Olá visitante!
Entre ou Cadastre-se
00 itens
0 comentários

Qual bancada de cozinha escolher? | Panorama Móveis

Está montando sua cozinha e está em dúvida sobre qual bancada para cozinha escolher? Nesse post, vamos lhe ajudar a entender a diferença entre os vários materiais como quartzo, granito, porcelanato, vidro, mármore, entre outros. Descubra também qual a melhor bancada para cozinha se sua cozinha for grande ou pequena. Além disso, vamos recomendar bancadas para cozinha na Panorama Móveis que estão com até 50% de desconto!

Existem uma variedade de materiais de estrutura nas bancadas para cozinha no mercado hoje em dia, e a escolha é sempre muito difícil, por não saber a diferença entre eles ou por conta do preço que pode ser muito elevado. A primeira coisa que você deve saber, é que existem dois tipos de classificação que são os materiais naturais e os materiais sintéticos ou seja são artificiais. E essa diferença, influencia em vários aspectos da bancada para cozinha. Entretanto, devemos entender que qualquer material terá sua desvantagem, não existe um material 100% perfeito, ele poderá ser muito pesado ou muito frágil, por exemplo. Vamos apresentar as vantagens e as desvantagens de cada um, entretanto deve escolher aquele que se encaixa melhor na sua realidade.

Bancada de Granito

A bancada de granito é um material natural, ele é mais pigmentado, barato, resistente, por ser menos poroso. Muito utilizado em bancadas, existem incontáveis ofertas na sua grande variedade de opções. Não irá encontrar um granito liso ou com uma cor clean como branco, sempre pigmentado com pontos fortes. Então, se sua cozinha for mais puxada para o branco talvez essa peça não combine com ela, entretanto, se quer uma opção de peça resistente e que aguente materiais líquidos, a bancada para cozinha em granito é perfeita. Dependendo da peça, também não mancha. Uma das opções mais procuradas é o granito são gabriel que não mancha, é super resistente a manchas como por exemplo a molhos. Caso queira um granito mais claro, existe a opção do granito branco siena, o branco siena é bem clarinho e cai bem no bolso caso não possa investir em uma bancada mais cara, o ponto negativo é que ele mancha com água e produtos de cores. Outra opção mais clara é o granito branco ceará, combina bastante com várias bancadas de cozinha entretanto ele é bem pigmentado, então acaba indo da sua escolha pessoal se o material vai ou não combinar com a decor do ambiente. Deve ficar atento a frequência de uso da sua cozinha, se é diária ou algumas vezes, pois um material que se desgasta mais fácil, mancha fácil, acaba não se encaixando bem numa cozinha que é usada diariamente.

Bancada de Mármore

A bancada de mármore também é um material natural, porém é uma pedra mais porosa então irá manchar mais. Ser uma pedra mais porosa, significa que tem mais furinhos mas espaço entre esses furinhos então fica mais difícil de manter limpo e sem manchas. Você pode fazer uso dessa pedra, porém deve ser uma cozinha que use menos, é indicado para pessoas que são preocupadas com limpeza e com cuidado da peça, pois deve ter uma paciência na hora de limpar para não deixar muitos resquícios de líquidos e sujeira em geral, se não irá manchar e acabar deixando o mármore desgastado. É um material mais caro que o granito, pois possui uma variedade de estampas mais elegantes, uma continuidade em seus desenhos naturais, uma estética bela e charmosa.

Bancada de Quartzo

A bancada de quartzo, é um material sintético e muito em moda. Excelente para bancadas lisas, as vantagens são que ele é muito resistente contra manchas, pouco poroso quase nula a porosidade nele, então não absorve líquidos, possui grande variedade de cores, então se encaixa fácil em vários estilos de decoração. As desvantagens são o preço elevado, não resiste a altas temperaturas como por exemplo 15ºC, também não suporta variações entre temperaturas, então deve colocar apoio para panelas evitando choques de temperatura. Mesmo que seja uma peça resistente, requer também um cuidado em sua manutenção e limpeza, como qualquer outra material também precisa.

Você deve fazer a escolha da bancada para cozinha, se baseando no tanto que sua cozinha é usada e no quanto de tempo e paciência possui para limpeza e manutenção desse local. Nao existe uma fórmula mágica que faça um material 100% sem desvantagens, o material sendo sintético ou natural, vai exigir o mínimo de cuidado e atenção no manuseio.

Bancada de Corian

A bancada de corian, é um material sintético super moldável. Seus pontos positivos são muito fortes, como por exemplo, ele é um material que não mancha, possui alta durabilidade, pode fazer uma restauração nele mudando a forma e furos, tampando com massa os furos antigos e remodelando. Outro ponto positivo é que ele não amarela, além de não manchar com líquidos também não é agredido com raios ultravioleta, ao contrário de outros materiais, assim sua cor mais clara dura por muito tempo. Sua maior desvantagem é o valor, a média do m² custa em média de R$2000,00. Entretanto, uma bancada para cozinha de corian dura praticamente para sempre e seu valor se paga.

Bancada de Porcelanato

A bancada de porcelanato é um material muito acessível, tendo uma grande variedade de escolha para todos os estilos de decoração. O porcelanato é sintético, mesmo tendo materiais naturais em sua composição. O porcelanato é um material que agride menos a natureza se comparado com outros materiais sintéticos, possui alta resistência contra manchas e panelas em diversas temperaturas. Suas desvantagens são as emendas, mas com seus vários formatos pode reajustar isso, precisa de um investimento na mão de obra da sua instalação. Outro ponto positivo, é um material barato e de fácil acesso, o porcelanato também possui várias cores e estilos de decoração.

Acompanhe nas redes sociais

Comentários

Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.