Decoração estilo industrial
Em decorrência da crise de 1929 nos Estados Unidos, muitas fábricas e indústrias fecharam suas portas, e por muitos anos assim permaneceram. Com o processo de "desindustrialização" da cidade de Nova York, esses locais que estavam abandonados, começaram a ser procurados e ocupados pelas pessoas que não possuiam condições financeiras confortáveis. O estilo industrial não é apenas um marco no desin de interiores, mas é um momento histórico que aponta para movimentação das pessoas - em busca de uma solução de moradia, após a grande crise.
Atualmente, reconhecemos o estilo industrial pela sua "crueza", isto é, o estilo é caracterizado por cimento queimado e concreto, parede de tijolos à vista, muitos metais (remetendo às encanações e tubulações), janelas e portas com esquadrias de ferro e ambientes integrados. Isso se deve, é claro, às baixas condições de decoração das pessoas durante esse período. No entando, a aceitação - inesperada - desse estilo foi tão grande, que hoje a decoração industrial é amplamente utilizada e está vinculada à ideia de decoração moderna-contemporânea.
Nesse artigo, vamos explorar as características do estilo industrial propondo dicas que podem facilitiar a sua vida no momento de decorar o seu lar.
Aplicando o estilo industrial:
O espaço integrado - conceito aberto
Quando falamos de estilo industrial, além das cores mais frias, como cinza, chumbo, e off white que imaginamos, pensamos também em um espaço amplo e sem divisórias. Em uma indústria ou fábrica, por exemplo, não existem divisórias físicas, e isso permite olhar para o ambiente como um todo, um conjunto. É nesse espaço livre e amplo que você tem a possibilidade de criar e fazer sua decoração da forma como achar pertinente. Como não há uma planta definida com paredes a serem levantadas, é importante manter em mente que o charme do lugar depende de equilíbrio na decoração.
É comum, atualmente, encontrarmos lofts lindos e integrados, o famoso conceito aberto, cuja separação dos ambientes se dá através de móveis muito bem escolhidos e planejados. Assim, cria-se um espaço harmônico, sem perder a qualidade clássica do ambiente. Com um sofá bem posicionado, saberemos que estamos na sala de estar; com um balcão ou um bar estratégico, saberemos onde começa a cozinha. Dessa maneira, o nosso olhar consegue captar as diferenças que existem entre os ambientes mantendo uma unidade de estilo entre eles.
As divisórias são mais importantes no que concer à privacidade dos mroadores, assim, dá-se mais atenção à separação de ambientes no que diz respeito aos quartos da casa e ao banheiro e/ou lavabo. É importante mencionar que mesmo que haka uma separação no espaço doméstico, você pode ainda aplicar os elementos do estilo industrial nesses locais, integrando-os ao restante da casa. O estilo não se perde e o ambiente continua em harmonia.
As cores
Mencionamoes as cores anteriormente, e elas são fundamentais para que entendamos o processo de ambientação e também de decoração. As cores do estilo industrial tendem a ser mais sóbrias, destacando o preto, o branco e o cinza. Essas cores já estavam presentes nos espaços de galpões, fábricas e indústrias lá na década de 20, e constituem uma parte importantíssima desse estilo. como a tenda dos moradores desses locais era pequena, a tintura e a textura das paredes não era uma grande preocupação. As pessoas davam maior importância ao restante da decoração, procurando maneiras de mobiliar o ambiente, por exemplo.
Então, caso você esteja pensando em escolher o estilo industrial para decorar a sua casa, pense em cores mais sóbrias e de alto contraste, como o preto e o branco, que geralmente se destacam com os acessórios e objetos decorativos. Além disso, o cinza é uma cor muito presente, por conta do chão batido de concreto e as paredes em blocos ou de cimento que já fazem parte da história desse estilo. O cinza tem bastante relevância no estilo industrial, pois acaba valorizando o restante da mobilia, e por ser uma cor sóbria "de fundo", permite diversas combinações coloridas. Assim, você pode brincar com cores muito vivas nos objetos, como almofadas em amarelo, vasos e lustres em laranja e vermelho, por exemplo, e até mesmo na iluminação, com lâmpadas divertidas!
Se optar pelo estilo industrial e sentir que seu lar está com um ar muito gélido, ou que precisa de cores mais quentes para equilibrar o ambiente, uma boa pedida é colocar pequenas mobílias de madeira, que acabam "quebrando" o teor metalizado e altamente urbano do estilo industrial. Para ampliar sua cartela de cores e ainda assim permanecer dentro do estilo escolhido, você pode variar a sobriedade do local com o azul-marinho e um verde-musgo! A aplicação dessas cores em poltronas e sofás garante um charme especial para o ambiente.
