Conhece a umidade ascendente? Aquela trinca ou marcas de bolor que dão em cima do rodap, ou o mofo na parede, você sabia que esses problemas podem estar vindo da sua fundação ou baldrame?
Esses problemas, atingem a casa de muitos brasileiros e as pessoas acabam entrando em desespero quando percebem o nível que está a situação, seja por demorar para notar o problema ou por não conseguir efetuar o reparo o quanto antes. Hoje, vamos ensinar como resolver esse problema e amenizar a dor de cabeça.
Problemas com água, são os mais frequentes nas casas das pessoas, existem diversas formas de evitar esses problemas como impermeabilização só de lajes que ficam expostas sem telhado, de fachadas, varandas, etc. Mas hoje, o foco do nosso post vai ser nessa umidade que vem no rodapé. Uma das dicas mais importantes que podemos dar, é que você esteja ciente de quem está contratando para realizar o serviço da sua casa, veja se a pessoa é certificada, um profissional realmente sério e compromissado com a responsabilidade, procure outros serviços já realizados por esse profissional ou empresa.
O problema da umidade ascendente fica bem visível quando começam a dar bolhas nas paredes, as paredes ficam úmidas ou danificadas e descascando, nesse caso pode aparecer o mofo na parede e assim trazer problemas respiratórios para você e sua família. Tem algumas pessoas que passam água sanitária, reforçam o reboco ou até mesmo fazem um revestimento por cima. Entretanto, nada disso vai resolver ou solucionar seu problema.
Pode ser por falta de impermeabilização ou impermeabilização mal feita na sua fundação ou no baldrame, as vigas baldrame são onde toda a estrutura da sua casa fica apoiada e distribui toda a carga do peso da sua casa para o solo. Mas o fato é que essa parte fica em contato direto com o solo, por conta disso, a porosidade do concreto e dos materiais utilizados, a água do solo acaba subindo e criando as infiltrações. Por isso, que esse problema tem o nome de "umidade de ascendente" pois a umidade sobe por capilaridade na sua construção. Por conta desses problemas que é de extrema importância você impermeabilizar sua fundação e viga baldrame, você cria uma barreira protetora entre sua casa e o solo, assim evitando a infiltração e umidade ascendente. isso também serve para muros e muros de arrimo. Essa água que vem do solo possui sais dissolvidos que se cristalizam e causam essas manchas indesejáveis na parede e acabam desgastando sua parede e causando o efeito de descascar na pintura. Essa umidade pode subir até um pouco acima do rodapé, mas também pode chegar até 1 metro de altura.
Geralmente, a primeira coisa que é feita no caso de uma viga baldrame ou ambiente enterrado que possua contato com o solo, é importante que você use uma impermeablização rígida. Ao contrário da impermeablização flexível que é usada muito em lajes expostas. Depois que você desenformar sua viga baldrame e ela estiver limpa e sem poeira, bem limpinha, você então vai aplicar uma argamassa com aditivo hidrófugo impermeabilizante, isso vai evitar que a massa perca a trababilidade dela. Essa argamassa, precisa ser aplicada com uma certa espessura de pelo menos 1cm e meio a 2cm. Também, é necessário aplicar nas laterais da viga baldrame uns 15cm dessa argamassa. Depois que o produto estiver aplicado e seco com seu tempo de cura já passado, agora vai ser aplicado uma tinta asfáltica, deve ser feito umas duas demãos de tinta por cima dessa argamassa impermeabilizada. É importante fazer o uso dessa argamassa nas primeiras fileiras das suas paredes e também nos revestimentos e reboco, tanto internamente como externamente. Pode fazer esse revestimento até 1 metro de altura, também pode fazer uso de uma camada de brita ao lado dos elementos de estrutura da casa.
Caso tenha um lençol freático que atinja sua edificação, precisará fazer uma drenagem mais profunda ou criar umas trincheiras drenantes, junto a parede. Se a sua fundação for a fundação radier pode ser uma impermeabilização flexível podenser usado a manta asfáltica. Durante a obra esses são os métodos mais baratos para resolver e evitar esse problema.
Caso você não esteja mais na etapa inicial da obra, já esteja com a sua casa pronta e morando. Você vai ter que tirar todo o reboco deixar a parede só no tijolo, cada pessoa vai ter uma altura específica até onde esse problema vai estar acontecendo ,como já dito antes, esse problema pode chegar até 1 metro de altura. Recomenda-se, que seja feito até uns 70cm ou 75cm de altura por dentro da parede esse método, já por fora, você pode remover o reboco até 1 metro de altura. Depois da remoção do reboco, limpe bem a superfície onde ele se encontrava, pode passar um pano com mistura de água e cloro para remover qualquer vestígio e sinal de fungo da umidade que exista ali, depois de fazer isso, você vai aplicar uma argamassa polimérica impermeabilizante em toda essa região para impedir essa umidade, depois você aplica uma nova argamassa e reboco, mas só depois que a argamassa estiver bem seca e o tempo de cura de tudo que utilizou ter passado. Depois de passar a argamassa polimérica, você vai usar um aditivo de alto desempenho no chapisco, isso vai aumentar a proteção e também a aderência do reboco que vai vir logo em seguida.
Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.