A cabeceira é muito mais que um simples complemento para a cama, ela é um elemento central que define o estilo do quarto e amplia o conforto. Escolher o modelo ideal é uma decisão onde você precisa combinar a estética e a funcionalidade em uma só peça. Neste guia, você vai entender a importância da cabeceira, conhecer os estilos mais comuns e descobrir as vantagens e desvantagens de cada material.
A cabeceira tem um papel fundamental no quarto, que vai muito além da estética. Ela funciona como um ponto focal e adiciona um toque de conforto, ideal para quem gosta de ler ou assistir à TV no quarto. Além disso, você pode escolher modelos com funcionalidades extras como organização e armazenamento, tendo uma cabeceira com gavetas ou armário integrado.

Alguns modelos vêm até mesmo com baús integrados, que garantem um espaço ainda maior para armazenamento. A cabeceira também consegue te ajudar a prevenir manchas e riscos na parede causados pelo contato da cama. Ter uma cabeceira vai muito além de ser apenas um móvel funcional, ela é a peça que consegue unir os principais pontos para elevar a beleza e o conforto do seu quarto.
Existe uma variedade de estilos e formatos de cabeceiras, que são definidos principalmente pelo material, pelo estilo e por suas funcionalidades. Vamos conferir os principais modelos.
Esse é um estilo muito conhecido não só para a cabeceira, mas para os estofados em geral. Ele cria relevos e gomos geométricos por meio de pespontos profundos e o uso de botões, sendo um estilo mais elegante e deixando um visual clássico para o ambiente. Por ser um modelo popular, existe uma grande variedade de cores e modelos com esse estilo de cabeceira.
O estilo de cabeceira por painel é um modelo que ficou muito popular, principalmente o ripado. Isso porque, além de oferecer conforto, ele deixa um visual moderno para o quarto. Além do ripado, há os modelos estofados, que normalmente possuem uma espuma confortável e são de tecidos de linho ou couro, e o modelo que é um conjunto de placas que se encaixam. Cada um desses se adapta a um tipo de necessidade.

Esse estilo de cabeceira é mais funcional, pois consegue se ajustar ao seu espaço da melhor forma. Eles podem ser fixados nas paredes, seja com fitas ou com parafusos. Isso permite que você monte e personalize a cabeceira do seu jeito, oferecendo as mesmas funcionalidades que as cabeceiras comuns.
Ter uma cabeceira boiserie é para quem quer trazer a elegância clássica para o quarto. Para fazer essa cabeceira, utiliza-se relevos de moldura, que criam um jogo de luz e sombra, adicionando dimensões ao seu espaço. Normalmente é feito diretamente na sua parede, onde você pode fazer modelos mais retangulares ou quadrados.

As cabeceiras com baú são ideais para quem precisa de um espaço de armazenamento extra. Elas podem ser encontradas em diferentes modelos e estilos. Esse tipo de cabeceira acaba ocupando mais espaço do quarto, já que ela será mais grossa por conta do baú integrado a ela. Neste espaço, você pode guardar roupas de cama, cobertores ou travesseiros.
Em geral, essa é uma escolha muito popular para as cabeceiras. Elas possuem a mesa de cabeceira integrada, sendo uma opção mais econômica também, já que você não vai precisar comprar esses móveis separados. Além disso, a mesa de cabeceira nesses modelos já é pensada para ficar na altura ideal de acordo com a cama, unindo a estética e a funcionalidade.

Saber as medidas e proporções ideais da cabeceira é muito mais prático do que parece. Isso porque as medidas ideais dependem exclusivamente do tamanho e altura da cama e do seu colchão, além do estilo de cabeceira que você quiser também afetar nisso. Confira como saber a largura e altura ideal e confortável.
A largura da sua cabeceira depende totalmente do modelo da sua cama. Por exemplo, se sua cama for uma de casal padrão, ela provavelmente terá uma largura padrão de 138 centímetros. Com essa medida, você pode escolher uma cabeceira que tenha exatamente a mesma largura ou escolher uma cabeceira de 5 a 10 centímetros a mais para cada lado. Lembrando que essa medida serve apenas para quem quer uma cabeceira que ocupe a parte da parede onde fica a cama, já que existem modelos de cabeceira que podem ocupar toda a parede.

