O que é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ?
O que é o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ?
É um desarranjo neurobiológico que afeta tanto crianças quanto adultos, no entanto os sintomas podem se manifestar de maneira diferente em cada um.Em adultos, a desatenção muitas vezes se torna mais proeminente do que a hiperatividade.
Adultos com TDAH podem se distrair facilmente com estímulos externos ou internos.Além disso, pode ser difícil manter a atenção em tarefas longas, monótonas ou que exigem esforço mental prolongado.
Dificuldade de Concentração
Dificuldade de Concentração
Procrastinação
Procrastinação
Outro sintoma comum é adiar tarefas que parecem tediosas ou difíceis, o que pode levar a problemas no trabalho ou na vida pessoal.Um dica para tentar superar isso é dividir as tarefas grandes em pequenas atividades, estabelecendo prazos realistas.
Impulsividade
Impulsividade
Um adulto com esse transtorno pode interromper conversas, responder antes que a pergunta seja concluída ou ter dificuldade em esperar em filas ou no trânsito.Além disso, pode agir sem pensar nas consequências, o que pode levar a escolhas arriscadas ou inadequadas.
Inquietação Interna
Inquietação Interna
Mesmo sem demonstrar agitação física, adultos com TDAH podem sentir uma inquietação interna, como se estivessem sempre "ligados". Outro sintoma comum é evitar situações que exijam ficar parado por longos períodos, como reuniões, aulas ou até mesmo assistir a um filme.
Impacto no dia a dia
Impacto no dia a dia
Na vida profissional tem dificuldade em manter empregos e cumprir prazos.Já nos relacionamentos interpessoais o problema está na impulsividade e na dificuldade em ouvir. Além disso, podem ter baixa autoestima.
Diagnóstico
Diagnóstico
Requer um profissional de saúde mental que fará perguntas detalhadas sobre os sintomas, histórico médico e impacto na vida.Para isso, podem ser utilizados questionários para avaliar a presença e a gravidade dos sintomas.
Tratamento
Tratamento
Remédios prescritos apenas por médicos, como estimulantes e não estimulantes, são comumente recomendados. Além disso, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) ajuda a desenvolver estratégias para gerenciar os sintomas.
O nosso blog é super completo, com as melhores dicas e curiosidades!Confira clicando abaixo!