Olá visitante!
Entre ou Cadastre-se
00 itens
0 comentários

Como fazer automação residencial? | Panorama Móveis

A tecnologia está cada vez mais presente na vida dos brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), em 2020 aproxidamente 1,2 milhões de residências contavam com algum tipo de sistema automatizado.

O interesse por ter um apartamento inteligente vem aumentando, seguindo o mesmo ritmo de avanço da tecnologia.

Ter um ambiente inteligente conta com diversas vantagens, entre elas a organização da rotina e praticidade na hora de exercer algumas funções do dia a dia.

Para fazer automação residencial é preciso pesquisar sobre o assunto antes de iniciar a compra dos dispositivos. Veja abaixo quais os passos para montar sua casa inteligente.

O que é preciso para fazer a automação de uma casa?

Fazer uma automatização em uma casa que já está pronta vai depender da infraestrutura do imóvel. Caso o plano seja reformarconstruir ou comprar um imóvel em Blumenau, as possibilidades de automatização podem ser maiores. Isso também vai depender de quanto dinheiro você está disposto a investir neste processo.

  1. Pesquise

    É fundamental realizar uma boa pesquisa no mercado e avaliar as opções disponíveis.

    Também é importante verificar se o dispositivo possui a opção de atualização, pois desta forma você não precisará gastar dinheiro no futuro comprando outro aparelho.
     
  2. Defina suas prioridades

    Primeiro é importante que você saiba quais funções serão necessárias no seu dia a dia.

    Pense no que e fundamental para a sua rotina é a iluminação? A temperatura do ambiente? A partir destas informações será possível realizar o planejamento iniciai.
     
  3.  Determine quais ambientes da casa serão automatizados.

    Alguns cômodos da casa são menos usados, avalie se é vantajoso automatizar todos os espaços ou apenas alguns, isso também pode fazer diferença no valor total dos gatos na hora de montar a casa inteligente.
     
  4.  Busque um profissional

    Ao planejar a automação de uma residência é recomendado buscar ajuda de um profissional de arquitetura. Este profissional saberá informar quais pontos de automação são necessários no projeto elétrico do imóvel.

    Além disso, ele também poderá orientar sobre como adaptar o ambiente para o dispositivo e saberá informar o valor necessário para ter o item no imóvel.
     

Vantagens da automação residencial

Ao realizar a automação residencial é possível agregar mais comodidade à vida dos moradores.

Gerenciar de forma remota a sua casa traz muita praticidade à sua rotina e também possibilita criar a ambientação ideal a qualquer hora do dia.

Além das praticidades, também existe a questão da segunraça com a instalação de câmeras e fechadura eletrônica.

Também existe a questão do conforto e comodidade que uma casa inteligente proporciona.

O morador não precisa se locomover para realizar simples ações, pois é possível ter o controle de diversos aparelhoes eletrônicos, iluminação, e a temperatura dos cômodos com um simples comando de voz.

Itens são necessários para fazer automação residencial

Quando o assunto é ter economia e mais segurança dentro de casa, há cinco dispositivos indispensáveis para fazer a automação residencial. Confira abaixo:

  • Lâmpadas inteligentes

    Ao investir em lâmpadas inteligentes você facilita a rotina de todos os moradores e também a ajuda a economizar energia elétrica.

    Já que alguns modelos possuem sensor de presença, que liga ou desliga, de acordo com movimento no local.

    Além disso, com as lâmpadas inteligentes também é possível controlar a intensidade da luz e até mesmo a cor da iluminação.
     
  • Controle por voz

    O controle por voz auxilia nos pequenos afazeres como programar alarmes, fechar cortinas, programar dispositivos eletrônicos, entre outros.
     
  • Controle Remoto Wi-fi

    O controle remoto wi-fi funciona em todos os seus dispositivos eletrônicos. Com ele você será capaz de regular a temperatura do local, a televisão, e os demais dispositivos ao apertar alguns botões.
     
  • Fechaduras Digitais

    As fechaduras digitais podem proporcionar maior segurança, pois alguns modelos trancam a porta de forma automática. Este item é recomendado para as pessoas que vivem esquecendo as chaves.

    O usuário pode criar uma senha numérica, usar biometria ou abrir a porta usando o celular. Além disso, a fechadura permite: mesmo que você esteja viajando, que você abra a porta para alguém que precise entrar na sua casa.
     
  • Porteiro eletrônico Wi-Fi

    Este é outro item tecnológico também pode proporcionar maior segurança para os moradores.

    Pois, ele monitora o ambiente com uma câmera que pode ser vista por um aplicativo de celular. Alguns modelos possuem sensor de movimentos.

    Ao fazer automação residencial você investirá no conforto, praticidade, conforto e facilidade na rotina de todos os moradores.

    Além disso, ao tornar acasa mais tecnológica, você automaticamente aumenta o valor do imóvel. Este tópico é de interesse para quem deseja colocar a casa à venda no futuro.
     

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como fazer automação residencial!

Acompanhe nas redes sociais

Comentários

Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.