As paredes
Como fora supracitado, o estilo industrial não é conhecido por possuir divisórias, muito pelo contrário, é um dos primeiros estilos aplicados contemporaneamente que prevê o conceito aberto. Então salas, cozinha, bar e quarto costumam se integrar. Quando há presença de paredes no ambiente, elas servem apenas para limitarem a visão e protegerem, por assim dizer, a privacidade dos moradores. No entanto, as paredes desse estilo são marcantes, principalmente porque oferecem uma quebra no padrão tradicional e elegante, em que as paredes dos lares e das casas, são pintadas e\ou geralmente possuem um papel ou cobertura. As paredes do estilo industrial, portanto, apresenta-se cruamente, um conceito cimentício, em que a parede é de concreto e sem um acabamento mais refinado, mas que ainda se enquadra no estilo, ou uma parede de cimento queimado, que é mais lisa e possui um acabamento mais polido.
Além dessasopções mais cruas, e até fidedignas ao modelo industrial do século XX, muitas paredes são feitas de blocos de cimento e de tijolos aparentes. Especificamente, falando sobre a parede de tijolos, ela remete bem ao estilo e traz consigo uma proposta distinta, pois, enquanto todo o ambiente tende a ser acinzentado ou metalizado por conta do chão de concreto batido, ou de outras paredes de cimento queimado, as cores dos tijolos costumam ser mais quentes, isso é, em tons terrosos mesmo. Essa oposição de saturação existente nas paredes do ambiente, confere ao espaço um potencial harmônico bastante agradável, pois não foge ao estilo, e nem provoca a sensação de ambiente de trabalho fabril. Já que a nossa casa é o lugar em que repousamos e descansamos após o nosso trabalho.
Além disso, as paredes comportam os metais que ficam aparentes, como sistema de iluminação, portanto o sistema elétrico, e o sistema hidráulico, com demais encanações que a sua casa precisar. Desta maneira, é interessante planejar suas ideias, para que as estruturas metálicas ou acrílicas que ficarem aparentes, estejam em harmonia com os outros elementos da casa, nesse caso, as paredes.
Ainda no que diz respeito às paredes, brincar com quadros, pinturas, formas geométricas, pode conferir um ar mais moderno. Sabe-se hoje que muitas pessoas que ocuparam os galpões de fábricas e prédios, eram artistas independentes. Então, decorar sua casa pensando nisso, pode ser uma forma mais contemporânea de homenagear essa movimentação e esse estilo.
A iluminação
A iluminação é parte indispensável no projeto, porque embora as imagens veiculadas na internet sobre o estilo industrial mostrem ambientes sempre amplos, bem iluminados e arejados, sabe-se que galpões e fábricas industriais, em sua maioria possuem janelas largas e muito altas, (às vezes basculantes!), não iluminando completamente o ambiente. Os moradores desses prédios tiveram, que, ao longo do tempo ir adaptando a iluminação, e conforme o estilo indistrial foi ganhando mais espaço, algumas atualizações foram feitas. Espaços arejados, bem iluminados e com visão para o mundo urbano é uma ideia bastante recente.
Por isso, hoje, quando tratamos de iluminação, devemos pensar sempre nas janelas, pois além de fornecerem energia natural, ajudam você a poupar aquele dinheirinho com a conta de luz! No estilo industrial que vemos atualmente como contemporâneo, temos grandes janelões, às vezes janelas que ocupam o espaço inteiro de uma parede, por isso elas devem ser de um material seguro e resistente. Além disso, as janelas desse estilo industrial possuem esquadrias de ferro e aluminio, conferindo um ar mais misterioso por conta do material metalizado.
Sejam elas, largas ou pequenas, o vidro, ao contrário da madeira, facilita a limpeza e permite que a luz entre sem grandes impedimentos. Aqui é importante menciionarmos que embora a luz do Sol seja muito saudável e agradável ao ambiente, você precisa de um plano B para proteger sua mobília do Sol. Se seu sofá, potrolna ou tapetes forem muito escuros ou estampados, e até mesmo a tinta de outros móveis, podem acabar desbotando pela exposição constante à luz solar. Por isso, invista em cortinas ou persinanas que estejam dentro do estilo industrial.
