Olá visitante!
Entre ou Cadastre-se
00 itens
0 comentários

Decoração para cozinha pequena | Panorama Móveis

O que levar em conta na hora de decorar uma cozinha pequena? Nesse post, você irá conferir 6 pontos indispensáveis para montar uma cozinha dos sonhos para que além de linda ela seja super prática.

Antes de pensar que a cozinha é a nova sala de estar e querer que ela fique sempre linda, você deve ter em mente que é ali onde irá preparar as refeições, manusear panelas quentes e pesadas, lavar louças e guardar mantimentos. Duas palavras são indispensáveis nesse ambiente praticidade higiene

Layout ideal

O primeiro ponto que você deve levar em consideração na hora de montar uma cozinha pequena é o layout desse espaço, layout nada mais é que a disposição dos móveis no ambiente pensada de uma forma estratégica. O layout, nunca pode ser feito de qualquer jeito, ele precisa deixar o ambiente mais prático possível, para que você consiga usar o espaço da melhor maneira principalmente na cozinha que é um ambiente de serviço. O layout perfeito para uma cozinha pequena é sempre com a pia entre a geladeira e o fogão, sempre com a pia no meio, ajuda muito na correrida do dia a dia porque te permite trabalhar de uma maneira mais confortável e prática.

Se o fogão estiver ao lado da geladeira, lembre-se que o fogão esquenta muito e ainda mais se você usa várias vezes durante o dia, vai ser um problema para sua geladeira já que ela vai ter que trabalhar dobrado para gelar por conta do calor.

Bancada de cozinha

Ter uma bancada adequada é muito importante, porque ela é o ponto de apoio desse ambiente. É graças a bancada que você tem conforto e praticidade na hora de usar a cozinha, todos os serviços que você faz nesse ambiente irão passar por ela, você precisa se atentar a área de trabalho da bancada como por exemplo o tamanho dela, uma medida de comprimento bom é 1,20m para cozinha pequena. A cozinha precisa ter ao menos 2,50 de comprimento, precisa sobrar num lado 70cm para a geladeira, 1,20m para a bancada no meio e 60cm para o fogão de quatro bocas do outro lado, essas são as medidas mínimas para uma cozinha linear. Muita atenção, que quanto menor for a bancada, menor tem que ser a cuba da pia que vai dentro. Lembre de reservar uns 50cm sobre a cuba para colocar um escorredor de louça ou apoiar panelas, quanto a cuba, prefira as de inox para embutir que são muito mais práticas de higienizar e no caso de bancadas pequenas uma cuba de 40cm será mais que suficiente.

Fogão ou Cooktop

Uma dúvida muito frequente entre as pessoas é sobre qual optar, fogão ou cooktop? Na verdade o que você precisa saber é que quanto mais área de tampo tiver, mais funcional vai ser sua bancada. Lembre-se que se sua cozinha for pequena e você optar por um fogão, vai ficar um vão entre a bancada e o fogão, geralmente nesse espaço fica uma medida de 10 a 15 centímetros, isso é espaço perdido por isso tente fazer uso de um cooktop com fogão de embutir embaixo dele.

Cores da cozinha

A maioria das pessoas preferem uma cozinha com cores neutras ou uma cozinha toda branquinha sem cores fortes, mas a cozinha só de falar o nome a gente já pensa em tarefa doméstica e não tem como desvíncular da sensação e obrigação. Com as cores você consegue transformar a cozinha de um ambiente sem cor e sem graça num ambiente com vida e gostoso de ficar, as cores não precisam ser berrantes, escolhendo cores mais discretas nos móveis do ambiente. Também tem a possibilidade de você escolher um revestimento para a parede da sua cozinha, escolha um revestimento que seja fácil de limpar evitando ásperos ou com volumes salientes.

Organização

Outro ponto fundamental para cozinhas pequenas é a organização, parece meio óbvio mas a falta de organização é extramamente prejudicial para a estética de qualquer espaço e pior a gente acaba se acostumando com ela, além de feio acaba lhe atrapalhando na execução das suas tarefas diárias, então a organização não é só para manter a cozinha bonita mas também para manter a praticidade de trabalhar nela.

Móveis inteligentes

Você precisa de móveis coringas para um espaço pequeno e há também muitos essenciais, os móveis retráteis como exemplo, são muito necessários em uma cozinha linear como uma cozinha reta e pequena, as de apartamento geralmente são assim.

Acompanhe nas redes sociais

Comentários

Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.