Olá, visitante!
Entre ou Cadastre-se
00 itens
0 comentários

Como fazer uma estante

Faltou espaço para armazenar suas decorações, expor seus livros ou delimitar um ambiente? Apostar em um estante pode ser uma ótima alternativa para resolver estes dilemas.

Hoje a ideia foi trazer um tutorial para você confeccionar a sua própria estante, com um design diferenciado em formato triangular, com certeza este projeto DIY trará um toque pra lá de especial ao seu cômodo.

Tutorial para fazer uma estante moderna em forma de triângulo imagem 1

Materiais necessários

Não são muitos os materiais necessários para a confecção da estante, você vai precisar de:

- 13,5 metros de madeira;

- 54 parafusos comuns;

- 9 parafusos com porca;

Lembrando que estas quantidades são baseadas no tamanho do modelo da foto, 9 triângulos com base de 50cm, mas podem variar de acordo com o seu projeto.

E você também irá precisar de verniz, caso queira deixar a estante na cor natural da madeira, ou outra tinta se quiser trazer um toque de cor ao móvel.

Passo-a-passo

1° Passo: você deve cortar a madeira até obter 27 pedaços, neste caso, com aproximadamente 50cm cada;

2° Passo: depois, corte a ponta de cada tábua em diagonal, para que haja o encaixe perfeito entre elas na hora de montar os triângulos;

Tutorial para fazer uma estante moderna em forma de triângulo imagem 2

3° Passo: fixe com dois parafusos em cada ponta, três pedaços da madeira, criando um triângulo;

Tutorial para fazer uma estante moderna em forma de triângulo imagem 3

4° Passo: com os nove triângulos prontos empilhe-os da seguinte maneira:

- Linha inferior: 3 triângulos para cima e mais dois encaixados com a ponta para baixo;

- Linha média: 2 triângulos para cima e um para baixo;

- Linha superior: coloque apenas 1 triângulo com o ápice para cima.

Tutorial para fazer uma estante moderna em forma de triângulo imagem 4

5° Passo: após montada a sua estante, você deve fixar os triângulos com o parafuso mais resistente, coloque um parafuso nas laterais entre os triângulos e um no fundo de cada.

Estes parafusos são de extrema importância, pois sem eles, a peça não terá estabilidade alguma.

Tutorial para fazer uma estante moderna em forma de triângulo imagem 6

6° Passo: agora é só finalizar o seu projeto com uma camada de verniz ou com a tinta de sua preferência.

Pronto! Agora você tem uma bela estante em forma de triângulo, que pode ser incorporada em qualquer ambiente, e por ser um modelo vazado, você pode utilizá-la para fazer a divisão de cômodos.

Agora, se houver uma soleira mais larga na sua janela, você pode utilizar esta peça também como um expositor.

Este móvel ficará com aproximadamente 1,50m de altura, mas se você desejar uma estante mais alta, basta aumentar a quantidade de triângulos menores.

Que madeira escolher?

A ideia de um projeto DIY, ao estilo “faça você mesmo”, é aproveitar suas habilidades e montar uma peça com um baixo custo, muitas vezes utilizando materiais que você já possua em casa.

Porém, algo feito manualmente não precisa ser sinônimo de pouca qualidade, se você deseja uma peça duradoura, apostar nos materiais certos é o ideal.

No caso de uma estante, o peso dos objetos expostos é uma preocupação, se você pretende colocar itens com um peso maior, opte por uma madeira mais resistente, agora se suas peças forem mais leves, pode escolher uma madeira mais fina.

Duas opções de madeiras muito utilizadas para a confecção de estantes, são o MDF e o compensado, onde a primeira opção se mostra mais frágil por ser uma mistura de lâminas trituradas de madeira.

Já o compensado apresenta algumas características como maior resistência à umidade, menor grau de empenamento e maior aderência de pregos e parafusos.

Porém quando o assunto é o custo, o MDF possui um preço menor quando comparado às peças de compensado.

Em qual cor apostar?

Como qualquer outra peça de mobília, na hora de escolher a cor da sua estante, não se esqueça de harmonizar com o restante da decoração.

Uma boa dica é equilibrar o tom da estante com o da parede e do piso, assim você irá montar um ambiente equilibrado.

Tutorial para fazer uma estante moderna em forma de triângulo imagem 7

Se o seu cômodo tiver um espaço reduzido, é interessante apostar em cores claras ou padrões de madeira mais suaves.

Agora se você quiser utilizar a estante como uma peça de destaque no seu espaço, apostar em uma cor mais vibrante é uma ótima alternativa.

Tutorial para fazer uma estante moderna em forma de triângulo imagem 8

Ou seja, a escolha da cor para colocar no seu móvel vai depender do seu estilo e de sua casa, mas o principal é cuidar para não pesar demais o ambiente.

Não confunda a estante com um armário!

A diferença entre estantes e armários deve estar clara, afinal, estante é um móvel para expor alguns objetos de decoração, livros, ornamentos e por aí vai, já o armário possui a função de armazenamento, por isso possui portas, para que tudo fique organizado.

Se você utilizar a sua estante como um espaço para armazenamento, e entulhar muitos itens, você deixará o seu ambiente com um aspecto bagunçado e desleixado.

Portanto, utiliza a sua estante apenas para expor pequenos itens e seus livros favoritos, para deixar a decoração mais harmoniosa.

Uma peça coringa

Uma estante é aquela peça coringa que pode ser disposta em qualquer cômodo de sua casa, desde o quarto até a sala de jantar.

No quarto ela é ótima para colocar objetos pessoais como porta retratos, ou itens como velas, um vasinho com flores, e alguns livros.

No escritório a peça pode ser utilizada para armazenar livros, cadernos, materiais, assim como itens de decoração como um relógio por exemplo.

Já na sala de estar o mais comum é armazenar ornamentos na estante, vasos de flores são os queridinhos assim como os livros, mas você também irá encontrar quadros, porta-retratos, bibelôs, e por aí vai.

Agora, se você optar por colocar uma estante na sala de jantar, você poderá utilizá-la como suporte para louças decorativas, assim como demais utensílios culinários.

Ah, e não podemos nos esquecer do quarto infantil! A estante é uma ótima peça para armazenar e expor os brinquedos e livrinhos favoritos dos pequeninos.

Tutorial para fazer uma estante moderna em forma de triângulo imagem 9

E então, o que acharam desta estante? Única não é mesmo? Este tutorial veio para fortalecer a ideia de que é possível sim ter uma decoração funcional e ao mesmo tempo bonita, sem a ajuda de um profissional.

Fonte:poppytalk.com

Publicidade

Acompanhe nas redes sociais

Os mais vendidos

Comentários