Além da luz natural, você deve investir em luz interna, isto é. lâmpadas, abajures e lustres proporcionam um charme todo especial. Esse processo de iluminação é facilitado porque não é necessário cobrir a fiação, muito pelo contrário, a fiação exposta, com os cabos atravessados e o sistema elétrico aparente, é basicamente uma demanda do estilo industrial. Você pode apostar em lâmpadas coloridas (embora não seja um padrão), ou em leds bem posicionados, mas uma boa pedida são as luzes sequenciais, aqueles trilhos e spots que ficam bem projetados em cima da mobília que se quer iluminar, como mesa de jantar, sofás e poltronas, mesa de centro, o bar...
Os ambientes, os materiais e objetos de decoração
Esse tópico é especial para lhe ajudar com a decoração do ambiente propriamente dita. Aqui daremos ótimas dicas para você decorar a sua casa utilizando o estilo industrial.
A cozinha
A cozinha é o ambiente doméstico em que famílias e amigos se reúnem, independentemente do tamanho, é o lugar de onde saem os drinks, os aperitivos e as fofocas! É sugestivo, pelo conceito aberto, que a cozinha seja integrada à sala de estar, e nesse estilo, o espaço integrado é uma ótima oportunidade, assim, você não perde contato com a sua visita caso você esteja na cozinha e eles na sala, ou vice-versa. Além disso, a cozinha pede por mais iluminação, então pode ser interessante você pensar em um lustre sobre a mesa, por exemplo, ou um spot de lâmpadas sequenciais que sejam capazes de iluminar bem o ambiente.
Na decoração do seu ambiente, evite muitos materiais de tecido, pois na cozinha, mexemos constantemente com líquidos e até mesmo gorduras e você não vai querer estragar sua decoração, certo?! A mesa da sala de jantar pode ser de madeira, quebrando a frieza do ambiente. Outra pedida são as cadeiras Eames, que possuem pés-palito e seu espaldar é de plástico, o que a torna leve e fácil de combinar com outros elementos amadeirados que você venha a colocar no ambiente. Além disso, caso você tenha um bar na sua cozinha -que costuma ser um elemento de separação de ambientes -, você pode apostar em cadeiras mais coloridas e altas, em tons de amarelo, vermelho e laranja, por exemplo, para quebrar o ar gélido que as paredes acinzentadas do estilo industrial têm.
A sala de estar
A sala de estar é o abraço do lar, onde as pessoas se reúnem para conversar e compartilhar os melhores e, até mesmo, os piores momentos do dia. É importante que a sala seja aconchegante, e embora o estilo industrial tenha uma premissa mais fria e uma atmosfera mais "crua", é possível equilibrar isso com um sofá de dois ou três lugares, e outras poltronas bem posicionadas, por exemplo. Você pode brincar com almofadas e mantas coloridas e com formas geométricas variadas, pois esse é um estilo jovem-urbano bastante moderno e utilizado atualmente.
A iluminação do ambiente pode ser mais amena, ou seja, de lâmpadas mais amarelas, que proporcionarão aquele calorzinho, no espaço, sabe? Você tem a opção de investir em luminárias de piso e posicioná-las ao lado das poltronas, por exemplo. Caso você tenha uma mesinha de apoio, pode fazer o uso de abajur e luminárias mais modernas que fazem parte do estilo industrial. Nada impede que você utilize spots mais centrados, ou posicionados de acordo com a sua preferência também.
No centro da sala, costuma-se colocar uma mesinha para completar a decoração e ornar com o restante do estilo, uma boa pedida é você utilizar uma mesa de vidro com pés de aço, por exemplo, dessa maneira você pode combiná-las com a janela, o que dá unidade para o ambiente, Outra opção para mesa de centro, é o vidro espelhado, que brinca com as cores e até mesmo a iluminação do espaço. Se você decidir por uma mesa mais "gélida" com esses aspectos bem característicos do estilo industrial, você tem a opção de colocar um tapete no chão com cores terrosas, em tons de marrom, terracota, bege e camurça. Assim criará um contraste, porém manterá o equilíbrio no ambiente.
Ainda na sala de estar, você pode usufruir sem medo de pinturas modernas e até mesmo mais clássicas. Como mencionado anteriormente, os prédios de fábricas e galpões foram ocupados por muitos artistas, e eles utilizavam esses espaços como estúdio mesmo, dai que saíram os studios e lofts mais modernos. Estilizar o ambiente, pensando em quadros, molduras, formas geométricas, brincar com a iluminação, com o reflexo, é montar um espaço criativo e gostoso de se entrar todos os dias. Caso queira permanecer no estilo industrial, você pode investir em molduras de ferro, aço ou alumínio. Estruturas metálicas são uma demanda do estilo industrial!
