Olá, visitante!
Entre ou Cadastre-se
00 itens
Esquenta
Black Friday
Corra enquanto ainda há tempo! Produtos com até 40% OFF!
Tempo restante:
00horas
:
00minutos
:
00segundos
0 comentários

Como Decorar um Apartamento Pequeno

Com o crescimento populacional, a necessidade de moradias aumenta, e com isto, o tamanho dos imóveis vem reduzindo cada vez mais, e conseguir encaixar tudo que necessitamos nestes pequenos espaços se torna um malabarismo.

Mas há algumas dicas e truques que podem ser levados em conta quando o assunto é decorar um apartamento pequeno, para que este se torne confortável e funcional.

Uma boa dica é apostar em espelhos, pois este material traz a sensação de amplitude no ambiente, opte por objetos feitos neste material, bem como em detalhes nas paredes, ou até mesmo nelas inteiras.

Outro truque para fazer o seu apartamento parecer maior, é optar por cores claras nas paredes, elas também trazem a sensação de extensão.

Você pode também abusar da transparência, móveis confeccionados em vidro ou acrílicos deixam o ambiente com menos informação, dando uma sensação de continuidade.

Cadeiras Transparentes

A iluminação também é essencial para transformar o seu pequeno ambiente, afinal, a claridade deixa o ambiente mais leve e arejado, consequentemente trazendo a ideia de que ele é maior do que realmente é.

Em relação à luminosidade, você deve saber como dosar, as luzes brancas deixam o ambiente maior, porém mais frio, sendo mais indicadas para ambientes como cozinha, escritório, sala de jantar ou estar, já as lâmpadas amarelas podem ser utilizadas em menor quantidade, mais para trazer aconchego, como em um abajur ou talvez no quarto.

Outro truque para decorar um apartamento pequeno, é abusar dos espaços verticais, prateleiras e móveis que possam subir nas paredes são ótimas opções para aumentar a área de circulação.

Nichos em paredes

Salas de estar pequenas

A sala de estar é um dos cômodos mais utilizados numa residência, pois é nela que os moradores passam a maior parte do tempo, seja descansando, assistindo a um filme, lendo um livro, mas também é onde você recebe suas visitas, por isso, ela deve ser muito bem pensada, e inserir todos os elementos necessários quando o espaço é pequeno, é um grande desafio.

Mas em primeiro lugar você deve buscar uma mobília em escala menor, por exemplo, ao invés de investir em um sofá volumoso, escolha uma opção mais estreita, ou com uma chaise retrátil.

Falando em sofá, se você não possuir um quarto de visitas, pode apostar em um modelo que vire cama, assim você conseguirá receber visitas sem necessitar de um cômodo extra.

Sofá Cama Linoforte

Já falando em móveis, não escolha peças muito pesadas que carreguem o ambiente, prateleiras flutuantes são ótimas opções para acomodar itens, sem tirar espaço de circulação.

Outra boa dica é apostar em móveis multiusos, uma mesa de centro que sirva de banco quando chegam os convidados é um bom exemplo.

Móveis com rodinhas também são bacanas, pois deixam seu ambiente muito mais dinâmico, e você pode rearranjá-los de acordo com a sua necessidade.

Outra coisa que não pode faltar em uma sala de estar pequena, são as cortinas, com elas você consegue expandir seu cômodo, opte por cores parecidas com as das paredes, assim você consegue criar uma linha única, e disponham elas de um lado ao outro, não apenas em volta da janela, pois assim você consegue dar a sensação de que a parede é mais alta ou mais larga.

sala de estar

Plantas também são bem vindas à decoração de uma sala, pois estas trazem leveza e refrescância ao ambiente, mas em uma sala pequena, a dica é coloca-las suspensas.

E é claro, menos é sempre mais nesse caso, não abarrote a sua sala de badulaques, isto deixará o ambiente pesado e parecendo menor do que já é, escolha poucos objetos e que com um design mais leve para compor a sua sala de estar pequena.

Cozinhas compactas

Ah a cozinha, um dos cômodos que está cada vez menor, porém é um dos mais importantes de sua residência, então como decorar uma cozinha compacta?

O desafio é grande, mas a aposta deve ser em móveis com linhas retas, cores claras e se possível, com portas de vidro ou espelhada, pois estas características conferem uma sensação de amplitude.

Outra dica é buscar eletrodomésticos metalizados, como geladeira e microondas, pois assim, estes elementos refletirão a luz, deixando o ambiente mais claro e aparentemente maior.

