Olá, visitante!
Entre ou Cadastre-se
00 itens
Esquenta
Black Friday
Corra enquanto ainda há tempo! Produtos com até 40% OFF!
Tempo restante:
00horas
:
00minutos
:
00segundos
0 comentários

Dicas para escolher um Berço

Os bebês passarão boa parte do início de sua infância em um berço, e com tantas opções disponíveis no mercado, fica difícil decidir qual a melhor para o seu pequenino, por isso, separamos algumas dicas de como escolher um berço para facilitar a sua procura.

Como escolher um berço Foto 1

Especificações de segurança do Inmetro

Antes de pensar em modelos e decoração de berço, você precisa estar atento quanto à segurança do mesmo, afinal, é no berço que os bebês ficam sem supervisão integral, então necessitamos escolher uma peça que não venha apresentar nenhum perigo aos pequenos.
Desde 2010 os berços devem apresentar o selo do Inmetro, assim garantem que foram fabricados de acordo com os padrões de segurança e ergonomia definidos pela legislação, os quais são:

•    A distância entre o estrado e as laterais do berço não podem passar de 2,5 cm, pois assim não há o risco de os bebês prenderem seus pés ou mãos no espaço;

•    O espaçamento entre cada ripa da grade não pode ultrapassar os 6,0 cm, para que as crianças não caiam ou prendam o pescoço nesta abertura;

•    A altura da grade deve ser de no mínimo 60,0 cm, pois assim evitamos com que as crianças pulem quando crescerem um pouco;

•    Bordas e laterais salientes no berço devem ser arredondados;

•    Os materiais utilizados na fabricação do berço devem ser atóxicos, inclusive a tinta;

•    O berço não deve possuir farpas ou parafusos aparentes.

E caso você tenha em mente mandar fazer um berço sob medida para o seu pequeno, não se esqueça de mandar estes padrões para o seu marceneiro, para que o berço desejado tenha a segurança ideal.

Como escolher um berço Foto 2

Modelos de berço

Você irá encontrar uma infinidade de modelos de berços por aí, e para lhe deixar por dentro do assunto e facilitar a sua escolha, separamos aqui algumas opções de berços disponíveis:

•    Berço americano

Este modelo de berço é o mais comum, aquele que encontramos facilmente em qualquer loja, baseado no modelo americano, ele já é o queridinho também na Europa.

Como escolher um berço Foto 3

•    Berço desmontável

O berço desmontável é ótimo para levar na viagem, seja em um acampamento ou na casa de amigos, você consegue montar esta peça facilmente e acomodar o seu pequenino com segurança na hora que o sono bater.

Esta também é uma opção multifuncional, pois quando o bebê crescer um pouco, você pode utilizar esta peça como um “chiqueirinho”, um local delimitado para a criança brincar.

Como escolher um berço Foto 4

•    Berço Moisés

Este modelo na verdade é um mini berço, ótimo para bebês recém-nascidos, pois com seu tamanho reduzido, você consegue coloca-lo em seu quarto para monitorar o seu pequeno nos primeiros dias de vida sem ocupar muito espaço.

Você encontrará este tipo de berço tanto imitando um berço americano só que com tamanho reduzido, como um que se parece com um pequeno cesto, e a sua escolha deve ser feita de acordo com o seu gosto.

Como escolher um berço Foto 5

•    Berço oval

O berço oval é ótimo para quem quer dar um toque despojado ao quarto do seu pimpolho, esta peça com certeza será o destaque da decoração, mas lembre-se que nem sempre será fácil encontrar lençol para este modelo.

Como escolher um berço Foto 6

•    Berço provençal

O estilo provençal é uma ótima escolha na hora de montar o quarto do seu pequenino, afinal, este design traz ao ambiente um toque de elegância e sofisticação, deixando o cômodo com a cara da realeza para o seu pequeno príncipe ou princesa.

Como escolher um berço Foto 7

•    Berço com rodinhas

O berço com rodinhas facilita muito na hora de limpar o cômodo, porém ele deve ter um bom sistema de travas para que não haja nenhum acidente quando o seu bebê começar a se movimentar dentro dele.

Como escolher um berço Foto 8

•    Berço que vira cama

Este berço multifuncional é ótimo para acompanhar o crescimento do seu filho, pois quando o berço não for mais viável, você pode transforma-lo em uma cama, e assim que ela não for mais funcional, você ainda poderá transformar a peça em um pequeno sofá para o quarto.

E não podemos deixar de falar que esta é uma ótima opção para quem deseja economizar, pois uma única peça poderá ser utilizada por vários anos.

Como escolher um berço Foto 9

•    Berço com cômoda

O Berço com cômoda é uma boa opção para quem tem pouco espaço ou está com o orçamento reduzido, pois eu um único móvel você terá o berço, a cômoda para guardar as roupinhas, e ainda poderá encaixar um trocador na parte de cima da mesma, sem esquecer de mencionar, que a maioria ainda vem acoplado com uma bicama.

Como escolher um berço Foto 10

•    Berço acoplado

Conhecido também como bedside sleepers ou co-sleepers, este modelo é muito prático, ele consiste em um pequeno berço que fica acoplado na cama do casal, o que facilita na hora de amamentar e ficar de olho no pequeno durante a noite, sem que a privacidade de espaço da cama seja invadida.

Como escolher um berço Foto 10

E então, já sabe qual modelinho é o seu preferido?

Qual o tamanho ideal?

Não há um tamanho ideal para o berço, você deverá escolher um modelo que atenda tanto as necessidade do bebê quanto as dos pais. 

Para definir o tamanho ideal, você deve saber o espaço disponível que você tem no quarto do pequenino ou no quarto do casal para acomodar esta peça.

Depois, você deve ter em mente que uma opção maior atenderá as necessidades da criança por mais tempo, o que também ajudará a reduzir custos, pois assim você não terá a necessidade de comprar um novo berço assim que seu bebê crescer um pouco.

Mas o tamanho médio de um berço comum fica entre 1,30 m de comprimento por 0,70 m de largura, onde estas medidas são da parte interna, o móvel completo deve possuir em média 1,50 x 0,80.

Como escolher um berço Foto 11

Colchão e travesseiros ideais para o berço

Não basta escolher um berço seguro, você deve estar atento também ao modelo do colchão para o bebê, afinal, os bebês necessitam estar confortáveis para ter um bom sono, pois dormir bem afeta tanto o humor dos pequeninos como sua alimentação, desenvolvimento físico e mental.

Na hora de escolher o colchão, dê preferência ao de espuma, mas esta deve ter aproximadamente densidade 18, pois um colchão muito mole pode permitir uma posição que envolva o bebê e o mesmo pode sufocar, por isso o colchão deve ser mais durinho.

Há também opções de colchões com sistema anti-refluxo, onde uma das partes do colchão pode ser inclinada, mas esta opção só é indicada para bebês que realmente possuam este probleminha.

E quanto ao travesseiro? Este NUNCA deve estar presente dentro do berço! Especialistas reprovam o uso deste item, pois este acessório pode causar sufocamento nos pequeninos.

Como escolher um berço Foto 12

E se você está em busca do berço ideal para compor o quartinho do seu pimpolho, basta seguir as nossas dicas que não haverá erro na hora da escolha, mas lembre-se que a segurança deve ser o primeiro item a ser levado em conta, afinal, segurança em primeiro lugar!

Publicidade

Acompanhe nas redes sociais

Os mais vendidos

Comentários