Olá, visitante!
Entre ou Cadastre-se
00 itens
0 comentários

Dicas para montar uma cozinha com móveis planejados

Ter um projeto personalizado e dedicado de cozinha planejada é o sonho de muitos na hora de construir e reformar. Com a popularização de lojas e fabricantes especializados, é cada vez mais comum a procura por móveis sob medida, ao contrário das cozinhas moduladas com tamanhos e formatos pré-definidos, resultando em uma ambiente organizado e adaptado ao gosto dos moradores da residência. E neste artigo, abordaremos as principais vantagens dos móveis planejados para a cozinha, as marcas mais conhecidas que realizam este tipo de projeto e que caíram no gosto dos consumidores, assim como dicas adicionais:

Vantagens de investir em móveis planejados para a cozinha  

Dicas para montar uma cozinha com móveis planejados Foto 1

Durabilidade dos móveis planejados

De início, um projeto personalizado pode parecer menos vantajoso em relação ao investimento necessário, mas uma cozinha planejada tem o potencial de durar por muito mais tempo do que móveis mais acessíveis. A qualidade dos materiais, acabamentos, puxadores e ferragens são mais resistentes ao desgaste de uso.

Harmonia dos móveis na cozinha planejada

Harmonia é a palavra-chave em destaque em projetos planejados de cozinha. Com o levantamento e especificações da área disponível, o projeto é elaborado por um projetista profissional capacitado na área, unindo a praticidade, funcionalidade e levando em consideração as especificidades que o cliente mais quer em sua cozinha. Uma união útil e agradável para quem quer o ambiente perfeito.

Atenção especial aos armários planejados

Dicas para montar uma cozinha com móveis planejados Foto 2

Os armários de cozinha planejados requerem atenção especial, principalmente em relação aos materiais escolhidos. Via de regra, em lojas de móveis planejados, a escolha do material se dá entre MDF ou MDP — entenda a diferença:

O MDF é formado por fibras de madeira e além de ser uniforme, permite acabamentos mais sofisticados. É recomendado para as áreas visíveis (externa) dos móveis da cozinha, já o MDP pode ser utilizado nas partes internas, barateando o custo total do projeto.

O vidro é outro material que deve ser considerado e que pode deixar o projeto mais moderno, fácil de utilizar e limpar. Com ampla gama de cores, o vidro pode ser instalado em portas e gavetas dos armários de cozinha, conferindo um toque especial e brilhante para qualquer projeto.

Em relação as medidas recomendadas, os armários abaixo da bancada da cozinha devem ter uma distância do piso para manter a tarefa da limpeza facilitada, além de preservar o material: 20 centímetros são o suficiente. O espaço entre a bancada e os armários superiores devem ter no mínimo 60 centímetros, mantendo a ergonomia e a facilidade do uso adequado no dia a dia.

Dicas em relação a móveis planejados para cozinha

Antes de iniciar qualquer projeto, o recomendado é ter em mente quais são as suas reais necessidades, além das limitações que seu espaço apresenta, se for o caso. Com espaços cada vez mais reduzidos em apartamentos e empreendimentos em geral, o espaço pode ser um limitador e algumas opções devem ser descartadas.

A circulação e a quantidade de pessoas que vão residir no local influenciam diretamente no tamanho e nas especificações da cozinha. O projeto deve contemplar se a cozinha abrigará com rotina refeições no local por exemplo. Assim como o uso de uma ilha de cozinha com bancada, exaustores, espaço para refrigeradores duplex, encanamentos necessários, quantidade de utensílios e eletroeletrônicos, assim como o armazenamento de objetos em geral, dispensa e assim por diante. Elabore um perfil sobre o qual o projeto deverá se basear ao entrar em contato com cada projetista.

Orçamento mais reduzido e um projeto simples para cozinha

A aquisição de um projeto personalizado e sofisticado não é a realidade em todos os casos, por isso é importante ressaltar que é possível sim montar uma cozinha simples  e funcional com mobiliários mais acessíveis e ainda assim ter um resultado surpreendente, em combinação com uma decoração moderna e elegante. Siga estas dicas:

Uso do branco e cores neutras

Dicas para montar uma cozinha com móveis planejados Foto 3

Uma saída para manter o ambiente sempre limpo é usando cores neutras como o cinza, bege ou branco. Especialmente em ambientes pequenos, é necessário destacar a amplitude para ofuscar a área pequena.

Flexibilidade

Dicas para montar uma cozinha com móveis planejados Foto 4

Adapte a cozinha as suas necessidades com móveis, prateleiras e espaços para dispor seus utensílios favoritos da cozinha. Mantenha a funciondalide, mesmo em uma cozinha simples.

Cores

Dicas para montar uma cozinha com móveis planejados Foto 5

Escolha um ponto de destaque para a decoração da sua cozinha e aqui vale usar do atributo da pintura e revestimento de móveis. Cores marcantes mudam a cara da sua cozinha e podem destacar uma personalidade mais criativa e alegre dos moradores.

Parede lousa

Dicas para montar uma cozinha com móveis planejados Foto 6

A tinta lousa pode ser aplicada como quadro de recados e até mesmo para lista de compras e espaço para receitas prediletas. Use a criatividade!

Geladeira adesivada

Dicas para montar uma cozinha com móveis planejados Foto 7

Se você possui uma geladeira mais antiga, que tal renovar a sua aparencia com adesivos personalizados ao invés de comprar uma nova?

Para estas e outras dicas de decoração, acesse este blog sobre o assunto.

Publicidade

Acompanhe nas redes sociais

Os mais vendidos

Comentários