Se você é daqueles que deseja um cantinho verde, mas não possui uma área externa para isto, a ideia é apostar em um jardim indoor, ter plantas dentro de sua casa, trarão mais vida e aconchego aos seus ambientes. Confira as 3 dicas práticas para decorar sua casa com plantas.
Se você quer cercar-se de verde, mas não sabe bem como fazer isto, pode optar pelo conceito de ‘floresta urbana’, que nada mais seria que um agrupamento de vasos de distintos tamanhos, e cada um com uma folhagem diferente, assim você cria a ilusão de ter uma pequena floresta de arbustos em seu ambiente.
E sabe quando você tem um cantinho vazio na sala de estar, que parece que falta algo para preencher? Então, este é um ótimo local para incluir uma plantinha, com certeza deixará o seu ambiente mais alegre.
Agora, se você for daqueles que não têm muito tempo para cuidar das plantinhas, apostar em espécies mais resistentes, como os cactos e as suculentas, é a melhor alternativa para trazer um verde para a sua decoração sem tomar muito o seu tempo.
Mas se você deseja introduzir plantas na sua decoração de uma maneira mais, sutil, uma ótima opção é a orquídea, além de deixar seu ambiente mais elegante, ela requer poucos cuidados e se adapta muito bem a ambientes internos.
E outro cômodo em que as plantas ficam incríveis, mas seu uso não é tão frequente, é no banheiro, se você tem interesse em deixar a sua decoração ainda mais moderna, não hesite em colocar um verde neste ambiente.
Além de trazer beleza e exuberância ao seu ambiente, algumas plantas também trazem outros benefícios para o seu lar, como, por exemplo, purificar o ar, e se esta função chamou a sua atenção, aqui vai uma lista com algumas plantinhas que desenvolvem este papel diariamente:
Samambaia: Esta é a campeã em purificação, remove o formaldeído do ar e ajuda a umidificar o ambiente;
Espada de São Jorge: Já esta planta é ótima para combater a poluição em ambientes fechados;
Alecrim: Além de purificar o ar, traz uma melhora na função cognitiva de quem convive com ela;
Lírio da Paz: Além de possuir belas flores, ajuda a retirar substâncias tóxicas do ambiente.
O problema de cultivar plantas em um ambiente interno é a falta de luz natural essencial para o desenvolvimento delas, porém isto não é um empecilho para criar o seu cantinho verde dentro de um local fechado, basta escolher espécies que se adaptem melhor a esta condição.
Para facilitar na hora da escolha, separamos uma lista com algumas plantas que não necessitam de tanta luz no seu dia-a-dia:
Dieffenbachia: este gênero de plantas se satisfaz apenas com a luz natural;
Drácena marginata: Esta é uma ótima planta para locais com pouca luz, até porque, quando exposta a raios solares diretamente, suas folhas acabam queimadas;
Neoregelia: Já este gênero de bromélias gosta de iluminação artificial e se dá muito bem em ambientes úmidos;
Calathea: este é um gênero de plantas que não gosta da incidência direta do sol, por isso, coloca-la em um canto com meia luz é o ideal;
Outra maneira de incorporar plantas na sua decoração indoor é optar por plantas pendentes, pois estas trazem um volume e texturas bem diferenciados e interessantes para os seus ambientes.
Separamos algumas opções de plantas pendentes que se adaptam muito bem dentro de casa, confira:
Ivy: Esta é uma espécie de hera extremamente versátil, pois pode crescer junto da parede ou dentro de um vaso;
Jiboia: Esta planta fica linda no decor., pois suas folhas crescem para baixo, e isso faz com que o resultado seja uma linda cascata verde.
Trapoeraba roxa: Além de chamar atenção por conta de sua coloração, esta planta possui uma forma diferenciada;
Monstera oblíqua: já o diferencial desta planta pendente se dá pelos recortes em suas folhas.
BONUS - Vantagens de ter uma planta no Quarto
A velha conversa de que planta no quarto faz mal, não passa de um mito, mas é claro que você pode escolher plantas que sejam mais apropriadas para o ambiente.
E se você quer garantir um sono tranquilo, aposte nas seguintes plantas:
Bambu Palmeira: Esta planta age como um umidificador natural, o que é ótimo para pessoas que possuem problemas respiratórios;
Aloe vera: Já esta planta além de remover substâncias tóxicas como o formaldeído, enriquece o ambiente com oxigênio, o que auxilia na melhora do sono;
Jasmim: Esta espécie possui efeito calmante, o que reduz a ansiedade e melhora a qualidade do sono;
Gérbera: Além de ser uma linda flor, a gérbera aumenta a qualidade do ar, eliminando toxinas como o formaldeído e o monóxido de carbono;
Lavanda: Esta planta além de possuir um perfume estupendo, diminui a frequência cardíaca, o que resulta em uma redução da ansiedade e do estresse, e é um ótimo relaxante também para os bebês.
E então, já decidiu qual planta incorporar na sua decoração para deixa-la ainda mais especial? Verde é tudo de bom, independente da sua escolha, o que importa é deixar um cantinho para ele na sua casa!
Se você gostou das nossas 3 Dicas Práticas para Decorar sua Casa com Plantas, deixe seu comentário!
Panorama Móveis e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.