Olá visitante!
Entre ou Cadastre-se
00 itens
0 comentários

Como Escolher Uma Mesa de Jantar - Dicas Infalíveis!

Hoje trouxemos algumas dicas para escolher a mesa de jantar, afinal ela é a protagonista do cômodo, além de ser a peça central da sala de jantar, é nela que os membros da família fazem suas refeições diárias, bem como recebem suas visitas.

Por isto, é necessário escolher a mesa de jantar com cautela, para que você tenha certeza de que a peça escolhida seja a ideal para o seu ambiente, assim como para suprir suas necessidades.

Modelos de Mesa de Jantar

Você irá encontrar diferentes modelos de mesa no mercado, cada um com suas particularidades e diferentes empregabilidades.

Os formatos redondo e retangular são os mais clássicos, mas há também peças com forma quadrada e ovalada.

Uma mesa retangular é uma ótima opção para receber um número maior de convidados, e fica melhor acomodada em um ambiente com a mesma forma, comprido e estreito.

Como escolher uma mesa de jantar Foto 2

Já um modelo redondo, é ótimo para ambientes pequenos e de formato quadrado, esta peça é uma ótima opção devido a sua flexibilidade, nela é facilmente possível acomodar mais convidados se necessário.

Mas vale lembrar, que uma mesa redonda muito grande dificulta o acesso aos alimentos e afasta as pessoas.

Como escolher uma mesa de jantar Foto 3

Uma mesa quadrada fica melhor empregada em um ambiente maior, ela é uma ótima alternativa para aproximar quem estiver sentado à mesa quando comparada uma mesa retangular.

Como escolher uma mesa de jantar Foto 4

Agora, uma mesa com formato oval segue as mesmas características de um modelo retangular, porém possui mais flexibilidade na hora de acomodar um assento extra, assim como ocupa menos espaço no cômodo.

Como escolher uma mesa de jantar Foto 5

Em relação aos pés, um pé central além de trazer um toque contemporâneo à peça, ocupa menos espaço.

Como escolher uma mesa de jantar Foto 6

Circulação para Mesa de Jantar

Antes de comprar a sua mesa de jantar, você deve ter em mente o tamanho de seu cômodo, bem como o espaço que a peça ocupará nele, para então escolher a peça certa que não atrapalhará a circulação do ambiente.

A medida ideal entre a mesa e demais móveis ou parede é de 100 cm, para que você possa ter uma circulação periférica confortável, possa puxar as cadeiras evitando esbarrões nas peças de sua sala de jantar.

Quando o assunto são os modelos, uma mesa oval ou redonda facilitam a circulação nas laterais da peça.

Tamanho ideal para mesa de jantar

Você vai encontrar os mais diversos tamanhos de mesa de jantar, mas trouxemos uma relação com os tamanhos médios para que você possa planejar qual modelo escolher.

Lembre-se de que o número de assentos disponíveis deve ser de no mínimo dois a mais que o número de integrantes da família.

Mas é claro, se os moradores costumam receber um número grande de convidados, mais cadeiras é imprescindível.

Outro detalhe que deve ser levado em conta, é que cada ocupante da mesa deve ter um espaço entre 60 cm e 70 cm de largura, e isto determinará o número de lugares da peça.

Mesa de Jantar Redonda

Uma mesa com dois lugares tem de ter uma medida mínima igual a 90 cm de circunferência, já para quatro cadeiras, 110 cm de circunferência é a metragem mínima ideal.

Para uma mesa de jantar 6 cadeiras no formato redondo, é necessário no mínimo 120 cm de circunferência, e para acomodar oito pessoas, 150 cm é a medida ideal.

Como escolher uma mesa de jantar Foto 7

Mesa de Jantar Quadrada

Já as medidas de uma mesa de jantar quadrada para dois lugares são de 90 cm x 90 cm.
Para uma mesa de jantar com 4 cadeiras, 100 cm x 100 cm é a metragem mínima, e para 6 cadeiras, 140 cm x 140 cm.

Agora para uma mesa com oito lugares, a medida deve ser de 150 cm x 150 cm e para dez assentos, 200 cm x 200 cm.

Como escolher uma mesa de jantar Foto 8

As medidas mínimas para uma mesa retangular que acomode quatro cadeiras, é de 130 cm x 75 cm, e para uma mesa de jantar com seis lugares, 160 cm x 75 cm.

Agora para uma mesa com oito assentos, a metragem mínima é de 200 cm x 110 cm, e para dez cadeiras, 280 cm por 110 cm.

