Olá visitante!
Entre ou Cadastre-se
00 itens
0 comentários

Covid-19 (Coronavírus): Quais os Sintomas e Como Se Prevenir

Estamos passando por um momento delicado, uma pandemia se instalou no mundo, por isto hoje, a Panorama Móveis resolveu trazer algumas informações sobre o novo coronavírus, para lhe deixar por dentro do assunto, assim como dicas para que você possa se prevenir contra o temido Covid-19.

Compre seus móveis Home Office aqui na Panorama e pague em até 12x sem juros, até 50% OFF, entregamos para 100% do Brasil!

Covid-19 (Coronavírus): Quais os Sintomas e Como Se Prevenir

Diferença entre epidemia e pandemia

Primeiramente, é essencial saber a diferença entre epidemia e pandemia, e o porquê da última opção ser tão perigosa.

Epidemia é quando uma doença ocorre com uma frequência acima do comum em uma determinada região, e geralmente ocorre por um tempo limitado.

Já uma pandemia, situação que estamos vivendo no momento, é quando uma epidemia se alastra por diferentes países ao mesmo tempo, e normalmente não há como prever suas consequências, nem por quanto tempo ela será um risco para a população.

O que é o novo coronavírus (Covid-19)?

O Covid-19, é a linhagem mais recente descoberta da família dos coronavírus, os quais receberam este nome por causa de sua forma que lembra uma espécie de coroa.

O que é o novo coronavírus (Covid-19)?

A família de coronavírus é responsável por diversas doenças relacionadas à gripe, desde um resfriado mais leve, até doenças mais graves como a SARS-CoV, síndrome respiratória aguda grave.

Contaminação do Covid-19

A contaminação do Covid-19 se dá quando entramos em contato com o vírus, e isto pode ser através de contato com pessoas infectadas, ou quando tocamos superfícies contaminadas e logo após tocamos em nossa boca, olhos ou nariz.

É possível também contaminar-se com o novo coronavírus através do ar, quando há gotículas de alguém contaminado no ambiente.

Contaminação do Covid-19

Informação adicional: O Covid-19 pode permanecer vivo por 3 horas suspenso no ar em ambientes fechados, 4 horas em uma superfície de cobre, 24 horas em uma superfície de papel ou papelão, e entre 2 e 3 dias em superfícies de plástico ou aço inox.

Sintomas do novo coronavírus

Os sintomas do novo coronavírus se assemelham ao de uma gripe comum, como febre, cansaço e tosse seca, entretanto, algumas pessoas infectadas com Covid-19 podem apresentar também dor de garganta, corrimento nasal e até diarreia.

Normalmente, cerca de 80% das pessoas contaminadas se recuperam sem precisar de cuidados especiais, mas há casos onde a doença se agrava, e os infectados podem desenvolver dificuldades respiratórias, SARS-CoV, pneumonia, insuficiência renal, e até mesmo vir a óbito por causa do Covid-19.

Como o Covid-19 apresenta sintomas próximos ao de uma gripe comum ou outras alergias, como a rinite, por exemplo, ao apresentar algum sintoma, o ideal é entrar em contato com profissionais da saúde de sua cidade e relatar o que você está sentindo.

Sintomas do novo coronavírus

Os profissionais irão fazer uma triagem, acompanhando seus sintomas, e caso julguem necessário, irão realizar o teste para confirmar se o seu caso é Covid-19 ou não, e então determinaram o melhor tratamento de acordo com a sua situação.

Mas se cerca de 80% dos infectados com o novo coronavírus se recuperam de maneira simples, por que esta doença está sendo tão temida? Simplesmente por conta de seu alto grau de disseminação.

Como o Covid-19 se espalha muito rapidamente, o risco de atingir uma pessoa que está no denominado “grupo de risco” é alto, e este grupo com características específicas, contém pessoas que podem desenvolver os sintomas mais graves da doença, correndo um grande risco de vir a óbito.

Grupo de risco do Covid-19

O grupo de risco em relação à esta doença é composto por pessoas com mais de 60 anos, assim como pessoas que apresentam doenças crônicas, como diabetes ou hipertensão.

