Nas primeiras seis semanas em casa, a mulher deve evitar esforços físicos, focando no bem-estar e cuidados com o bebê. Contar com ajuda nas tarefas domésticas e para cuidar do bebê é essencial para garantir momentos de descanso e recuperação.
Ter ajuda extra
Ter ajuda extra
Realizar exercícios pélvicos
Realizar exercícios pélvicos
A prática de exercícios para o fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico, também conhecidos como pompoarismo, é altamente recomendada. Esses exercícios ajudam a diminuir o risco de incontinência urinária, fecal e problemas como hemorroidas, especialmente após o parto.
Dormir de lado ou de barriga para cima
Dormir de lado ou de barriga para cima
No pós-parto, a posição ideal é deitada de barriga para cima, com um travesseiro sob os joelhos para aliviar as costas. Se preferir dormir de lado, coloque um travesseiro entre as pernas para maior conforto e apoio.
Para aliviar dor e inchaço na cicatriz da cesárea, aplique gelo envolto em pano ou use bolsa térmica. Deixe no local por 15 minutos, mantendo a área seca, e repita a cada 4 horas.
Gelo para diminuir inchaço
Gelo para diminuir inchaço
Após o segundo dia do parto, caminhadas leves ajudam na recuperação. Após seis semanas, exercícios como prancha e ginástica hipopressiva fortalecem o abdômen, mas devem ser feitos com autorização médica para garantir segurança e melhores resultados.
Fazer exercícios leves
Fazer exercícios leves
Evite esforços físicos intensos e levantar pesos acima do peso do bebê nos primeiros 20 dias. Espere de 4 a 6 semanas para dirigir, pois isso pode aumentar o desconforto e a dor na área da cicatriz.
Evitar pegar peso e dirigir
Evitar pegar peso e dirigir
O nosso blog é super completo, com as melhores dicas e curiosidades!Confira clicando abaixo!