Mesa de Jantar Oval

Para uma mesa de jantar com formato oval que acomode 4 pessoas, é necessária uma medida mínima igual a 137 cm por 91 cm.

Já para uma mesa com 6 lugares, 198 cm x 122 cm, e para oito cadeiras, a medida mínima é de 217 cm x 117 cm.

Como escolher uma mesa de jantar Foto 9

O material ideal para a mesa de jantar

Você vai encontrar diferentes materiais para a fabricação de uma mesa de jantar, você deve optar por aquele que melhor se encaixa em suas necessidades e que combine com seu design.

Mesa de jantar de vidro

O vidro é um material clássico para compor a mesa de jantar, por conta de sua neutralidade, ele combina muito bem com qualquer estilo de decoração, e pode compor desde um ambiente contemporâneo até uma pegada mais industrial.

Este material é uma ótima alternativa para cômodos pequenos, pois sua transparência traz a sensação de amplitude ao ambiente.

Ele também é muito versátil, pode vir em diversos acabamentos como jateado, colorido, esmaltado e por aí vai.

Sem esquecer de que pode ser facilmente combinado com diferentes materiais, uma mesa com tampo de vidro e pés metálicos podem trazer um toque romântico, já com uma base de madeira, a peça se torna contemporânea.

Como escolher uma mesa de jantar Foto 10

Apesar de sua fácil limpeza, é necessário tomar alguns cuidados com este material, pois ele é mais suscetível a riscos e trincas, e não pode receber nenhum material quente diretamente sobre a sua superfície.

Mesa de Jantar em madeira

Uma mesa de jantar feita com madeira é a opção mais comum, afinal, ela é extremamente resistente, assim como muito versátil, pode vir a combinar com os mais diferentes estilos.

O estilo da mesa vai ser definido de acordo com o seu acabamento, uma mesa feita com madeira de demolição ou natural, traz um toque rústico ao ambiente, já peças laqueadas, gritam modernidade, e uma mesa feita em MDF com laminado, clássico.

Como escolher uma mesa de jantar Foto 11

Mesa de jantar de pedra

Uma mesa de jantar confeccionada com pedra, tem como característica principal a sua alta resistência e grande durabilidade.

Já em relação ao design, uma mesa feita com este material traz requinte e elegância natural ao ambiente.

Você irá encontrar inúmeras pedras que podem fazer parte de uma mesa de jantar, mármore, granito, quartzo, entre outras, cada uma com suas características particulares, e sua escolha deve ser feita de acordo com o seu gosto e estilo.

Como escolher uma mesa de jantar Foto 12

Vale lembrar que se a sua sala de jantar for em conceito aberto com a sala de estar e/ou cozinha, o estilo de sua mesa deve harmonizar com designs dos demais ambientes.

Como escolher cadeiras para a mesa de jantar

Muitas vezes é comum optar por um conjunto de mesa de jantar com cadeiras, o que facilita na hora de fazer a sua escolha, pois as cadeiras oferecidas combinam e encaixam perfeitamente à mesa.

Agora de você optar por comprar as cadeiras separadas, pense no espaço disponível e no conforto de cada peça.

Cadeiras estofadas são as mais indicadas, afinal, você passará algumas horas nelas durante um jantar.

Como escolher uma mesa de jantar Foto 14

Se seu espaço for reduzido, escolha sempre as cadeiras sem braço para facilitar a circulação na mesa.

Já em relação ao estilo, escolha aquele que melhor combinar com o design de sua sala de jantar, mas se quiser trazer um toque contemporâneo ao ambiente, fazer um mix de cadeiras é uma ótima alternativa.

Como escolher uma mesa de jantar Foto 15

Mesa de jantar com bancos

Apostar em uma mesa de jantar com bancos pode ser uma ótima opção em diferentes situações.

Se seu ambiente for pequeno, um banco recostado contra a parede ocupa menos espaço e facilita a acomodação ao redor da mesa.

Como escolher uma mesa de jantar Foto 16

Mas um banco também é uma ótima solução para quem recebe muitos convidados, isto otimiza seu espaço e dispensa cadeiras demais.

Mas uma mesa de jantar com bancos não é sinônimo de falta de classe, este item pode sim compor ambientes requintados, o que fará a diferença será o material com o qual ele será confeccionado.

Como escolher uma mesa de jantar Foto 17

Se está com dúvidas na hora de escolher a sua peça, é só seguir as nossas dicas para escolher a mesa de jantar ideal que não haverá erro, mas lembre-se deque a mesa perfeita para você é aquela que supri todas as suas necessidades.

Acompanhe nas redes sociais

Comentários

Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.