Independentemente do tamanho, a sala de estar geralmente é centralizadora de todas as interações e encontros que acontecem em um lar. É na sala de estar que reunimos os amigos em uma sexta-feira à noite, ou descansamos após o almoço de domingo, A sala guarda as melhores lembranças de uma casa, porque é nela que compartilhamos a nossa presença.
Criar uma atmosfera aconchegante, é, portanto, indispensável na hora de decorar este ambiente. caso sua sala seja pequena e você não tenha ideia de por onde começar a jornada dessa decoração, separamos algumas dicas que podem ajudar você a tomar algumas decisões em relação a sua sala:
É impossível pensar em uma sala de estar e não pensar em um sofá para estar.
Diria que o primeiro passo para quem quer montar uma sala aconchegante, é pensar em um sofá adequado ao tamanho do ambiente. Se sua sala é pequena, invista em um sofá de apenas dois lugares. Evite sofás que reclinam ou que são retráteis, pois eles podem acabar ocupando um espaço desnecessário da sua sala e diminuir os caminhos de passagem, por exemplo. Ao escolher um sofá de dois lugares, você verá que nele cabem três pessoas, o ambiente não ficará pesado com aquelas separações marcantes que um sofá de três ou quatro lugares possui.
Outro aspecto importante a ser considerado na hora da escolha do sofá, é a sua cor. Procure sofás de cores sóbrias para compor a decoração, como cinza, bege, camurça, marrom, grafite..., Mas atenção: cores muito escuras tendem a diminuir o ambiente! No entanto, se você já tem o sofá e ele possui uma tonalidade mais escura, sinta-se livre para brincar com mantas e fazer sobreposições com almofadas. Desde que seja confortável para você e sua família, faça ajustes!
Aqui cabe ainda uma dica final: se você acha que sua sala é pequena para receber dois sofás, mas um único sofá não dá conta de abraçar todas as pessoas que lhe visitam, você pode optar por dispor poltronas ou cadeiras modernas na sua sala. Elas podem ficar uma ao lado da outra, ou podem ficar uma de frentre para a outra, ou ainda, você pode colocar uma em cada lado do seu rack. Existem ainda, os puffs, que são super confortáveis e fáceis de movimentar... enfim, as possibilidades são várias, e você pode brincar com as escolhas respeitando o seu estilo.
O tapete ou os tapetes são super amigos da composição de um ambiente no momento da decoração. Você deve se atentar, primeriamente, ao seu estilo e qual a função do tapete na sua sala de estar. Geralmente, o tapete proporciona um ambiente mais aconchegante e até mais descontraído, permitindo que você e a sua visita tirem os sapatos e fiquem mais relaxados! Uma boa pedida, por exemplo, são os tapetes felpudos e que possuem uma trama mais grossa. caso você tenha pets, uma boa sugestão é procurar por tapetes mais leves e cujos os fios sejam mais baixos, assim facilita na hora de limpar e até de colocar para lavar. Há algumas dicas que você deve utilizar na hora de escolher um tapete que orne com a decoração da sua sala: pense primeiramente em um tapete que esteja próximo ou dentro da paleta de cores do seu sofá. Essa etapa é importante porque você deve prender o seu tapete, pelo menos 10 ou 15 centímetros embaixo do sofá, essa disposição dará a impressão que a sua sala é maior. Além disso, sugere-se que o tapete seja mais largo que o sofá, para causar a ilusão de alongamento no ambiente.
Depois de posicionar o seu tapete embaixo do sofá, você pode fazer ainda, a sobreposição com um outro tapete mais colorido, ou com uma estampa que combine, com o tapete maior... existem diversas maneiras de combinar tapetes. Em ralação às estampas, se sua sala é pequena, dê preferência às estampas menores, pois estampas muito grandes tendem a tomar mais espaço visual do ambiente. Além disso, se seu tapete for listrado, por exemplo, a posição que você o coloca, pode causa um efeito visual reconfortante. isto é, se sua sala for mais longa e mais estreita, posicione o seu tapete de maneira que as listras fiquem na vertical, se a sua sala for mais curta, porém mais larga, posicione seu tapete de modo que as listras fiquem na horizontal. Esse posicionamento, valoriza a proporção da sua sala.
