O closet deixou de ser uma exclusividade de grandes e luxuosos quartos planejados, hoje é possível ter esta opção pronta a um preço acessível.
Este móvel é muito versátil, você pode acomodar esta peça tanto em um quarto de vestir, quanto em um quarto de casal ou solteiro, e até mesmo no banheiro ou na área de serviço.
Dicas para escolher o seu closet
Antes de escolher o seu closet, você deve definir em qual ambiente ele será disposto, e então, tirar todas as medidas do cômodo, bem como do espaço que a peça ocupará, para poder escolher uma peça que se encaixe perfeitamente em seu ambiente.
Depois, com as medidas máximas definidas, você deve analisar as suas necessidades, entenda quais itens e a quantidade de peças que você deseja armazenar no móvel, para então escolher uma peça que comporte tudo que você precisa.
Analise a quantidade de prateleiras, gavetas e cabideiros que será necessário para você.
Defina então qual o melhor material para a confecção de seu closet, e depois escolha dentre os modelos que se adequam ao seu perfil, aquele que mais combina com o design de seu ambiente.
Qual o material ideal para o seu closet?
Você irá encontrar closets confeccionados principalmente com MDP e MDF, cada um com suas particularidades, e a sua escolha deve ser feita de acordo com as suas necessidades.
Closet em 100% MDP
O MDP tem como principais características a sua alta resistência ao processo de montagem e desmontagem, assim como alta resistência à danos mecânicos, o que o torna uma ótima opção de material para confeccionar móveis para quem costumar mudar-se com frequência.
Outro ponto positivo deste material, é que quando comparado ao MDF, ele possui maior resistência à umidade, se tornando uma boa alternativa para ambientes mais frios e úmidos.
Porém o MDP não aceita bem o processo de usinagem, portanto é utilizado apenas na fabricação de móveis planos.
Closet em 100% MDF
Já o MDF tem como principal característica a sua superfície plana, o que garante um melhor acabamento às peças, seja através de pintura ou de colagem de lâminas.
Outro ponto positivo desta matéria-prima é que ela aceita bem o processo de usinagem, ou seja, pode ser utilizada como base na fabricação de móveis originais e com designs trabalhados.
Mas vale lembrar que há móveis fabricados com uma mescla dos dois materiais, uma combinação entre o MDP e o MDF.
Modelos de Closet
Você irá encontrar diferentes modelos, onde o ideal é escolher a opção que melhor combinar com seu espaço e suas necessidades do dia-a-dia.
Closet com ou sem Portas
Normalmente um closet tem como característica a ausência de portas, mas há opções que possuem portas, e outras que mesclam as duas alternativas, cada modelo possui suas próprias particularidades.
Closet com Prateleira
Você irá encontrar modelos de closet que possuem somente prateleira para acomodar a roupa.
Closet com Cabideiro
Há outras opções que agregam ao design os cabideiros, ótima opção para quem possui roupas que necessitam ficar penduradas, vestidos ou camisas, por exemplo.
Closet com Gaveta
Há também modelos que possuem gavetas, uma boa alternativa para quem necessita armazenar itens menores ou roupas íntimas.
Closet de Canto
Você também irá encontrar modelos de closet de canto, uma boa opção para quem deseja ocupar aquele espaço pouco aproveitado do quarto.
Closet Suspenso
Este modelo nada mais é que um closet com prateleiras e cabideiros, que deve ser fixo diretamente na parede, uma ótima opção para otimizar espaço, pois libera a parte inferior para acomodar outras peças.
Closet com Portas x Sem Portas
Quando pensamos em um closet, o maior dilema é escolher entre um modelo com ou sem portas, cada um possui seus prós e contras, a dica é escolher aquele que realmente supre suas necessidades, e que se adeque bem ao seu design.
Closet Sem Portas
Um modelo sem portas traz facilidade para o dia-a-dia, pois suas roupas ficam à mostra, e você pode montar o seu look sem ter que ficar abrindo a porta.
Mas esta questão de ficar à mostra também é complicado, pois neste caso a organização é imprescindível, pois ao contrário, todos que entrarem em seu quarto irão ver sua bagunça.
Sem portas, você tem noção das peças que possui, assim, não há aquele problema de esquecer uma roupa no fundo do guarda-roupa, e nem comprar peças em excesso.
Outra vantagem deste modelo, é que suas roupas, casacos e calçados ficam arejados, o que diminui a incidência de ácaros e mofo.
Esta opção é versátil, pode ficar no quarto ou em uma área separada, neste último caso, você pode optar por um mix de peças para montar um closet maior.
Closet com Portas
Já um modelo fechado auxilia na organização, e mesmo que suas roupas estejam um pouco desordenadas, o caos é facilmente escondido atrás das portas.
Esta opção evita que suas roupas fiquem expostas à poeira, mas é preciso ficar atento ao arejamento para evitar o mofo.
Uma boa ideia é apostar em modelos com porta e agregar ao design um espelho, assim você traz a sensação de amplitude ao cômodo, bem como facilitará na hora de finalizar o seu look.
Como Manter a Organização no Closet?
Organização é indispensável em um closet, afinal, em um modelo tradicional tudo fica aparente, e bagunça está fora de cogitação.
Na hora de organizar é bacana seguir alguns passos, em primeiro lugar, organize seus itens de acordo com a sua personalidade e necessidades.
Depois, uma dica bacana é setorizar os itens, separe suas peças por modelo, por cor e por tipo. Para camisas, casacos, jaquetas e vestidos, o ideal é armazenar estes itens em cabides, para amassar o menos possível.
Outra opção bacana é apostar em caixas para armazenar itens menores como acessórios, cintos, lenços e demais adereços. Se seu closet não contar com uma gaveta, as caixas também servem para armazenar suas roupas íntimas.
Closet é na Panorama Móveis
Aproveite as dicas da Panorama Móveis e selecione as melhores opções em closet para o seu ambiente. Aqui, você encontra os mais variados modelos com os melhores preços e condições do mercado. Confira!