O Estilo Industrial está ganhando cada vez mais destaque no mundo da arquitetura e decoração. Com uma estética urbana, autêntica e funcional, é um estilo que busca resgatar a essência das fábricas abandonadas e valorizar a beleza do bruto, criando ambientes modernos com personalidade. Aqui você vai descobrir a origem, os principais elementos e dicas, tudo para acertar na hora de aplicar essa estética na decoração e nos móveis da sua casa.
O Estilo Industrial surgiu logo após a Crise de 1929 nos Estados Unidos. A crise causou o fechamento de várias indústrias. Com o alto custo de vida e o aumento populacional durante esse período na cidade de Nova Iorque, as pessoas tiveram que procurar novas formas de moradia, usando esses galpões para viver. Para aproveitar esses ambientes, começaram a adaptá-los, dando origem aos lofts e trazendo funcionalidade para esses espaços.
O Estilo Industrial é uma tendência de design que se inspira em elementos de fábricas, galpões e estruturas urbanas. Ele integra essa estética na decoração e arquitetura, criando ambientes residenciais ou comerciais com uma atmosfera única. Sua essência reside no uso de materiais crus e visíveis, como aço, metal, concreto aparente, tubulações expostas e texturas brutas, combinados com um design minimalista e funcional. Este estilo oferece uma elegância singular e um toque de contemporaneidade, elevando a estética industrial e a beleza dos materiais em seu estado natural a um patamar de design sofisticado e exclusivo.
O estilo carrega a estética de construções que ficam expostas sem acabamentos. O uso principalmente do concreto junto do metal ou madeira são os mais populares neste estilo, trazendo um toque acolhedor. O metal é muito usado principalmente por conta da sua resistência, que proporciona um toque moderno se combinado com o concreto, permitindo a criação de estruturas com mais destaque.
Juntos, eles trazem durabilidade e versatilidade, dando um contraste entre o rústico e o moderno, usando e reaproveitando materiais. Usar o concreto e o metal juntos pode ser um grande problema se for mal planejado e não houver equilíbrio, pois pode deixar o ambiente com um visual frio e impessoal. Portanto, crie uma boa composição entre esses dois materiais, usando madeira e tecidos.
O concreto, além de poder combinar com outros elementos, é muito usado para paredes, pisos e móveis, que ajudam a trazer um ar rústico. Além disso, é uma ótima opção, pois é um material durável, resistente, versátil e com baixa manutenção, sempre valorizando as linhas retas do ambiente. Podemos ver o concreto ser muito usado em texturas como no cimento queimado, em bancadas ou móveis, sempre de forma agradável, trazendo funcionalidade, autenticidade e sofisticação.
Devemos usar o metal de forma estratégica para, além de trazer a estética industrial, trazer sofisticação. Antes de tudo, precisamos escolher qual metal usar, já que cada um traz uma estética diferente:
A aplicação do metal certo no seu ambiente pode ser em estruturas metálicas aparentes como portas, vigas e prateleiras. Usando em detalhes de ferro, aço e cobre, em interruptores, luminárias ou em elementos decorativos como vasos. Combine o metal aparente com cimento queimado e materiais reaproveitados, use com madeira, criando um equilíbrio entre o moderno e o rústico.
Aproveitar ambientes que antes eram fábricas traz consigo uma estética marcante com layouts abertos e fluidos. Esse estilo vai além do visual, ele traz praticidade para a casa, com espaços multifuncionais, que sejam flexíveis e que otimizem o seu cotidiano. Cada elemento acumula funções sem perder a harmonia, eficiência e facilidade da sua rotina. Um ambiente que une o charme e a funcionalidade é ideal para você que busca praticidade e design autêntico.
Uma das características marcantes do Estilo Industrial são as tubulações, vigas, encanamentos e fiações expostas, que trazem um toque urbano e moderno à decoração. Geralmente, esses elementos recebem acabamentos metalizados ou são pintados em cores neutras. Essa estratégia faz com que eles se integrem ao ambiente sem deixar de se destacar de forma sutil.
O objetivo é criar um equilíbrio visual: os materiais aparentes devem harmonizar-se com as cores e acessórios do espaço, mantendo uma estética minimalista e evitando excessos. O Estilo Industrial não busca esconder a funcionalidade, mas transformá-la em um elemento decorativo que complementa o ambiente sem sobrecarregá-lo.
As texturas são marcantes, usadas em materiais brutos e com aspecto áspero:
É muito utilizado cores neutras, metalizadas e vibrantes; cada uma deixa o ambiente com uma estética e vibração diferentes, valorizando a harmonia entre elas e destacando detalhes marcantes:
Uma dica de como usar essas cores é a regra do 60-30-10:
60% cores neutras;
30% metalizados/texturas;
10% cores vibrantes.
No Estilo Industrial, a iluminação natural é muito valorizada, aproveitando a luz com paredes abertas e janelas grandes. Para a iluminação artificial, é muito usado trilhos de iluminação, lustres pendentes e luminárias que tenham um design rústico e minimalista. Use lâmpadas com filamento LED de formato industrial, que sejam feitas de materiais como aço, metal ou vidro.
Uma iluminação geral ou um conjunto de luminárias – parede e chão – vão ajudar a criar camadas de luz nos ambientes. Use as luminárias de diferentes formatos, lustres com múltiplos braços, luminárias com cúpulas de tecidos e base de metal. Não esquecendo de criar uma harmonia entre todos os elementos.
Os móveis têm uma característica específica de usar materiais brutos como madeira maciça e couro. Geralmente, eles têm um acabamento minimalista e uma definição geométrica forte; o uso de estruturas e acabamentos metálicos reforça a estética funcional. Sofás e cadeiras em couro com acabamento de aço dão um toque rústico, criando um equilíbrio com a modernidade. Misturando texturas e cores sóbrias em decorações e móveis, trazendo o design robusto e detalhes que reforçam a estética industrial.
O Estilo Industrial prioriza o reaproveitamento dos materiais, espaços e construções que já foram fábricas ou armazéns, valorizando o reaproveitamento desses locais. Não somente isso, como também aproveitar materiais que ainda estão em seu estado bruto, sem acabamento e com sinal de uso. Aproveitando também a iluminação natural e ventilação com as grandes janelas, adaptando-se a diferentes ambientes e tornando-se uma opção versátil e prática.
Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.