Grupo de risco do Covid-19

Quem possui problemas cardíacos ou respiratórios também se encaixam neste grupo, assim como quem apresenta um organismo imunossuprimido, ou seja, que possuem baixa imunidade, baixa capacidade de lidar com vírus e bactérias, como pessoas que estão em tratamento contra o câncer, ou apresentam uma doença autoimune como o lúpus, por exemplo.

Pessoas que fazem o uso de medicamentos que diminuem a imunidade também devem ter um cuidado maior em relação ao novo coronavírus.

Dicas para se prevenir contra o coronavírus

Em primeiro lugar, para evitar a propagação do Covid-19, a recomendação atual é manter-se dentro de casa, assim como em outros países, o Brasil está em quarentena, e fora serviços essenciais, a população deve permanecer em suas residências.

Mas além da quarentena, há outras recomendações para evitar a contaminação e a propagação do novo coronavírus, confira:

- Lave as mãos frequentemente com água e sabão, e se estiver longe de uma torneira, higienize as mãos com álcool 70%;

Dicas para se prevenir contra o coronavírus

- Uma dica bacana é fazer um gargarejo com uma solução fraca de água com vinagre, caso o vírus já esteja alojado em sua garganta, é possível elimina-lo antes que chegue ao seu pulmão;

- Beber água várias vezes durante o dia também é uma ótima ideia;

- Evite aglomerações, principalmente se você estiver doente;

- Mantenha no mínimo 1 metro de distância entre você e outra pessoa que aparentemente esteja adoentado, e possa vir a tossir ou espirrar;

- Ao tossir ou espirrar cubra a boca e o nariz com um pano ou com o cotovelo;

- Evite encostar nos olhos, boca ou nariz, pois estas partes podem servir de porta de entrada para o vírus entrar em seu organismo;

- Mantenha as janelas abertas e os ambientes bem ventilados;

Mantenha as janelas abertas e os ambientes bem ventilados

- Não compartilhe objetos pessoais, como toalhas, copos ou até mesmo talheres;

- Evite fazer visitas a pessoas que se encontram no grupo de risco, mesmo que você não apresente nenhum sintoma;

-  Uso de luvas ou lenços descartáveis é uma boa opção para evitar tocar as superfícies diretamente com as mãos;

- E o uso de máscara? Este é só indicado para pessoas que apresentem sintomas, para evitar que passem o vírus adiante, pessoas saudáveis, devem evitar o uso de máscaras, pois estas criam um ambiente propício para o desenvolvimento do vírus.

E o uso de máscara?

- Manter uma alimentação saudável, uma rotina de exercícios, evitar o hábito de fumar, e diminuir o consumo de álcool, também são as recomendações da OMS – Organização Mundial de Saúde, para este período de quarentena.

Protocolo de cuidados ao entrar em casa

E caso você necessite sair de casa durante a quarentena, há algumas recomendações que devem ser seguidas para reduzir o risco de trazer o Covid-19 para dentro de sua casa, tais como:

- Não tocar em nada ao chegar em casa antes de fazer uma higienização;

- Retire os sapatos antes de entrar, ou logo após passar pela porta;

- Vá direto para o banho, se não puder, lave com água e sabão todas as áreas expostas;

- Retire a roupa e coloque em uma sacola dentro do cesto de roupas sujas;

Retire a roupa e coloque em uma sacola dentro do cesto de roupas sujas

-  Deixe objetos como chaves, bolsa ou carteira em um suporte ou uma caixa na entrada de casa;

- Limpe as embalagens que trouxer antes de guarda-las, assim como seu celular e óculos, com água e sabão ou álcool 70%;

- E caso tenha saído com seu pet, higienize as patas do mesmo antes de deixa-lo entrar em casa.

E caso tenha saído com seu pet, higienize as patas do mesmo antes de deixa-lo entrar em casa

Se cada um de nós fizer a nossa parte, faremos com que as consequências da pandemia de Covid-19 sejam reduzidas em nosso país. Se souber mais alguma informação relevante sobre o tema, não hesite em nos contar nos comentários.

Acompanhe nas redes sociais

Comentários

Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.