, pois é um material durável, resistente, versátil e com baixa manutenção, sempre valorizando as linhas retas do ambiente. Podemos ver o concreto ser muito usado em texturas como no cimento queimado, em bancadas ou móveis, sempre de forma agradável, trazendo funcionalidade, autenticidade e sofisticação.

Como Usar o Metal para Valorizar o Ambiente
 

Devemos usar o metal de forma estratégica para, além de trazer a estética industrial, trazer sofisticação. Antes de tudo, precisamos escolher qual metal usar, já que cada um traz uma estética diferente:

  • Cobre: Toque industrial e contemporâneo;
  • Champanhe: Equilíbrio do moderno e clássico;
  • Dourado: Ambiente acolhedor e glamuroso;
  • Prata: Visual moderno e minimalista.

O(a) Mesa de Jantar 6 Lugares Imperatriz Preto/Nature - Art Panta é produzido em Aço na escala de brilho Semi-Brilho, e possui um grau de dificuldade de montagem: Médio. Seu revestimento/acabamento é: Pintura UV e Epóxi.

A aplicação do metal certo no seu ambiente pode ser em estruturas metálicas aparentes como portas, vigas e prateleiras. Usando em detalhes de ferro, aço e cobre, em interruptores, luminárias ou em elementos decorativos como vasos. Combine o metal aparente com cimento queimado e materiais reaproveitados, use com madeira, criando um equilíbrio entre o moderno e o rústico.

Espaços Integrais
 

Aproveitar ambientes que antes eram fábricas traz consigo uma estética marcante com layouts abertos e fluidos. Esse estilo vai além do visual, ele traz praticidade para a casa, com espaços multifuncionais, que sejam flexíveis e que otimizem o seu cotidiano. Cada elemento acumula funções sem perder a harmonia, eficiência e facilidade da sua rotina. Um ambiente que une o charme e a funcionalidade é ideal para você que busca praticidade e design autêntico.

O(a) Sofá Living Gilbran 3 Lugares Linhão Nanquin - Vian é produzido em Eucalipto na escala de brilho Semi-Brilho, e possui um grau de dificuldade de montagem: Médio. Seu revestimento/acabamento é: Linho.

Tubulações e Materiais Aparente no Estilo Industrial
 

Uma das características marcantes do estilo industrial são as tubulações, vigas, encanamentos e fiações expostas, que trazem um toque urbano e moderno à decoração. Geralmente, esses elementos recebem acabamentos metalizados ou são pintados em cores neutras. Essa estratégia faz com que eles se integrem ao ambiente sem deixar de se destacar de forma sutil.

O(a) Mesa Escrivaninha Industrial 100% Mdf Freijó/Preto Fosco F20 - Pradel é produzido em 100% MDF na escala de brilho Brilho e Fosco, e possui um grau de dificuldade de montagem: Médio. Seu revestimento/acabamento é: Pintura UV.

O objetivo é criar um equilíbrio visual: os materiais aparentes devem harmonizar-se com as cores e acessórios do espaço, mantendo uma estética minimalista e evitando excessos. O estilo industrial não busca esconder a funcionalidade, mas transformá-la em um elemento decorativo que complementa o ambiente sem sobrecarregá-lo.

Texturas e Cores para uma Casa com Estilo Industrial
 

Texturas

As texturas são marcantes, usadas em materiais brutos e com aspecto áspero:

  • Concreto: As texturas de concreto aparente, cimento queimado e tijolos são os mais comuns, dando um acabamento rústico que é a chave para o estilo industrial;
  • Metalizados: As texturas de materiais foscos, polidos e óxidos são muito usados, trazendo a identidade industrial através do toque;
  • Tecidos: O uso de texturas rústicas e de fibras naturais traz um toque rústico nas cortinas e tapetes, sem perder a identidade do estilo.

O(a) Balcão de Cozinha para Cooktop 4 Bocas Castanha 2 Portas 1 Prateleira Cinza/Freijó - Telasul é produzido em MDP na escala de brilho Semi-Brilho, e possui um grau de dificuldade de montagem: Médio. Seu revestimento/acabamento é: Finish Foil.

Cores

É muito utilizado cores neutras, metalizadas e vibrantes, cada uma deixa o ambiente com uma estética e vibração diferentes, valorizando a harmonia entre elas e destacando detalhes marcantes:

  • Cores Neutras: Preto, branco, cinza e marrom são cores muito usadas nas paredes, pisos e móveis, trazendo uma estética rústica que mantém a sobriedade característica do estilo;
  • Cores Metalizadas: Dourado, prata, cobre e champanhe são muito usados para realçar os detalhes decorativos, luminárias ou estruturas metálicas, trazendo um ar de sofisticação sem perder o estilo industrial;
  • Cores Vibrantes: Azul, amarelo e vermelho são usadas de forma estratégica para adicionar cor e personalidade ao ambiente, sem sobrecarregar as cores neutras.

Uma dica de como usar essas cores é a regra do 60-30-10:

60% cores neutras;
30% metalizados/texturas;
10% cores vibrantes.

Iluminação e Luminárias
 

No estilo industrial, a iluminação natural é muito valorizada, aproveitando a luz com paredes abertas e janelas grandes. Para a iluminação artificial, é muito usado trilhos de iluminação, lustres pendentes e luminárias que tenham um design rústico e minimalista. Use lâmpadas com filamento LED de formato industrial, que sejam feitas de materiais como aço, metal ou vidro.

O(a) Aparador 1 Gaveta 1 Prateleira 100% Mdf F47 Freijó/Preto Fosco - Pradel é produzido em MDF na escala de brilho Brilho e Fosco, e possui um grau de dificuldade de montagem: Médio. Seu revestimento/acabamento é: Pintura UV.

Uma iluminação geral ou um conjunto de luminárias – parede e chão – vão ajudar a criar camadas de luz nos ambientes. Use as luminárias de diferentes formatos, lustres com múltiplos braços, luminárias com cúpulas de tecidos e base de metal. Não esquecendo de criar uma harmonia entre todos os elementos.

Móveis e Minimalismo
 

Os móveis têm uma característica específica de usar materiais brutos como madeira maciça e couro. Geralmente, eles têm um acabamento minimalista e uma definição geométrica forte, o uso de estruturas e acabamentos metálicos reforça a estética funcional.

O(a) Poltona Italia Corano Durango - Vian é produzido em Madeira Maciça na escala de brilho Semi-Brilho, e possui um grau de dificuldade de montagem: Médio. Seu revestimento/acabamento é: Corino.

Sofás e cadeiras em couro com acabamento de aço dão um toque rústico, criando um equilíbrio com a modernidade. Misturando texturas e cores sóbrias em decorações e móveis, trazendo o design robusto e detalhes que reforçam a estética industrial.

Sustentabilidade do Estilo Industrial
 

O estilo industrial prioriza o reaproveitamento dos materiais, espaços e construções que já foram fábricas ou armazéns, valorizando o reaproveitamento desses locais. Não somente isso, como também aproveitar materiais que ainda estão em seu estado bruto, sem acabamento e com sinal de uso. Aproveitando também a iluminação natural e ventilação com as grandes janelas, adaptando-se a diferentes ambientes e tornando-se uma opção versátil e prática.

O(a) Mesa Bistrô com 2 Banquetas Milão Preto - Art Panta é produzido em Aço na escala de brilho Semi-Fosco, e possui um grau de dificuldade de montagem: Médio. Seu revestimento/acabamento é: Pintura UV e Epóxi.

Acompanhe nas redes sociais

Comentários

Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.