Criar uma árvore de Natal harmoniosa vai além da simples montagem, é um processo que requer atenção a detalhes e uma sequência adequada. Tudo começa com a escolha do tamanho ideal, passando por modelos imponentes, que se tornam o centro da sala, até opções discretas e encantadoras, perfeitas para uma mesa de canto ou em um aparador. Definir essa base é essencial para então seguir com a decoração na ordem correta, garantindo um resultado final equilibrado e perfeito. Veja agora nosso passo a passo e monte a sua árvore perfeita.

Antes de tudo, o primeiro passo é escolher a árvore de Natal ideal. Para isso, você precisa tomar uma decisão entre a árvore de Natal natural ou a artificial. Muito dessa decisão envolve o equilíbrio entre a estética, a atmosfera e a praticidade de cada uma. Como são opções totalmente diferentes, existem prós e contras distintos, e a escolha depende das suas prioridades e necessidades pessoais. Vamos ver quais são os benefícios de cada uma:

Para escolher entre as duas, você precisa saber suas necessidades e rotina. Se você quer praticidade, economia e conveniência, a árvore artificial com toda certeza é a melhor. Já se você prefere a tradição e o aroma natural, escolha a árvore natural. Mas lembre-se que a escolha entre essas duas árvores não vai afetar a magia natalina na sua casa.
O segundo passo é escolher o tamanho da sua árvore. Para isso, você precisa medir o tamanho do local em que sua árvore vai ser disposta. Primeiro, você precisa medir a altura do teto, subtraindo 30 centímetros do teto. Por exemplo, se a altura for de 3 metros, a maior árvore que você pode escolher deve ter no máximo 2,7 metros. Para a largura, você pode medir a largura do espaço disponível onde você vai querer deixar a árvore, mas sempre lembre de deixar um espaço para circulação ou outros objetos que você pode deixar na lateral.

Para o formato, você possui algumas opções que pode escolher. A mais tradicional é a árvore Full, essa é cheia e ampla, perfeita para salas de estar grandes. Elas são ideais para espaços mais abertos, já que ocupam muito espaço. Também existe o modelo de árvore Slim, que pode ser conhecido como lápis. Elas são árvores altas que começam estreitas na base e vão se estreitando no topo. São a escolha perfeita para espaços limitados na largura, mas que ainda dá para aproveitar o espaço. E a opção Tabletop, que são perfeitas para deixar em mesas de centro ou aparadores. Essas são árvores que possuem entre 1,2 a 1,5 metros, adicionando um toque festivo sem ocupar o espaço do chão.
A escolha da cor da sua árvore de Natal é uma decisão muito importante, isso porque você precisa escolher uma cor que fique harmônica com a decoração da sua casa, que seja do estilo desejado por você e que combine com seus enfeites. Além disso, você também precisa pensar a longo prazo, principalmente com uma árvore de Natal artificial, porque a cor da árvore também vai afetar a sua decoração. Vamos ver algumas cores:

Existe um passo a passo ideal que vai te ajudar na montagem e preparação da sua árvore de Natal. Com o local já escolhido para a árvore de Natal, você vai começar a montagem pelo suporte da árvore, apertando para que ela fique estável, encaixando e apertando bem o tronco no suporte para que ela se fixe bem. Depois desse passo, você deve ir encaixando as seções superiores, até que todas estejam no lugar.

A segunda etapa é fazer a abertura e modelagem dos galhos, para que eles fiquem grandes e volumosos. Você deve abrir as pontas de cada galho e ir afastando os raminhos menores uns dos outros, e depois apontar as pontas para diferentes direções. E, por fim, para um acabamento ainda melhor, você pode usar um saiote ou as caixas de presente para esconder a base da árvore.
Uma dica extra, a ordem das decorações deve ser:
Para deixar sua árvore de Natal mais mágica, os pisca-piscas são essenciais. Com eles, você vai começar a montar a sua árvore de Natal. O primeiro passo é começar a decoração de baixo para cima, fixando a tomada na base e começando a enrolar o fio na base até chegar no topo. Faça isso em zigue-zague, como se estivesse entrando e saindo dos galhos. Isso ajuda a preencher melhor a árvore e dar profundidade.

Para preencher o resto dos espaços vazios que você deixou na árvore, você pode usar as fitas e festões. Para isso, você deve começar a passá-los pelas áreas internas de forma solta entre os galhos, assim como no pisca-piscas, de forma zigue-zague. No final, garanta que as pontas deles fiquem escondidas. Com as fitas, você pode adicionar textura e cobrir os pequenos vãos que sobram. Você pode enrolar as fitas verticalmente ou em espiral ao redor da árvore, dando um destaque a mais.

Agora vamos para a parte mais divertida da decoração da árvore de Natal: a disposição das bolas. Primeiro, vamos começar com as bolas maiores. Elas devem ficar na parte inferior, mais próximas ao tronco. Isso vai dar mais profundidade a elas. Em seguida, você equilibra com as bolas médias e depois no topo com as pequenas, criando assim uma decoração harmônica. Você pode misturar bolas de diferentes texturas: lisas, brilhantes, com glitter, desenhos ou escritas. Isso vai dar um contraste maior à árvore.

Por fim, está na hora do toque final do enfeite do topo. Para isso, você deve combinar o tamanho do enfeite com a altura da árvore. A decoração mais comum para o topo é uma estrela, normalmente dourada, simbolizando a estrela de Belém. Mas você também pode usar anjo, laços, flores ou até mesmo um floco de neve. Para escolher este enfeite, você deve optar por um enfeite de valor sentimental para você e para sua família.

Depois do período de festividade, vem a parte mais triste, que é guardar todas as decorações e esperar o próximo ano. Mas é muito importante ter cuidado com a árvore e seus enfeites, para que eles durem por muito tempo. Comece removendo todos os enfeites, fitas, festões e pisca-pisca. Limpe a árvore com um pano seco, depois desmonte ela por seções e guarde a árvore em uma bolsa de armazenamento que seja do tamanho dela e mantenha ela em um lugar fresco, seco e com temperatura controlada. Para os enfeites, você precisa seguir as mesmas dicas: limpeza, guardá-los em suas embalagens, e assim você consegue manter seus enfeites protegidos para o próximo Natal!

Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.