Banheiros
Os banheiros não ficam para trás quando se trata de estilo industrial. Eles possuem as mesmas características que estão presentes nos outros ambientes da casa. Podemos mencionar um box (para o chuveiro) de vidro temperado, por exemplo, com esquadrias de alumínio. É muito comum que o ambiente do banheiro também seja bastante iluminado, portanto, uma boa saída para isso, é utilizar a cor branca nas paredes, chão e teto. Paredes de tijolos à vista pintados de branco se mostram os clássicos desse estilo. É improtante alertar aqui para a qualidade do serviço, procure um bom profissional para pintar e decorar seu banheiro, fará toda a diferença quando sua casinha estiver finalizada!
Você também pode deixar as tubulações bem aparentes no seu banheiro, bem como no restante da casa. É comum que os acessórios do banheiro sejam de alumínio, pois não enferrujam com a unidade do ambiente. Outra proposta tradicional, mas que nesse caso se encaixa muito bem, são as cubas de porcelana. Elas não fogem ao estilo, e se você optar por um banheiro Black & White (preto e branco) por exemplo, você as encontrará com facilidade nessas cores.
Podemos sugerir ainda, um espelho suspenso e até mesmo de formato incomum, que dará todo charme ao ambiente. Você pode iluminar o espaço com spots de luz bem posicionados, como já fora mencionado anteriormente. Outra pedida bem moderna, são as leds atrás do espelho, que conferem um ar todo misterioso, mas muito criativo ao ambiente, pois a luz fica "acoplada" ao objeto. Os demais detalhes desse espaço ficam a seu critério, divirta-se!
Os quartos
Seja o quarto principal ou o quarto de hóspedes, é legal que eles se mantenham no mesmo estilo industrial que o restante da casa. O ambiente pode ser mais iluminado, mas não é necessariamente uma demanda, a não ser que você seja uma pessoa bastante diurna, então escolher o cômodo mais iluminado da casa pode ser a sugestão da vez!
No quarto, você pode se atentar aos mesmos detalhes que foram citados até aqui, uma cama centralizada, um armário bem posicionado, em uma cor que vai se manter no estilo industrial, como cinza, preto, branco ou de madeira crua mesmo, Você pode optar por colocar duas mesinhas de canto, por exemplo, e colocar abajur ou pequenas luminárias para iluminar ambos os lados da cama. Tapetes, mantas e almofadas dão um ar moderno e proporcionam, todo um requinte para o espaço.
Como o quarto é o ambiente do sono e do descanso, dê preferências a cores mais sóbrias, e que aquilo que for colorido, seja mais suave. Cores muito vivas e saturadas podem causar um certo incômodo por serem tão presentes. Outro aspecto legal a se destacas nos quartos, é que costuma ser um espaço mais privativo em relação aos outros cômodos da casa. Se não por paredes de concreto, então por paredes de vidro. É muito comum que as pessoas que possuam studios, lofts e casa nesse estilo industrial, dêem preferência para paredes de vidro com esquadrias de aço e de ferro, bem como as janelas que mencionamos anteriormente! Se você é alguém que mora sozinho ou tem um par, e dividem o mesmo quarto, pode ser legal ter uma parede de vidro que separe o quarto do restante da casa, sem influenciar ou alterar drasticamente o campo de visão.
Sugerimos também no quarto, a presença de quadros, espelhos e outros materiais que façam parte do estilo e da sua vontade, essa é a parte mais importante! Não se preocupe com objetos com marcas de uso ou desgastados, o estilo industrial abraça todos eles.
Diálogo entre estilos
O estilo industrial chegou para ficar, isso está bem óbvio para designers e arquittetos. Mescado ao estilo moderno, o estilo industrial consegue ainda se fundir com outras formas de conceber uma decoração. Podemos combinar o estilo industrial com o moderno, com o urbano (ao qual está intrinsecamente conectado), podemos combinar ao estilo contemporâneo high tech. POdemos misturar o estilo industrial a uma pegada minimalista, em que menos objetos e menos trabalho de pintura, reboco e reforma são exigidos e se mantém igualmente aconchegantes.
Há possibilidade de misturar o estilo industrial com o rústico clássico, mesclando a frieza de um com a robustez do outro, o que pode parecer pesado, no entanto, equilibra muito bem o ambiente. Podemos juntar ainda, o estilo industrial ao elegante, o que confere ao lar características ímpares e de muito bom gosto.
Enfim, como vemos as possiblidades são diversas. È importante antes de tudo, planejar, tirar as medidas, e não se esqueça de deixar um bom espaço para circulação. O ambiente pode parecer industrial, mas precisa ser confortável, aconchegante, e seguro, afinal, você está em casa!