Além disso, você pode optar por colocar os outros objetos por cima do tapete, ou parcialmente, focando em um ambiente mais moderno e descontraído.
A mesa de centro é um móvel que compõe o estilo da sala que você escolheu. Existem diversas mesas, dos mais variados acabamentos. mas as dicas que deixamos aqui são pensadas para salas pequenas, portanto, abuse de mesas cujo material seja mais refinado, como metais leves e madeira, você pode utilizar também uma mesa de centro que seja espelhada, pois o reflexo dos outros móveis causam a ilusão de uma sala maior. Além disso, existem mesas de centro que são consideradas "invisíveis", já que seu material é feito em acrílico. Mas se sua sala for muito pequena, e você não quiser uma mesa no meio do caminho, porém precisa de um apoio para controle e para o seu balde de pipoca, você pode optar por uma mesa de canto. Atualmente, podemos encontrar modelos diversos para cada estilo, desde mesas de canto com gavetas, que otimizam o espaço de outros utensílios da sala, como controle remoto, controle de ar condicionado... Até mesas pequenas e leves que encaixam no seu sofá! Procure uma mesa que se adapte ao seu estilo e ao seu ambiente.
As cortinas compõem o grande espectro da decoração junto ao sofá e aos tapetes, isso porque, geralmente, eals cobrem as janelas, e a luz que adentra a sua sala pode (ou não) iluminar e aumentar o ambiente. quando pensar na cortina, é ideal que ela seja de uma cor clara e que permita que a luz passe apara dentro do espaço, mesmo que esteja fechada. Portanto, dê preferência a cortinas brancas, beges, off-white, por exemplo. Pense também no tamanho, embora você deva seguir seu estilo e aquilo que cabe no seu bolso, invista em uma cortina que vá quase até o chão e que cubra por completo a largura da sua janela. Desta maneira, você confere ao ambiente um certo alongamento e uma ilusão de maior espacialidade. Além disso, cortinas claras deixam o ambiente mais requintado, independentemente do estilo que você decidir seguir.
O rack ou a estante que vai compor a sua sala é o móvel para onde sua atenção ficará direcionada por um certo tempo, já que geralmente é nele que colocamos a televisão e objetos de nossa predileção. O rack deve seguir a linha de estilo que você optou e deve também conversar com os grandes objetos, como o tapete e o sofá. Existem diversos racks de diversos modelos no mercado e você pode escolher de acordo com sua preferência. Há estantes que são retrô e possuem um estilo vintage e que têm pés estreitos, permitindo que você possa ver o chão embaixo, essa é, por exemplo, uma ótima opção para quem tem a sala pequena, pois ver a continuidade do piso causa um efeito de aumento espacial, Outro estilo que proprorciona essa mesma ilusão de um ambiente maior, é o rack suspenso, que não possui pés. por fim, existem também os racks que são mais estreitos mas que vão até o chão. Uma boa dica caso você opte pelo rack que vai até o chão, é colocar uma ponta do tapete embaixo desse móvel, assim sua sala ficará bastante alongada, já que um pedaço do tapete ficará embaixo do sofá e o outro embaixo do rack!
As paredes da sua sala podem ser tão acolhedoras quanto todo o resto. Caso opte por quadros, procure variar os tamanhos e brincar com as quantidades, mas cuidado para não causar uma superlotação na sua parede e acabar diminuindo o espaço dela com muitas figuras. Dê preferência a quadros mais alongados e mais estreitos. outra boa pedida são os espelhos. Opte por espelhos longos e que ocupem um espaço perpendicular à sua parede. Caso esse estilo não esteja dentro da sua opção ou orçamento, você pode combinar os quadros alongados com espelhos no mesmo formato. Os espelhos, como já citado anteriormente, causam o efeito de aumentar a espacialidade da sua sala de estar.
Por fim, indicamos cores claras nas paredes também, pois assim facilitará o processo de descoberta do seu estilo e a combinação dos móveis entre si. Se você começar a sua decoração por uma parede muito colorida ou com muitas informações, você pode sentir dificuldade na hora de escolher sofá, puffs, mesa de centro, tapetes e cortinas... Por isso, sugerimos que a última coisa que você pense, seja na decoração das paredes. Assim, quando a sua sala estiver decorada por completo, você vai ver que há ainda, um lugar muito especial para deixar aquele retrato dos amigos e da família!