9 Alimentos proibidos para bebês antes do primeiro ano
9 Alimentos proibidos para bebês antes do primeiro ano
Mel
Mel
Evite mel antes dos 12 meses devido ao risco de botulismo, doença grave que pode paralisar a musculatura respiratória. Recomenda-se evitar até os 2 anos, pois pode afetar a microbiota intestinal e o paladar.
Açúcar
Açúcar
Não é indicado dar açúcar a bebês menores de 2 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria e o Ministério da Saúde. Pode prejudicar o paladar, a microbiota intestinal, a imunidade e aumentar riscos de obesidade e cáries.
Sal
Sal
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a introdução de sal na alimentação de crianças com menos de um ano de idade eleva o risco de surgimento de Hipertensão Arterial na fase adulta.
Esse alimento possui açúcar em sua composição, além de um conservante conhecido como metabissulfito de sódio. Quando consumido por bebês, esse conservante pode elevar o risco de problemas respiratórios, cujos sintomas podem ser semelhantes aos da bronquite.
Biscoito maisena
Biscoito maisena
Bebês com menos de 1 ano não devem consumir biscoito de polvilho por conter sal e gordura trans, que aumentam o colesterol ruim (LDL). Após 12 meses, pode ser oferecido, desde que sem gordura hidrogenada ou aditivos químicos.
Biscoito de polvilho
Biscoito de polvilho
É recomendado evitar o consumo de sucos antes dos 12 meses de idade, já que isso pode elevar as chances de desenvolver Diabetes e Obesidade na fase adulta. A partir de 1 ano, é permitido oferecer até 120ml de suco natural por dia, sem adição de açúcar.
Sucos (inclusive naturais)
Sucos (inclusive naturais)
O uso de engrossantes para bebês não é recomendado, pois contêm açúcar e farinhas que afetam a fome e saciedade, aumentando o risco de obesidade infantil e, em alguns casos, podendo causar atraso no crescimento.
Engrossastes
Engrossastes
O consumo de achocolatado por bebês é desaconselhado. Rico em açúcar, aditivos e conservantes, é um ultraprocessado que pode prejudicar o paladar, a microbiota intestinal e aumentar riscos de cáries e obesidade infantil.
Achocolatado
Achocolatado
A gelatina industrializada e refrigerantes não são indicados para bebês, pois contêm excesso de açúcar, corantes, aditivos químicos e ácido fosfórico, prejudicando ossos, dentes, imunidade e aumentando riscos de obesidade e cáries.
Gelatina
Gelatina
O nosso blog é super completo, com as melhores dicas e curiosidades!Confira clicando abaixo!