Quer saber como escolher o sofá pequeno ideal para a sua sala de estar? Confira aqui as melhores dicas para selecionar um sofá que se adapte ao seu espaço, os principais erros na hora da compra, designs otimizados, tecidos duráveis e cores que ampliam a sala sem erros. Com dicas práticas, você transformará seu ambiente em um espaço aconchegante e evitará erros na hora da compra.
Os sofás pequenos ajudam a aproveitar e otimizar a sala de estar ou ambiente conjugado da melhor forma. Além de serem versáteis, não comprometem a circulação, a estética e nem a amplitude do ambiente. São mais fáceis de mover e ideais para quem se muda com frequência, se esse for o seu caso, uma dica são os sofás modulares. Esses sofás estão disponíveis em diversos estilos e designs, desde os mais modernos até os mais clássicos, ajudando a incorporar sua autenticidade ao mesmo tempo ajudam a manter o ambiente com um visual organizado.
Para ambientes menores, é preciso considerar vários fatores como: espaço livre, circulação de pessoas, decoração e conforto. Cada um desses fatores se não for usado da melhor forma pode deixar o ambiente visualmente menor. Para isso o sofá precisa ter cerca de 60 a 70 centímetros de distância nas laterais e 50 centímetros na parte da frente (entre a mesa de centro).
Essas medidas vão certificar que seu ambiente tenha um conforto e uma boa circulação de pessoas, sobrando espaço para a decoração.
Esses já são feitos sob-medida para espaços pequenos, otimizando o espaço do ambiente da melhor forma. Os sofás-camas combinam a funcionalidade como sofá, mas podem ser transformados em camas para hóspedes ou para seu próprio uso.
Garantindo modernidade e praticidade do espaço, os sofás de canto são uma ótima opção. Possuem um formato de “L” excelente para otimizar o espaço, sem abrir mão do conforto e estilo. Esses são mais espaçosos, mesmo que sejam pequenos.
Os sofás de 2 lugares são ideais para ambientes compactos, mantendo a área de circulação livre e o conforto de quem for usar. São sofás que geralmente tem design moderno e são separados entre dois a três lugares, por serem sofás pequenos podem usar outro móvel para complementar, como uma poltrona ou puff.
Os sofás retráteis são versáteis e excelentes para aqueles que querem um conforto maior, já que os assentos podem ser puxados para frente. No dia-a-dia podem ser usados da forma compacta sem o assento estendido, já quando quiser um conforto maior pode usar da forma estendida. Além de que esses sofás possuem vários designs que combinam com diversos tipos de decoração.
Largura: 90 centímetros;
Altura: Entre 85 a 90 centímetros;
Profundidade (fechado): Entre 80 e 90 centímetros;
Profundidade (aberto): Entre 1 metro e 80 centímetros e 2 metros.
Largura: entre 1 metro e 85 centímetros e 1 metro e 95 centímetros;
Altura: 92 centímetros;
Profundidade: 90 centímetros.
Largura: Entre 1 metro e 50 centímetros e 1 metro e 80 centímetros;
Altura: Entre 80 e 90 centímetros;
Profundidade: Entre 80 e 90 centímetros.
Largura: 1 metro e 90 centímetro;
Altura: 86 centímetros;
Profundidade (fechado): 94 centímetros;
Profundidade (aberto): 1 metro e 34 centímetros.
Oferecendo flexibilidade e praticidade para o ambiente, os sofás multifuncionais são perfeitos para otimizar o tempo e espaço, facilitando para o uso no dia-a-dia. Em um único móvel pode ter outras funções além de só um sofá, como o sofá com armazenamento interno, esses são uma solução inteligente para aproveitar espaços limitados. Existem vários modelos multifuncionais, para você fazer a escolha certa faça uma pesquisa para ver qual se encaixa nas suas necessidades.
Os sofás modulares podem ser modificados ao longo do tempo, podendo mudar de tamanho – do menor para maior e vice-versa – tendo vários tipos de configurações e disposições para se adaptar em qualquer ambiente que você precisar. Um exemplo é se você atualmente está em uma casa com a sala de estar pequena, mas planeja se mudar para uma casa que tenha uma sala maior, com os sofás modulares você pode fazer a adaptação do sofá para esse ambiente.
As melhores opções de cores para os sofás pequenos são os tons neutros, pastéis e claros que refletem a luz, criando uma sensação de continuidade e fluidez, dando uma impressão que o ambiente é maior do que parece.
Esses são os tons mais comuns de sofás, ideais para quem busca a sofisticação e o minimalismo, junto criar um ambiente relaxante.
Os tons escuros trazem a sofisticação e elegância. Um sofá com detalhes com esses tons pode trazer um visual urbano. Se usado a forma certa pode criar uma profundidade e aconchego no ambiente.
Essas cores não sobrecarregam o ambiente, elas trazem um toque de leveza e fluidez perfeitos para usar nos sofás pequenos.
Para facilitar seu dia-a-dia, você precisa saber qual tecido é mais durável, resistente e fácil de limpar. Você também precisa saber qual é a textura dos tecidos para na hora da compra comprar um que tenha um material confortável e aconchegante. O tecido para seu sofá é uma das escolhas mais importantes para se fazer antes de fazer a compra.
O material do algodão é muito conhecido pela sua maciez e suavidade. Tem uma textura agradável com uma boa respirabilidade, permite a boa circulação do ar. Tomando os devidos cuidados o algodão possui uma ótima durabilidade, sendo um ótimo tecido para o sofá.
É um tecido natural, tem uma ótima respirabilidade, é um tecido resistente e fácil de limpar. Uma ótima opção para otimizar a limpeza no seu dia-a-dia, suportam o uso diário garantindo a durabilidade por anos. Com um toque ligeiramente áspero e natural.
Os sofás de microfibras normalmente têm um baixo custo, é um material hipoalergênico sendo uma boa opção para quem tem alergias. Com uma textura suave e levemente felpuda tem uma facilidade para limpar e resistente a manchas, perfeito para casa com crianças.
Com uma textura aveludada e macia, traz muito conforto e elegância, sendo um material muito durável e com uma fácil limpeza. É um tecido clássico, que pode combinar com diversas estéticas de decoração.
Na hora de decorar sua sala de estar, priorize cores e materiais que vão ajudar a ampliar o ambiente. O uso de um tapete grande pode ajudar a definir ou unificar um ambiente, além de trazer conforto e aconchego. O tapete pode criar uma sensação de que o ambiente é amplo. A iluminação é muito importante, podendo ampliar o ambiente, detectando pontos principais da decoração e trazendo um toque de aconchego. Use os objetos decorativos para trazer um toque da sua personalidade para a sala.
Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.