Escolher o sofá pode parecer uma decisão fácil, mas na verdade ela é muito mais complicada que isso. O sofá é um móvel que possui um custo mais elevado por conta da sua estrutura. Fazer a escolha errada não só prejudica o equilíbrio da sua sala, mas também vai ser um desperdício de dinheiro. Por isso, preparamos esse guia que vai te ajudar a escolher o modelo certo e sem erro!

Tanto o passo de medir seu espaço quanto definir seu orçamento são extremamente cruciais para a escolha do modelo perfeito. Primeiro, medir o espaço garante que o sofá escolhido seja ideal para seu cômodo, não atrapalhando a circulação e também harmonizando com outros móveis. Já o orçamento ajuda você a ter um limite de gastos, o que ajuda a pesquisar vários sofás com o tamanho e modelo ideal com um preço que caiba no seu bolso.
Na hora que você for medir seu espaço, você precisa medir as dimensões de onde o sofá vai ficar. Para isso, meça o comprimento e a largura do sofá. Não esqueça de garantir a circulação ao redor do seu espaço, e isso inclui também a abertura de portas e de outros móveis ao redor. Para facilitar essa medição, você pode usar uma fita crepe para marcar o contorno do sofá.

Para fazer um orçamento, você precisa incluir o valor de um sofá de qualidade, custos adicionais como a entrega e montagem, e sem esquecer de reservar uma quantia para acessórios adicionais. Estipulando um valor para todos esses requisitos, você consegue achar o sofá perfeito para você. Também não esqueça que a compra de um sofá é um investimento a longo prazo. Inicialmente, você vai gastar uma boa quantia, mas vai economizar futuramente com possíveis substituições que poderiam ocorrer ao escolher um sofá de baixa qualidade.
O sofá é um móvel versátil, o que garante uma grande diversidade de modelos. Cada sofá é feito pensando em um estilo de ambiente. Alguns sofás são pensados para famílias grandes, outros pensando na praticidade para mudanças, e assim cada um cumpre uma função diferente. Agora vamos mostrar quais são os principais modelos de sofá para sua casa.
O sofá fixo é o modelo mais comum no mercado. Ele é aquele modelo básico, mas que possui várias vantagens. Normalmente, este sofá possui uma estrutura mais robusta, com uma grande variedade de cores e estilos. Por ser um modelo clássico, ele oferece um excelente custo-benefício e uma grande durabilidade.

Esse modelo também não possui mecanismos móveis, então ele não reclina para trás ou pode aumentar de tamanho. Eles são simples e estáveis. Essa simplicidade na estrutura é um ponto muito positivo para a limpeza e manutenção dele. Apesar de ser um sofá simples, ele possui seu charme, sendo um móvel convidativo e confortável para sentar e conversar, priorizando a interação em vez de relaxamento.
Esse modelo de sofá geralmente se adapta melhor em salas mais espaçosas, isso porque eles tendem a ter um comprimento maior que outros sofás, mas mesmo assim eles possuem uma grande capacidade de otimizar o espaço. O sofá retangular possui uma versatilidade em termos de design, já que esse modelo retangular é mais comum e funciona bem em salas com layouts diferentes.

Independente do ambiente, ele normalmente deixa um toque moderno, já que possui linhas retas e limpas, sendo um modelo perfeito para não sobrecarregar o ambiente. Além disso, um ponto adicional para esse modelo é que atualmente muitos sofás retangulares vêm com mecanismos retráteis e reclináveis, o que ajuda a aumentar o conforto dele.
O Sofá em L é um modelo de sofá muito conhecido para otimizar espaço, principalmente de salas pequenas, isso porque ele aproveita os cantos da sala, ajudando a deixar o ambiente mais amplo ou para ajudar a dividir ambientes integrados. Por conta do seu formato, ele permite acomodar mais pessoas, sem a necessidade de usar poltronas, sendo ideal para famílias grandes ou para quem recebe visitas.

