A cada dia que passa, um estilo de decoração é revivido e se torna tendência, e isso aconteceu com o maximalismo. Sendo um estilo que foi muito popular nos anos 80, ele voltou agora em 2025, mas, diferente de antes, agora ele retorna para contrapor o minimalismo. E se você é o tipo de pessoa que gosta do “mais”, o maximalismo é o estilo ideal para a sua casa! Por isso, criamos esse guia com 10 dicas ousadas que vão ajudar você a maximizar sua decoração e móveis.
É um estilo marcado pela abundância de informações, mistura de elementos e pela ousadia nas combinações. Valorizando a harmonia de vários padrões, cores e texturas, seja na moda ou na decoração, é conhecido como o “mais é mais”. O que conhecemos do maximalismo hoje é uma ideia que surgiu nos anos 80, com o movimento Memphis Design, que visava valorizar as cores vibrantes, formas geométricas e possuía uma estética exagerada. Atualmente, essa tendência voltou com tudo para ir “contra” ao minimalismo, além disso, ela permite que as pessoas consigam expressar seus sentimentos e personalidades sem medo, seja nas roupas, acessórios ou dentro de casa.
Agora que já entendemos os pontos principais do maximalismo – como surgiu, o que é e suas definições –, vamos ver algumas dicas que vão ajudar você a ter uma casa maximalista, mas harmônica e autêntica.
O principal ponto para ter uma casa maximalista são as cores, sendo marcado pela junção dos tons vibrantes e que combinem. Você deve pensar em uma paleta de cores ousada, misturando cores primárias que combinem com seus subtons, criando assim um visual equilibrado e harmônico.
As combinações de cores em geral são cores complementares que, quando postas juntas, criam um contraste vibrante. As mais comuns na decoração maximalista são:
O maximalismo é a chave para a criatividade sem limites, permitindo que você explore combinações de cores e elementos que desafiam o convencional e criam um estilo verdadeiramente único.
É claro que em um estilo que ousa sempre “mais”, os padrões e estampas não ficariam por fora disso. Ele valoriza o uso de diferentes estampas e padrões, podendo criar uma camada deles em seu ambiente. Usando e abusando de padrões florais, geométricos e estampas abstratas, que, quando usadas juntas da forma correta, podem criar uma harmonia visual.
Esses elementos visuais podem ser usados em tapetes, carpetes, tecidos, almofadas, cortinas e em qualquer item têxtil. Assim, você pode brincar com esses padrões, mas sempre lembrando que o equilíbrio é a chave para uma decoração harmoniosa.
O maximalismo é um mundo sem limites, onde você pode explorar diversos estilos de texturas, desde tecidos suaves e confortáveis como o veludo, até aqueles mais ásperos como madeira ou metal. Fazer a combinação certa de diferentes texturas ajuda a manter o visual da sua casa maximalista. Essas texturas podem ser exploradas desde os móveis estofados até os itens usuais como tapetes, almofadas e cortinas, e o melhor é que elas podem combinar diretamente com os padrões e estampas.
Lembrando que as texturas podem não estar somente nos tecidos, mas também nos nossos utensílios e artigos de decoração, como nos potes de vidro da cozinha, onde as diferentes texturas podem ser testadas, sendo uma forma inteligente de ousar nas texturas para dar vida e ter um ambiente convidativo.
Sem dúvidas, em todos os ambientes da nossa casa usamos algum tecido de alguma forma, e para usar os tecidos da forma certa é bem fácil. É extremamente importante ter uma variedade de materiais têxteis, aqui também usamos os mesmos princípios de ousar nas cores, padrões e texturas.
Além do veludo, a seda, algodão, jacquard e linho são tecidos que são facilmente encontrados com diferentes estampas e texturas. Escolher tecidos ricos em texturas para as cortinas, estofados e outros objetos é ideal para ter o ponto certo do maximalismo.
Usar o papel de parede é uma forma inteligente de juntar as cores vibrantes, padrões e texturas com a praticidade e funcionalidade. Por ser um jeito mais prático de transformar seu espaço, eles possuem uma grande variedade de opções. Uma opção econômica, rápida e fácil, que pode deixar seu ambiente autêntico e maximalista.
Como já dito, o maximalismo é um estilo que pode unir vários estilos de decoração em um só. Por esse motivo, muitas vezes podemos ver móveis antigos, com futuristas, modernos, etc., que juntos formam uma combinação extremamente harmoniosa. É ideal que eles possuam um destaque na sua decoração, com variados formatos, tamanhos, cores, estampas… aqui você pode aproveitar diversos tipos de móveis.
Ousar nas escolhas é um dos princípios do maximalismo, você pode optar por diferentes tipos de modelos de cadeira e poltronas, formatos e cores diferentes, para literalmente romper com os padrões e colocar o “mais é mais” em prática.
Para os móveis estofados, você pode optar por aqueles com tecidos coloridos e com modelo grande, que causam um efeito visual de estranheza, mas que, na verdade, combinam com o ambiente. Se você é uma pessoa que não quer arriscar muito, uma das opções para os móveis estofados é escolher um de tom neutro e depois ousar nos adereços e decorações vibrantes – como almofadas, quadros, tapetes, etc. –.
Por ser um estilo que valoriza o uso de várias decorações, você pode optar por uma organização vertical – como prateleiras e nichos – preenchendo-as com objetos que, além de combinarem com a decoração, sejam funcionais para o dia a dia, para assim criar um visual rico e interessante. Sempre lembrando que uma das definições do maximalismo é expressar a sua criatividade.
Para expressar sua criatividade, você pode fazer a exposição de seus objetos pessoais, fotos, presentes e muito mais, para que, além desses itens com significado, eles reflitam sua personalidade, paixão e interesse, deixando seu ambiente com um significado especial. Então, sempre lembre que, na hora de decorar, é importante usar itens que possuem uma conexão afetiva que priorize objetos com significado especial. Assim, criando pontos focais e visuais para tornar o ambiente íntimo e acolhedor.
A iluminação maximalista é composta por uma combinação de luzes fortes, com cores vibrantes e luminárias chamativas, que, no final, deixarão sua casa autêntica e cheia de personalidade. Por isso, é importante usar lustres e luzes como se fossem esculturas, apostando em luminárias elaboradas, com arandelas de designs autênticos e pontos de iluminação estratégicos, que, além de realçar o restante das decorações, deixarão o ambiente com um charme a mais.
Ousar na escolha de lustres grandes, de cores vibrantes e detalhes ornamentais – como a base ser de alguma escultura – é fundamental. Apostar em uma iluminação com formas inusitadas é a carta certa para ter um ambiente com diferentes efeitos durante o dia.
Os espelhos são usados para criar um efeito e impacto visual, adicionando drama e profundidade aos cômodos maximalistas. Isso ajuda a refletir a decoração maximalista e ampliar o ambiente visualmente. Eles podem ser usados de várias formas, seja com um pequeno detalhe ou em uma parede inteira, assim tendo peças únicas em molduras chamativas.
Além de terem seu propósito funcional – refletir a imagem e ampliar o ambiente –, os espelhos servem como um ótimo objeto de decoração para as paredes. Além de serem um elemento indispensável para a casa, funcionam como uma técnica para ampliar ambientes pequenos.
Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.