A altura da cabeceira normalmente possui um padrão dependendo do padrão do seu colchão. As cabeceiras ficam de 60 a 70 centímetros acima do colchão, garantindo que você tenha um bom apoio para as costas ao assistir TV ou para ler. Essa altura também depende da altura do pé-direito do quarto. Para quartos muito altos, as cabeceiras mais altas ajudam a equilibrar e deixar o espaço com uma melhor proporção.
Escolher a cabeceira ideal também envolve escolher um material funcional para você, que consiga equilibrar a estética com a praticidade. Cada material que vamos falar tem suas vantagens e desvantagens, que normalmente estão ligadas aos cuidados a longo prazo que o material exige. Vamos conferir isso agora.
O estofado é um dos materiais mais escolhidos para a cabeceira por conta do seu conforto, já que ele é macio e mais agradável para as costas. Muitos modelos de estofados conseguem adicionar um toque a mais de sofisticação. Além disso, é um dos materiais mais populares, o que garante uma maior variedade de cores, texturas e estilos. Uma outra vantagem desse estilo é seu isolamento acústico e térmico.

Agora, seus pontos negativos com certeza ficam na parte dos cuidados, já que, dependendo do tecido, ele acumula mais poeira e sujeira, precisando de uma limpeza regular. Além disso, ele pode manchar com facilidade e os tecidos podem desgastar.
A madeira, sem dúvidas, é um dos materiais mais duráveis para qualquer móvel, e não seria diferente para as cabeceiras. Ela traz uma atmosfera acolhedora e natural para o quarto, deixando-o mais quente e aconchegante. Assim como os estofados, a madeira também pode servir como um isolante térmico e acústico, deixando o ambiente mais silencioso e com a temperatura agradável para apoiar as costas. Além disso, por ser um material que pode ser usado de diversas formas, ele garante uma variedade de estilos, cores e acabamentos que você pode usar.

Para os cuidados, a madeira é mais fácil de limpar, sendo necessário uma limpeza regular com pano macio e seco. Caso precise de uma limpeza mais profunda, o ideal é usar um pano umedecido com água ou com um produto ideal para a madeira da sua cabeceira. Seu principal objetivo é evitar a exposição direta ao sol e ter cuidados com pragas.
Esses são materiais com um custo-benefício melhor, sendo mais acessíveis e econômicos, e mesmo assim garantem uma boa durabilidade e resistência. Por ser uma escolha muito popular para os móveis, e assim como os outros materiais, existe uma variedade de cores e estilos que eles conseguem se encaixar, principalmente o MDP. Um dos pontos positivos dele é que, como esses materiais passam por um processo de fabricação diferente da madeira natural, eles são imunes a pragas, sendo um cuidado a menos com eles.

Agora, seus pontos negativos são na parte de cuidados, onde eles não podem entrar em contato com a umidade, pois o móvel pode deformar e inchar. Sua limpeza é parecida com a da madeira, sem muitos cuidados ou preocupações.
Esse é, com toda certeza, o material mais diferente dessa lista, mas ele é muito popular para a estrutura da cabeceira. Ele é um material muito durável, principalmente se for de aço, isso porque ele é resistente. Normalmente, as cabeceiras de metal são mais desconfortáveis para se apoiar e acabam sendo uma opção mais pela estética. Um ponto positivo é a variedade de estilos, o que ele consegue se adaptar a diversos estilos de decoração, podendo ser um estilo mais moderno ou minimalista, e também não sofre com pragas.

Seu único problema são os riscos com ferrugem, caso ele tenha exposição à umidade ou use produtos de limpeza inadequados ao material. O metal também precisa de uma manutenção com a pintura, mas normalmente isso leva anos para acontecer. Tirando isso, ele é um material perfeito para a cabeceira.
Agora, a parte mais fácil desse processo é escolher uma cabeceira que consiga harmonizar e equilibrar com o restante do seu quarto. Como você já sabe a importância dela para a decoração, os estilos de cabeceira mais populares, medidas e materiais, essa parte fica muito mais prática. Isso porque, para escolher a cabeceira, você não pode fugir do estilo de decoração que já está presente no quarto. Escolha um modelo onde a cor, o material e o estilo se complementam com o restante dos móveis. Assim, você evita deixar a cabeceira aparentar como um elemento desconexo do quarto e equilibra com o restante.

Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.