Cozinha Compacta

Caso a sua cozinha não comporte uma mesa de jantar, e você não possua outro canto para dispor esta peça, aposte em uma bancada com banquetas para fazer suas refeições.

Como o espaço é reduzido, nem sempre todos os seus objetos ficarão escondidos, então use isto a seu favor e utilize algumas peças como decoração. Taças, pratos, panelas, talheres, porta-temperos entre outros utensílios podem ser utilizados como decoração, mas sem perder a sua função original.

Mas é claro que uma cozinha toda branca ou de aço inox irá parecer meio sem graça, por isso traga um toque de cor em algum objeto, que pode ser um vaso, um quadro, um pequeno móvel, ou até mesmo um eletrodoméstico como uma batedeira, mas escolha apenas focos de cor, para que a decoração não fique pesada demais.

Cozinha compacta

Quarto com espaço reduzido

Ao pensar na decoração de um quarto com espaço reduzido, você deve definir primeiramente o tamanho dos móveis.

Lógico que todos queremos uma cama King Size, mas se o seu quarto tiver uma metragem menor, optar por este tamanho fará com que ele pareça menor e abarrotado, por isso a escolha da cama deve ser feita de acordo com o espaço disponível.

Se possível, escolha uma cama que possua espaço para armazenamento na parte de baixo, pois isso economizará muito espaço.

Outro móvel que toma praticamente o maior espaço do quarto é o guarda-roupa, por isso escolha uma opção com portas de correr, o que reduz a necessidade de um espaço maior entre ele e os demais móveis.

Ainda sobre o guarda-roupa, optar por uma cor clara com detalhes em espelho como nos demais ambientes é a melhor opção para trazer a sensação de amplitude para cômodo.

Quarto Compacto

Use e abuse organizadores! Como costumamos manter objetos menores neste ambiente, para que tudo não fique jogado e traga a sensação de bagunça, separe seus itens em organizadores.

Prateleiras também são bem vindas neste cômodo, além de terem a função de apoio, com um toque de cor podem ser um item decorativo.

E falando em cor, para que seu quarto não fique monótono, busque inserir na decoração alguns itens coloridos, como um criado mundo, uma cadeira, uma almofada, um abajur, e por aí vai.

Banheiros pequeninos

Os banheiros também tiveram suas metragens reduzidas, e para organizar este cômodo, requer muito jogo de cintura.

Para começar, esqueça os excessos, em um banheiro pequenino você deve utilizar somente o necessário, como um bacio e uma cuba, e se possível, procure utilizar um gabinete com linhas leves para que haja local de armazenamento.

Nichos também são ótimas opções para manter os objetos organizados, além de dar um charme todo especial.

Banheiro Pequeno

Opte por um box de vidro transparente, assim você trará a sensação de que o espaço é maior, e para trazer um toque mais particular ao ambiente, aposte em detalhes feitos com pastilhas coloridas para quebrar a solidez da cor.

E a lavanderia?

Pois é, em um apartamento pequeno nem sempre há um espaço delimitado para a lavanderia, e este cômodo acaba sendo integrada junto da cozinha, por isso a dica aqui é seguir a mesma linha do outro cômodo, para que a decoração não destoe muito deixando o ambiente estranho aos olhos.

Mas se você quiser delimitar esta área, aposte em uma divisória de vidro, assim você mantém a divisão, mas sem uma parede de tijolos que se tornaria muito pesada para o local.

Lavanderia com Cozinha

Sacada estreita

Se o apartamento possui uma metragem menor, a sacada seguirá o mesmo padrão, o que é uma pena, pois não há local melhor para receber os amigos em uma noite deverão, não é mesmo?

Mas não é porque ela é pequena que deve ser um espaço morto, para receber seus convidados, aposte em uma mesa com cadeiras dobráveis, que serão utilizadas apenas quando necessárias.

Sacada Pequena Decoração

Outra sugestão é decorar a sacada com futons e almofadas feitas em material impermeável, isso com certeza deixará este cantinho mais aconchegante.

Mas você pode também dar outra utilidade para a sua sacada, e apostar em uma pequena horta horizontal ou vertical, tudo vai depender do seu gosto e necessidade.

E então, o que acharam das dicas da Panorama Móveis? Utilizando elas junto do seu toque pessoal não tem como errar, não é mesmo? Mas lembre-se que neste caso, menos é sempre mais!

Publicidade

Acompanhe nas redes sociais

Os mais vendidos

Comentários