Outro ponto importante desse modelo é que muitas vezes pode ser encontrado com chaise ou assentos retráteis, que garante um conforto ainda maior. Por ser um modelo popular, você pode encontrar ele em uma grande variedade de estilos que já são integrados com acessórios como porta-copos ou até mesmo iluminação.
Sendo um modelo multifuncional, onde além de sofá pode servir como cama, é muito escolhido para casas pequenas que precisam otimizar o espaço, podendo acomodar hóspedes, assim eliminando a necessidade de ter um quarto específico para as visitas. Ele é uma opção muito comum para quem está indo morar sozinho, já que ele possui dois móveis em um, sendo mais econômico do que comprar uma cama e sofá separadamente.

Por conta dessa necessidade de um móvel que otimize o espaço e um bom custo-benefício, ele possui uma grande variedade de modelos, cores e materiais.
Esse modelo está ficando cada vez mais popular, isso por conta do seu conforto, versatilidade e otimização. Ele consegue se adaptar facilmente para diferentes atividades do seu dia a dia, sendo excelente para assistir TV ou até mesmo ler. Com o sofá retrátil, você pode esticar as pernas facilmente, permitindo se acomodar de forma relaxada.

Além disso, quando esse modelo está fechado, ele ocupa menos espaço, podendo se encaixar em salas pequenas. Como é um modelo muito procurado no mercado, ele existe em diferentes estilos, tecidos e designs.
O sofá modular é uma opção perfeita para quem gosta de mudar a disposição dos móveis com frequência, ou para quem está em uma casa pequena agora, mas pretende se mudar para um local mais espaçoso. Isso porque ele possui uma versatilidade que pode se adaptar a diferentes espaços e necessidades, pois ele pode ser reconfigurado.

Ele pode ser usado em formatos como L, U ou linear, se tudo for se adaptar da melhor forma na sua casa. Ele facilita muito na montagem e remontagem, isso porque ele é leve.
Com seu orçamento definido, medidas da sala feitas e modelos mais comuns para diferentes salas vistos, você precisa escolher um estilo de sofá que combine perfeitamente com a decoração do seu ambiente. Para isso, você vai começar analisando a sua paleta de cores e pensar em qual tom escolher para sua sala. Como esse passo é crucial e muito difícil, preparamos um guia que vai te ajudar a escolher a cor do sofá ideal e transformar seu ambiente.

Para as salas de estar que possuem um estilo mais moderno e minimalista, dê preferência por sofás com linhas retas e limpas, de preferência em cores neutras. Esses modelos vão harmonizar da melhor forma com a sala, já que combinam com a atmosfera desses estilos. Já para o estilo clássico e retrô, exigem modelos mais trabalhados, que tenham detalhes em destaque, mas que ainda sejam elegantes. Para o clássico, você pode apostar em tons neutros. Já para o retrô, você pode optar por um sofá colorido que combine perfeitamente. Para estilos como o industrial ou rústico, sempre dê preferência pelos modelos confortáveis e que carreguem sua personalidade, de preferência por tecidos rugosos ou de couro.
Depois da paleta de cores, é muito importante analisar qual é o melhor tecido para ele. Por exemplo, se você mora em uma casa com crianças ou pets, o tecido sintético e de microfibra são mais resistentes e fáceis de limpar. Caso sua decoração seja mais elegante, o linho é a melhor escolha de estofado. Assim, você vai analisar seu ambiente e suas necessidades para escolher o melhor estofado. Vamos ver os tecidos mais comuns e qual é o melhor para você:

Com essas dicas, você consegue encontrar o sofá ideal para seu espaço. Fazendo uma compra inteligente e sem arrependimento, respeitando o seu orçamento, a disponibilidade dos seus espaços com um modelo que vai potencializar a beleza da sua sala de estar, sem atrapalhar a circulação, e ainda combinando com a paleta de cores dos outros móveis e decoração do ambiente.
Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.