A nossa sala de estar é muito mais do que um simples cômodo, ela é a alma da casa. É o espaço onde podemos expressar nossa personalidade e mostrar quem realmente somos através da decoração. Para que isso aconteça, é fundamental que o ambiente seja agradável e funcional. Com um layout estratégico, uma paleta de cores bem definida e uma iluminação inteligente, você pode transformar sua sala no lugar dos seus sonhos. Neste guia, você encontrará tudo o que é necessário para criar a sala de estar perfeita!
O primeiro passo para ter uma sala de estar com a sua personalidade é definir o estilo ideal. Esse estilo precisa ser funcional e se adequar à rotina da sua família. Por isso, considere quem usará o espaço. Se você mora sozinho, pode ousar mais nas escolhas, já que será o único a utilizar o ambiente diariamente. Já se mora com a família e tem crianças, o ideal é optar por um estilo mais resistente. O minimalismo, por exemplo, tende a usar tecidos mais leves e menos resistentes, ao contrário do estilo moderno.
Um layout inteligente para a sala de estar valoriza a funcionalidade e a amplitude do ambiente, seja ele pequeno ou grande. Ele considera todos os passos essenciais para criar um espaço aconchegante e otimizado. Veja como ter um layoutinteligente:
Espaço:
Para começar a planejar o layout ideal, é preciso pensar no espaço da sua sala. Se ela for integrada a outro ambiente, você precisa criar uma fluidez ao delimitar as áreas. Isso pode ser feito com um móvel, como um aparador, ou até mesmo com um tapete. É ideal que essa delimitação seja harmônica, para manter a sensação de amplitude e fluidez no ambiente.
Além disso, ao planejar o layout, você precisa pensar nos móveis e onde eles vão ficar. A melhor opção são aqueles que otimizam seu espaço e sua rotina diária. Você pode optar por móveis planejados ou funcionais, que garantirão uma sala de estar prática e eficiente, otimizando o espaço disponível.
Fluxo:
Um dos pontos cruciais do layout é o fluxo de circulação, que muitas vezes pode ser prejudicado por um mau planejamento. Para evitar esses erros, crie “zonas” na sua sala de estar, como a de convívio principal, a do bar ou aparador, ou a de leitura. Essas zonas são definidas de acordo com as suas necessidades. Com elas, você consegue planejar um melhor fluxo de pessoas, evitando que os móveis bloqueiem os caminhos.
Iluminação:
A iluminação também deve ser planejada nesta etapa. Para ter um ambiente confortável, use luzes difusas de tons amarelados. Planeje pontos de luz em locais estratégicos, como ao lado do sofá, no centro do teto e sobre a mesa de canto.
A paleta de cores pode transformar ou arruinar a estética do seu ambiente. Para não tomar decisões erradas, considere o tamanho da sala, o estilo de decoração escolhido e a psicologia das cores, que podem criar uma atmosfera relaxante.
Uma dica que pode ajudar a criar o ambiente perfeito é usar a regra 60-30-10:
Usando essa regra, você consegue criar um ambiente equilibrado e confortável. Se tiver dificuldade para escolher as cores, preparamos um post especial para te ajudar a escolher as cores para cada ambiente do seu lar, incluindo a sala de estar.
Por último, você precisa escolher os móveis ideais para a sua sala de estar. Com o planejamento do layout e a paleta de cores já decididos, tudo fica mais fácil. Você já tem as medidas ideais, sabe qual será a melhor disposição dos móveis e qual estilo seguir. Como a maior parte do trabalho já foi feita, vamos dar algumas dicas para escolher e usar os móveis principais:
Como já mencionado, a iluminação é um ponto muito importante para trazer aconchego e conforto para a sala de estar. Para ter uma iluminação estratégica, utilize camadas, combinando a iluminação geral, a pontual e a de destaque.
Para a sala de estar – e outros ambientes de convivência –, dê preferência a uma luz quente, entre 2700K e 3000K, para deixar o ambiente mais confortável e aconchegante. A luz fria pode deixar o ambiente com um aspecto frio e é mais indicada para locais que exigem concentração.
Os tecidos e estofados são um ponto muito importante a ser considerado. Eles precisam ser resistentes a manchas, principalmente em casas com crianças ou animais, além de trazerem conforto e terem fácil manutenção.
Os tecidos mais usados na sala de estar são:
A sala de estar é um espaço de convívio, onde você recebe visitas especiais, familiares e amigos. Deixar esse ambiente com um toque pessoal é essencial. Para isso, exponha suas fotos e quadros com pessoas especiais, seja na estante ou criando um “cantinho da memória” em uma zona da sala. Além disso, traga lembranças de viagens, como souvenirs, fotos e itens que remetam a esses momentos. Você também pode incluir objetos que reflitam seus gostos pessoais e hobbies.
A transformação da sua sala de estar pode começar com pequenos passos, como trocar as almofadas e os tapetes, ou adicionar um quadro e uma planta. Passo a passo – mesmo que lentamente –, você chegará ao resultado perfeito. Afinal, a sala de estar ideal não é aquela das revistas, mas sim aquela em que você se sente acolhido e confortável, e que carrega a sua personalidade!
Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.