A decoração rústica, além de valorizar o natural, é um estilo elegante e sofisticado. No entanto, muitas vezes não conseguimos equilibrar e fazer as escolhas de forma correta, deixando o ambiente visualmente poluído. Para isso, criamos este guia que, além de apresentar os princípios essenciais para a decoração rústica, oferece dicas que vão ajudar você a adaptar esse estilo no seu lar, desde acessórios decorativos até os móveis sem erros.
A decoração rústica é um estilo que busca trazer aconchego e tranquilidade ao lar, destacando principalmente os elementos naturais e com acabamento simples. Este estilo remete à vida no campo, sendo como uma extensão da natureza para dentro de casa. É caracterizado principalmente pelo uso de materiais naturais e texturas rugosas que proporcionam essa conexão com o mundo exterior.
Os acessórios de decoração normalmente são de artesanatos com um acabamento rugoso. O estilo valoriza muito o uso de elementos como madeira, pedra e barro, muitas vezes combinados com cores terrosas, ajudando a reforçar a sensação de ambiente acolhedor.
Na decoração rústica, encontramos muitos materiais naturais que ajudam a trazer toda a estética e design rústico. Os principais materiais usados são a madeira maciça, pedras naturais, metais e tecidos naturais, que muitas vezes são combinados com cimento queimado ou tijolos aparentes.
Vamos descobrir como usá-los na decoração rústica do seu lar:
A iluminação rústica muitas vezes é combinada com outros elementos como a madeira ou ferro, principalmente para fazer a base. Um exemplo muito comum são as luminárias com base de ferro e vidro âmbar, essa combinação traz um toque acolhedor e rústico. Outro fator é que, para essa iluminação, você pode usar apenas o foco, de preferência em tons amarelados e em uma iluminação indireta para trazer mais conforto e acolhimento para seu ambiente.
Para ter a paleta perfeita para decoração rústica, é preciso fazer uma escolha entre as cores e texturas que, juntas, trazem aconchego e uma sensação de contato com a natureza.
As cores mais usadas são os tons terrosos – marrom, ocre, bege e verde – que são ideais para as paredes, móveis e acessórios de decoração. Podem ser combinadas com tons quentes como o amarelo, laranja e o vermelho, que reforçam ainda mais a sensação de aconchego. Para não deixar o ambiente visualmente poluído com muitas cores, você pode adicionar cores neutras para equilibrar.
Assim como já falamos, as texturas mais comuns são da madeira e da pedra, essas podem trazer uma sensação áspera e desgastada para o ambiente, combinando perfeitamente com a decoração rústica. Além disso, os tecidos naturais ajudam a complementar o ambiente com sua textura e aparência. Para que o ambiente não fique pesado, é ideal que se pense nas texturas junto das cores, criando um ambiente harmônico com o toque certo do rústico.
Bem, você já deve ter uma imaginação de como os móveis para a decoração rústica devem ser, não é? Você deve optar por móveis que possuem um acabamento natural e envelhecido, principalmente por móveis de madeira maciça que, além de duráveis, são o material chave para a decoração rústica. Esses também devem possuir pouco brilho e valorizar a beleza natural da madeira. Pense não somente no conforto, mas também na funcionalidade e na harmonia do móvel com o resto do ambiente, assim tendo uma ótima combinação com os outros materiais, cores e texturas.
Para sua sala de estar rústica, você pode optar por uma decoração com uma letra em metal, móveis estofados de fibras naturais que vão culminar com os móveis de madeira, lembrando sempre de valorizar as texturas ásperas e as imperfeições. Além disso, você pode fazer uma combinação do piso de cimento queimado com paredes de tijolos.
Nas cozinhas, opte por bancadas de madeira com pedras de cimento queimado ou com toque rugoso. Fazendo uma combinação com as paredes de tijolos ou até mesmo com paredes de madeira maciça. Para os eletrodomésticos, dê preferência a aqueles que são de aço inoxidável, que vão combinar perfeitamente com a decoração rústica.
Para ter um banheiro rústico é muito simples, você pode optar por paredes de pedras como um ponto de decoração e para o resto do banheiro usar um tom neutro. Além disso, para a parte da bancada do banheiro, você pode usar spots de ferro para trazer uma iluminação mais focada, sem esquecer de usar móveis de madeira rústica. Se você quiser arriscar mais, use uma pia de pedra, que será o ponto de destaque do seu banheiro rústico.
O quarto é o nosso refúgio da paz, você pode optar por camas de madeira, combinando com um conjunto de roupa de cama de tons neutros de tecidos como o algodão ou o linho. Além disso, você pode optar por uma parede de decoração com tijolos à vista junto com um piso de madeira, criando assim um ambiente aconchegante.
Na área externa, você pode apostar em detalhes de iluminação amarela com lanternas rústicas, que vão ajudar a deixar o espaço acolhedor, junto de móveis que sejam resistentes à exposição climática, mas que ainda tragam uma textura rugosa para seu ambiente.
Como vimos, a decoração rústica valoriza muito a natureza, então não podemos esquecer de falar das flores, que trazem a natureza para dentro de casa. Elas são um dos elementos principais para ter um ambiente acolhedor, opte por plantas como a samambaia, cactos, jiboias, palmeiras e heras que, além de se adaptarem muito bem a espaços internos, quando combinadas com arranjos de flores como os lírios da paz, violetas ou as orquídeas, além de trazer elegância para seu lar, trazem o toque natural necessário para o rústico do seu lar.
Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.